Aplicativos e sites facilitam a vida de quem quer descobrir a “aquela” música que o seu dj preferido “bombou” a pista.

shazam-no-i-phone

O site www.beatportal.com, disponibiliza aos usuários da loja virtual Beatport, informações sobre artistas, softwares e hardwares para Djs. Eles estão lançando agora uma ótima idéia.

Beatdetect: http://www.beatportal.com/beatdetect

Imagine a seguinte cena, você está em um clube e o seu Dj preferido toca uma música que você nunca ouviu, mas que na hora você já se apaixonou, dificilmente você vai conseguir pedir o nome da música para o Dj (alguns até consideram esse tipo de ação como falta de educação).

O Beatdetect coloca toda a comunidade do portal, para auxiliar você neste trabalho árduo, coloque um arquivo de mp3 ou link do youtube, e espere pela resposta dos usuários. Ainda tem poucas faixas mas já tem diversos casos onde o usuário encontraram resposta.

Existe alguma forma automática de descobrir o nome da faixa?

Já faz algum tempo que serviços como o “Shazam” e “Midomi” (com versão para internet também) utilizam um vasto banco de dados e um algoritmo especial para “encontrar” aquela música que você ouviu em um clube, radio e não sabe qual é o artista. Essas ferramentas funcionam relativamente bem para músicas mais populares, mas raramente você vai conseguir localizar uma música eletrônica.

O Midomi pode ser baixado para I-phone na Apple Store.

Confira um vídeo que eu fiz demonstrando como funciona o Midomi:

Por que não lançar um comunidade no orkut com o mesmo propósito? Se já não tem.