Tutorial de como transformar o iPad em controladora Midi via Touch Osc – Lemur lança preset para controlar o Ableton

TouchOSC-Interface 006-wText

Acabou de sair o primeiro tutorial de como usar o tablet da Apple como controladora Midi em inglês,  a conexão foi feita assim:

  • No iPad está instalado o aplicativo – Touch Osc
  • A ligação entre o iPad e o computador é feita via wireless;
  • No computador o software Osculator transforma os sinais do iPad em Midi.

O detalhe é que o Ipad se conecta exatamente da mesma forma que o iPhone. Esse tipo de aplicação já está disponível a mais de 2 anos.

Você quer usar o seu iPhone ou iPad como controladora Midi?

Lemur tenta última cartada

A Lemur para não ficar atrás, acabou de lançar o MU que possibilita controlar o Ableton sem precisar fazer mapeamento de Midi (como a APC e Launchpad já vem fazendo faz tempo).

Agora fica o dilema você quer gastar U$2.000,00 no Lemur que é só uma controladora Midi ou gastar U$499,99 no iPad que é um mini computador?

Acho que daqui a pouco a Lemur ou vai começar a vender as suas controladoras por uns U$150,00 ou vai virar item de colecionador.

Controladora Touch Screen tentando imitar controladoras físicas

Em pouco tempo os iPads vão invadir as cabines, mas será que para usar de uma forma semelhante a uma APC vai valer a pena?

Os engenheiro de software e os produtores musiciais precisam se desligar do paradigma da controladora física, para criar uma nova maneira de manipular o áudio.

Você tem alguma sugestão de como as controladoras podem (deveriam) ser?

9 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>