Mídias sociais – Como divulgar o seu trabalho (dj, produtores, clubes e empresas)

Mídias sociais – Como divulgar o seu trabalho (dj, produtores, clubes e empresas)
Este artigo foi originalmente publicado na revista House Mag (Florianópolis)

Google Trends

Quadro comparativo entre Facebook, Myspace, Twiiter e o Orkut (google trends)

Aprenda como divulgar o seu trabalho na Internet através do Orkut, Myspace, Twitter, Facebook, Soundcloud, Blogs, Foruns, Flckr e muito mais.

Orkut a rede social do Brasil

A maioria das pessoas e empresas erram ao fazer divulgação no Orkut, acabam usando única e exclusivamente a possibilidade de mandar recados (muitas vezes não autorizados) para os amigos, o problema é que quando você atira para todas as direções, a chance de acertar o lugar certo fica reduzido.

Eu inicie um blog no fim de dezembro (dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress), recebi até agora 25% do trafego total do Orkut, consegui isso usando as comunidades, nestes grupos você encontra pessoas que tem os mesmos gostos e ambições que você.
Para conseguir esse ótimo resultado não entrei nas comunidades e simplesmente criei um tópico ”Entre no meu blog…”, cuidadosamente selecionei discussões com temas que já tinham sido abordados no meu site, me envolvi na discussão mostrando meu ponto de vista sobre o assunto e no final fazendo referência ao meu blog.

Myspace

O Myspace até bem pouco tempo, era a rede social número 1 no mundo (perdeu o posto para o Facebook). Este site foi responsável pelo sucesso de muitas bandas e produtores musicais, que utilizaram o seu “player” (tocador de música), para mostrar o trabalho para o público em geral. Assim esses artistas não precisam gastar tempo mandando uma música por vez, eles rapidamente podem postar no seu perfil e enviar o endereço para quem interessar.

Dicas:

-Para ter o “player” em seu perfil é necessário ao se inscrever que você escolha: “Myspace Music”, que é a divisão do Myspace voltada para produtores musicais.
-Tome muito cuidado ao fazer qualquer tipo de “spam” no Myspace, diferente do Orkut, você pode rapidamente ser descoberto e ter o seu perfil deletado;
-Uma ótima maneira de descobrir pessoas que tenham o mesmo gosto que você, é usando a ferramenta de procura do site;
-Use o site como um local para postar músicas, artigos, fotos e informações pessoais, mas utilize um site próprio também;

Twitter

O Twitter foi lançado em março de 2006 e atualmente ocupa o terceiro posto dentre as redes sociais mais acessadas ao redor do mundo.

A idéia por trás desta rede é o “microblogging”, que consiste em textos curtos, de no máximo 140 caracteres. Logo que você abre a sua página vem a pergunta “What are you doing”(o que você está fazendo), navegando pelo Twitter você pode adicionar “amigos” que você quer seguir (você recebe em sua pagina qualquer nova postagem dessa pessoa), quem se interessar pela sua vida ou trabalho pode te adicionar para receber as suas “twittadas”.

Dicas de uso:

-Instale o plug-in TwitterFox (Firefox) para receber novas mensagens direto no seu navegador.
-O Twitter facilita conversas, comentários sobre assuntos e links publicados e é uma maneira fácil de conhecer novas fontes de informação.
-Receber links, ajudar, ser ajudado, pedir, perguntar e conhecer muita gente.

Facebook

imagem2

Principais redes sociais no mundo, o Facebook passou o Myspace. O Twitter alcançou a terceira posição enquanto o Orkut está só na vigésima primeira posição.

É a maior rede social do planeta, mas ainda engatinha no Brasil e talvez cresça por aqui, mesmo assim pode funcionar muito bem para a divulgação para a o mercado internacional, para você ter uma idéia do poder do Facebook, ele sozinho corresponde a mais de 20% de todo o tráfego da Internet no mundo. A sua versão para telefone é excelente e muito fácil de usar.

Soundcloud

A tradução para português é “Nuvem de Som”, o conceito nas “Nuvens”, defende que no futuro os computadores não vão precisar de HD (hard drive – local onde os seus arquivos e programas são armazenados) pois com uma conexão na internet você vai ter acesso aos arquivos que vão ficar na rede.

Neste site, você pode facilmente fazer o upload de músicas e enviar para os seus amigos. Que ficam dispostos em uma espécie de rede social, aqui é mais fácil controlar estatisticamente quantas pessoas ouviram e/ou baixaram a sua música/set, você também pode facilmente incluir um player com as suas músicas no seu Myspace, Facebook e Blog.
Para Djs e donos de selos que querem receber músicas é possível criar um “Drop Box”, para que os produtores enviem as suas músicas.

Blog

-São criados mais de 175 mil novos blogs e 1,6 milhões de novos posts (cerca de 18 por segundo) por dia;
-O número de blogs dobra a cada 5,5 meses;
-1 blog é criado a cada segundo todo dia.

Dica: Como você pode fazer para concorrer em um mercado tão disputado? Cem entre cem blogueiros, vão responder: conteúdo.

Com esses números, fica fácil de perceber que este não é um fenômeno menor, eu recentemente abandonei o meu site (que no fim das contas eu investi uma quantidade enorme de dinheiro) para usar um blog. Escolhi a plataforma WordPress (que eu recomendo) e a hospedagem Bluehost, com isso estou pagando muito menos por mês.

No blog, é facil de divulgar o seu trabalho, shows, vídeos, imagens, podcasts, videocasts, criar resenhas, tutoriais e tudo mais que vier a sua cabeça. Existe todo uma comunidade que facilita o seu ingresso e desenvolvimento.

Eu estava conversando com um Dj que mantém o seu site próprio, ele ficou pasmo com a quantidade de acessos que o meu blog estava recebendo, estou para isso aprendendo técnicas de SEO (Search Engine Optimization), e utilizando todas as redes sociais para divulgar os meus artigos.

Flickr – Todo mundo deve ter o seu

O Flicker é um poderoso agregador de fotos, que facilmente reúne toda a sua coleção e que pode ser colocado em qualquer outro site, através de slides e links.

Dicas:

-Existem diversos plug-ins que permitem que você crie galeria de fotos.
-É possível adicionar novas fotos diretamente do seu celular.
-As fotos postadas sobre a licença Creative Commons, podem ser usadas e modificas, desde que você faça referência ao dono, essas imagens podem ser usadas para fazer capas de cd, flyers e etc.

Me adicione para nas diferentes redes sociais:

Orkut: Dj Ilan
Myspace: http://www.myspace.com/ilankriger
Twitter: http://twitter.com/ilankriger
Facebook: Ilan Kriger
Soundcloud: http://soundcloud.com/djilan
Flicker: http://www.flickr.com/photos/ilankriger/