Qual é a melhor ferramenta para fazer masterização?

Qual é a melhor ferramenta para fazer masterização?

qual-e-a-melhor-ferramente-para-fazer-masterizacao

Eu comecei a produzir em uma época que a ferramenta que os Djs usavam para tocar era o toca-disco. Com isso qualquer música que fosse lançada neste formato teria que passar por um estúdio de masterização que daria aquele toque profissional a sua produção.

Atualmente muitos desses estúdios que eram especializados em preparar a master para vinil estão trabalhando com masterização para Cd. O preço de uma master fica em torno de R$200,00. Pode parecer um preço justo se você pensar nas horas que foram gastas em sua educação musical e também em seus equipamentos. Mas muitas vezes aquela música que você acreditava que seria um sucesso não dá em nada e o inverso também. Com isso é fácil de gastar R$200,00 em uma faixa que não vai ter sucesso.

Levando isso em consideração e também pensando na quantidade de músicas produzidas, acredito que a melhor alternativa é você mesmo desenvolver a masterização.

Faço a masterização ou deixo para um profissional? Existe duas escolas com pensamentos opostos:

1) Deixe outro fazer: você produziu a música em um estúdio que nem sempre tem o tratamento acústico adequado, os seus monitores podem não ter uma resposta realista, com isso ao escutar uma música você vai escutar junto a sua sala. Por isso deixar para um profissional com anos de experiência em pista de dança é a melhor opção, pois ele vai arrumar os seus erros.
2) Faça você mesmo: no outro extremo, como você teve a idéia, gravou, produziu e mixou, a masterização é mais uma parte do processo que pode ser usado criativamente. Neste caso o custo desse processo é zero, dominar esse último estágio te dá uma grande autonomia e independência.

Em uma conversa recente com o top Dj e produtor canadense John Aquaviva, ele afirmou que para lançar uma música no seu selo o responsável pela masterização é o próprio artista. Eu perguntei como os seus melhores artistas estão fazendo esse processo. Infelizmente ele foi meio evasivo nesta parte da conversa, o único comentário que ele fez foi que alguns estão usando hardwares e outros estão usando softwares.

Qual software?

Eu já usei diferentes softwares para masterizar, comecei usando o T-Racks depois passei para os plug-ins da Waves, Izotope Ozone e até bem pouco tempo atrás eu estava usando o Psp Vintage Warmer. Em cada mudança senti uma melhora no resultado final.

Nos últimos meses foi lançado uma nova versão do Izotope Ozone e do T-Racks, sempre achei o Izotope muito completo mas também difícil de alcançar um som profisisonal. Semana passada eu comecei a usar o T-Racks 3 s, estou devorando o manual e fazendo mais alguns testes mas os resultados iniciais estão sendo promissores.

Qual hardware?

Infelizmente neste caso você vai precisar investir uma pequena fortuna, eu nunca usei em meu estúdio um hardware de masterização.  O mais conhecido deles é o Tc Finalizer.

Neste vídeo gravado pelo Dudu Marote com o Marc Houle fica bem claro que muitos produtores gringos,  deixam o trabalho duro para profissionais especializados em masterização. No post do vídeo o Dudu cita dois estúdios de masterização indicados pelo Houle.

Dubplates & Mastering

Exchange Mastering



Qual ferramenta você usa em suas masterizações?