Quais equipamentos eu preciso para montar um Home Studio? Placa de som, Monitores de referência e Controladoras Midi?

Placa de som, controlador midi e monitor de referência

Placa de som, controlador midi e monitor de referência

No artigo “Qual computador eu compro? Windows ou Mac?” comentei que infelizmente, a maioria dos vendedores, vão tentar empurrar equipamentos que você não precisa.

A regra para comprar o seu computador e também os outros periféricos é a mesma: “Comece devagar. Vá aos poucos melhorando o seu set-up”.

Em qual perfil você se encaixa?

Sou produtor iniciante e não sou  músico:

Neste caso eu indico não investir nada.

  • Computador: Muito provavelmente o Cpu que você está usando para ler este post já deve servir;
  • Placa de som: a placa de som on-board (que vem com o computador), também serve para os primeiro experimentos;
  • Monitores de referência: use o equipamento que você tem em casa, por exemplo: caixinha de computador, som 3 em 1 ou potência e caixas que estavam encostadas em algum canto.

Sou produtor iniciante, mas já sou músico:

Para gravar instrumentos acústicos, você vai precisar de uma placa de som e para gravar padrões de Midi você vai precisar de uma controladora Midi.

  • Computador: o seu Cpu antigo deve funcionar sem problema;
  • Placa de som: se você toca um instrumento acústico, é importante comprar uma placa de som para gravar áudio com qualidade, neste caso você não precisa de uma placa com várias entradas, apenas 2 entradas e 2 saídas já está ótimo;
  • Controladora Midi: um teclado é o ideal para gravar padrões Midi, existem diversos modelos no mercado, 2 oitavas servem para a maioria das variações;
  • Monitores de referência: use o que você tem em casa.

Quando eu devo começar a investir?

Eu já fiz a besteira de sair comprando indiscriminadamente, placa de som, sintetizador de hardware e controladores Midi, não caia neste erro. Vá lentamente adquirindo novas ferramentas, isso depois de conhecer a fundo as que você já tem.

Você já comprou algum periférico e depois se arrependeu?

20 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>