Tutorial

scratch-com-o-ableton-8

Faça Scratch com o Ableton 8

Para se fazer música, tocar um instrumento ou usar um software de produção musical existem regras. Mas muitas vezes quando umas dessas regras é quebrada surgem novas particularidades, que muitas vezes podem ser mais interessantes que o seu fim inicial. A Roland Tb-303 que revolucionou a música eletrônica com o gênero “Acid House”, ela nunca […]

» Escrito por em 28.04.09.

scratch-com-o-ableton-8

Para se fazer música, tocar um instrumento ou usar um software de produção musical existem regras. Mas muitas vezes quando umas dessas regras é quebrada surgem novas particularidades, que muitas vezes podem ser mais interessantes que o seu fim inicial.

A Roland Tb-303 que revolucionou a música eletrônica com o gênero “Acid House”, ela nunca funcionou com a sua finalidade inicial (substituir a figura do baixistas em bandas). Mas quando ela caiu no ostracismo, jovens produtores que não tinham como comprar equipamentos mais modernos, acabaram descobrindo como criar o som ácido que esta ferramenta pode criar.

De certa forma está sendo assim com o Ableton 8, eu inicialmente nem sabia que o software permite diferentes maneiras de usar os Delay (postei essa semana um rack bem interessante que usa essa particularidade). Dennis De Snatis e Michal Hastsis foram mais longe, eles criaram um rack de efeitos que permite fazer um efeito similar ao scratch internamente com o Ableton. A idéia aqui não é a de substituir o tão venerado vinil mas sim de dar mais uma opção para Djs e produtores musicais.

O rack é montado com o efeito Ping Pong delay

Faça o download do exemplo aqui

Fonte: Create Digital Music



Deixe seu comentário

  1. O link do exemplo nao esta funcionando

  2. Oi Fábio,

    Tudo blz?!

    Agora já está funcionando obrigado!! pelo toque!!