25 Comments

  1. Tom

    Opa valeu Ilan!!
    Porém, em músicas com intro, que não começam com a caixa batendo, fica um pouco difícil de colocar o grid com eficiência, mas vou dar uma estudada nisso.
    Abraços

  2. Rodrigo Flanker

    Olá Ilan. Também não sou purista e nem radical a esse ponto de ter a necessidade de ajustar o pitch na unha, na raça e no braço mas acredito que moralmente o Dj tem a obrigação de pelo menos saber como se faz e principalmente, saber fazer.
    Sou aluno do aero clube da minha cidade e no meu curso de piloto, sou obrigado a saber fazer uma navegação aérea sem o GPS. Só com o uso da carta de navegação (rota), compasso e transferidor.
    Tivemos um encontro de pilotos de ultraleve ano passado e uma piada que rolava muito entre pilotos que só pilotam ultraleves e não aeronaves mais complexas. Dizíamos que se escondêssemos os GPS deles, ninguém chegaria em casa.
    Assim, como aspirante a piloto eu tenho a obrigação de pelo menos saber chegar em casa sem o GPS assim como qualquer Dj tem a obrigação de pelo menos saber fazer com precisão o ajuste do pitch pois se ele usar toca discos e/ou CDJ que não tenham mardadores automáticos de BPM, eles saberão encontrar o "caminho de casa"…

    Abraço.

    • ilankriger

      Eu já fui assim como você, ou até pior. Cheguei a fazer "campanha" com os amigos, para sair da pista por que o DJ estava tocando com CD (isso em 2001).

      Não acredito que o DJ precise saber "colar" a batida com cd ou vinil só para provar que é DJ. Ele pode fazer com software, por que não?

      Acho muito mais importante ele conhecer sobre a estrutura, formas diferentes de mixar e energia/emoção que cada música trás.

      Dizer que alguém é DJ só por que sabe mixar, é reduzir e muito todo o trabalho dos DJs. Você não acha?

      • Rodrigo Flanker

        Concordo em parte com você mas ainda considero fundamental o Dj conseguir chegar em casa com segurança. Saber mixar hoje se tornou só um diferencial a mais. Coisa que era essencial há no máximo 5 anos atrás.
        Não sou radical mas não gosto de ouvir samba na pista. Acredito que você também não.
        As novas tecnologias vieram pra acrescentar muito aos Djs mas também pra deixar a molecada mais preguiçosa.
        Ninguém passa de ano na escola se não souber fazer contas com lápis e papel. Mas existem calculadoras pra isso há mais de 40 anos né.
        Uso BCD, vinil e Traktor e quando necessário abuso do sync também.
        Amo essa agilidade pra resolver as coisas mas acho que aprender a sinconizar beats no braço é quesito fundamental sim. Tanto quanto eu saber chegar em casa se um dia meu avião sofrer uma pane elétrica ou eletrônica e só me restarem os instrumentos analógicos e minha carta de rota.

        Abraço e continue com os tutoriais. Estão ótimos.

    • Lucas Latorre

      Opa, sugestão muito boa na minha opinião…

      Os códigos usados no Mixed in Key são um pouco confusos… Se

      referem aos tons da música certo ?

      O ideal eh mixar de uma música pra outra pulando no máximo 2 pontos no Mixed un Key ?

      Abs

      • Rodrigo Flanker

        Olá Lucas. Os códigos não são nada confusos. Com um pouco de paciência você vai até se assustar ao perceber o quão simples eles são e dará risada de só mesmo por não ter percebido isso antes.
        Aconteceu assim comigo.
        O ideal é seguir mesmo os códigos sem pular partes e tocar descenco ou subindo gradualmente. Sem saltos.

        Uso muito isso pra produção pois tenho um banco de samples bem grande e quando quero acrescentar algum loop por cima do outro, analiso o seu campo harmônico antes. Se eles não forem compatíveis, utilizo ferramentas de mudança de tom sem alterar o tamanho do sample original. (funciona como um time streech invertido).

        • Lucas Latorre

          Fala Rodrigo!

          Orra cara, entrei no site e entendi mesmo como funciona e é realmente muito simples!

          Qdo vc joga um sample em cima de uma base vc nao acha q fica bacana um pouco de dissonancia tb ? Claro, no mesmo campo harmônico…

          Abs

  3. Denys

    Ilan primeiramente parabens pelo tuto, mto booom! Quando der faz um com a X1, mostrando os macetes e possibilidades que ela disponibiliza com o traktor, será muito interessante.

    Abraço

  4. Bruno Almeida

    Mto bom os tutoriais, ta coisa linda… a opçao da kontrol x1 eh uma boa idéia, to querendo adquirir ela tb, mas estou com algumas duvidas, um pouco de insegurança sobre a melhor escolha ja que no mercado n esta faltando controladoras de boa qualidade heheheheh

  5. Bruno Almeida,

    Eu tenho a kontrol x1 e posso dizer que nao me arrependi de ter comprado ela pois quando quero ao menos brincar no traktor pra mim nao ter que ligar as cdj's e afins eu coloco ela na mesa muito pequena por sinal e muito boa…os botoes sao os melhores que ja vi e os faders maravilhosos…nao e atoa que estou esperando ate dia 30 para poder comprar minha kontrol S4 ja NI…

    Att,,

  6. djlian

    Fala Ilan, tudo bem meu amigo, está se rendendo ao charme do traktor, hehehe,,,parabéns pelo video,,,I love Traktor, mas não basta só gostar, tem que saber usar….e usar bem…

  7. Eros Vasconcellos

    Ilan continue destrinchando o traktor, é uma ótima ferramenta que exige certos conhecimentos. Seus tutoriais estão me ajudando muito. Continue sempre…. abc!

  8. Douglas

    Fala illan blza? seria interessante que voce postá-se um video sobre mixagem em KEY no traktor,
    JA Ouvi muitos falarem que usam o virtual dj apenas para descobrir o key da musica e joga-la no traktor, to vendo se compro o (mixed in key). O traktor realmente não da a possibilidade de mudar o key?
    se não,isso é um grande problema, pois até o amador vdj faz isso… uma pena….não é mesmo.

    uma pergunta :
    Exemplo de uma musica que tenha key de 8A no traktor consigo mudá-la para 9A por exemplo?

    enfim há varias dúvidas sobre isso, e vários djs tem o interesse de se aperfeiçoar cada vez mais em discotecagem assim como eu, um vídeo abordando sobre isso iria ajudar e muito!!!

    Parabens pelos tutorias ja feitos…

    Um abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *