Tutorial

Tutorial – Ableton Live – Unlinked Envelopes por Gustavo Bravetti

O uruguaio Gustavo “Ableton” Bravetti, preparou mais um dos seus tutoriais. Desta vez o tema escolhido foi as automações de envelope, esse é um tutorial para usuários de nível médio/avançado e serve como complemento para o tutorial de Dummy Clips que eu postei aqui no site semana passada. A função Unlinked deixa ainda mais interessantes […]

» Escrito por em 11.09.09.

O uruguaio Gustavo “Ableton” Bravetti, preparou mais um dos seus tutoriais. Desta vez o tema escolhido foi as automações de envelope, esse é um tutorial para usuários de nível médio/avançado e serve como complemento para o tutorial de Dummy Clips que eu postei aqui no site semana passada.

A função Unlinked deixa ainda mais interessantes as automações de envelope do Ableton Live, se você não é um usuário avançado esse conceito pode ser meio complicado de compreender, deixa eu explicar:

O Ableton Live, tem duas formas de você fazer automações

  • Timeline – esse tipo de automação é comum a maioria dos softwares de produção musical, ela pode ser gravada em tempo real com o mouse, controladora Midi ou desenhada no lápis ou seta.
  • Clips - Cada clip, seja ele de áudio ou midi, além de conter as informação para gerar o áudio, também podem ser usados para controlar efeitos – esse é o tipo de automação que o Bravetti abordou no tutorial.

Unlinked para conquistar:

A ideia do Unliked é de criar variação que não precisem se repetir em conjunto com o clip, eles podem se repetir por exemplo a cada tempo para um loop de 4 tempos ou a cada 8 tempos para o mesmo loop, cada parâmetro controlado pelo clip pode ter um tamanho independente.

Acredito que da forma que o uruguaio montou o seu tutorial, mesmo que você não fale nenhuma palavra em inglês, vai ficar fácil de entender o vídeo.

Se você perdeu algum tutorial do Gustavo, aproveite e assista agora mesmo:

Tutoriais inspirados no Gustavo Bravetti:



Deixe seu comentário

  1. FAntástico como a partir de algo tão simples se consegue atingir um groove muito bom!! Espero ter paciência pra poder aplicar tais recursos, Bravetti mago do Ableton!! abrax

  2. Falar o que do Bravetti? Esse video foi animal!

  3. Bem legal!
    Acredito que o Ableton tem ótimos plugins nativos,,, basta saber usá-los!

  4. simplismente surreal!
    :P

    vinicius sodré
  5. fino