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Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 3 – Timbres

Depois de montar um padrão de bateria, você vai precisar montar uma linha de baixo, lead, pad e outras partes melódicas – como fonte de som você pode usar áudio (como loops e nos samplers) e também Midi (sintetizadores do Ableton Live e de terceiros) – neste ponto que muitos iniciantes encontram grande dificuldade, nada que eles produzem soa como esperado. Mesmo essa sendo um missão muitas vezes difícil, se você conseguir bons timbres a mixagem e masterização da sua música vai muito mais fácil.

» Escrito por em 27.01.11.

Esse é o terceiro artigo da série que tem como objetivo, incentivar você a começar a produzir ou a aprimorar a sua técnica.

Confira os dois primeiros posts:

Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 1 – Mash-ups
Semana da produção musical no Ableton Live – Parte 2 – Bateria (quase tudo começa por aqui)

Depois de montar um padrão de bateria, você vai precisar montar uma linha de baixo, lead, pad e outras partes melódicas – como fonte de som você pode usar áudio (como loops e nos samplers) e também Midi (sintetizadores do Ableton Live e de terceiros) – neste ponto que muitos iniciantes encontram grande dificuldade, nada que eles produzem soa como esperado. Mesmo essa sendo um missão muitas vezes difícil, se você conseguir bons timbres a mixagem e masterização da sua música vai muito mais fácil.

Qual é a melhor forma de encontrar o Timbre ideial (áudio ou Midi)?

Trabalhar com áudio e Midi é muito diferente, aconselho que você consiga tirar o melhor resultado destas duas formas – assim vai ser mais fácil de você conseguir uma paleta sônica rica e completa.

Como trabalhar com áudio no Ableton Live?

Você quer gravar um instrumento ou vocal? Confira o tutorial – Como gravar áudio no Ableton Live

O Ableton Live fez história (e continua fazendo) quando foi lançado, pois ele trabalha de uma forma revolucionária com áudio – antigamente era preciso mudar a velocidade e fazer edições de uma forma off-line e destrutiva (isso fazia o processo de produção ser bem mais lento) – com o Ableton é possível testar diferente velocidades e edições de sample sem “estragar” o arquivo original.

Não só edite mas recicle: por ele ser uma ferramenta que facilita o uso de áudio, aproveite para não apenas copiar e reproduzir um loop pronto, mas sim procure reciclar e criar algo novo, quem fez isso com maestria foi o Prodigy, Daft Punk e muitos outros artistas de sucesso.

Confira como é possível reciclar áudio no Ableton Live:

Recomendo para melhorar o seu aproveitamento, aprender as seguintes ténicas: envelopes, slice to new midi track, edição destrutiva (consolidate), plug-ins como Melodine e Auto-tune também podem ajudar muito.

As ferramentas abaixo, também são de grande valor:

Você está sem matéria prima? Milhares de samples grátis (ou melhor milhões)

Como trabalhar com Midi no Ableton Live?

Quando você usa Midi, a quantidade de variáveis aumenta, mas também a dificuldade para encontrar o timbre perfeito. Recomendo estudar:

  • Síntese: comece hoje mesmo a estudar sobre os diferentes tipos de síntese. Em pouco tempo você vai perceber, que a grande maioria dos synths tem funções em comum, que podem ser facilmente entendidas e manipuladas;
  • Aulas de teclado: desenhar as notas com o mouse pode funcionar, mas ao aprender técnicas de teclado fica muito mais fácil para encontrar padrões que se encaixem na sua ideia inicial.

Eu adoro usar o Operator e o Analog (sintetizadores nativos do Ableton), com eles é possível criar basicamente qualquer som – recomendo ler o manual e aprender o que faz exatamente cada uma das suas funções.

O mestre Gustavo Bravetti consegue resultados incríveis com o Operator:

Sound Designer no Ableton Live (ferramentas e técnicas):

Vídeos Aula da AIMEC sobre os samplers e Operator do Ableton Live:

Você tem alguma dica diferente?



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  1. Nao consigo abrir o link : De onde vem os sucessos da French House (Daft Punk) :(

  2. ilan, oque vc acha de produção musical com base em loops e samples? me da a resposta por favor blz.