Ritchie Hawtin testa a nova controladora da Native Instruments para o Traktor

Esse artigo foi uma sugestão do Loo Massami.

A Native Instruments é reconhecida como uma das melhores desenvolvedoras de Vst/plug-ins e também hardwares. Não é a toa que a sua placa de som compacta tem feito tanto sucesso e o Traktor se transformou na ferramenta mais usada por DJs profissionais.

Traktor versus Ableton Live

Eu como uso o Ableton a um bom tempo, tenho uma facilidade maior com esse softtware, já tentei algumas vezes usar o Traktor da mesma forma que eu uso o Live, sem sucesso. O software da Native tem uma espécie de Warp (beat grid), que para mim ainda é um mistério.

Algum usuário do blog usa o Traktor sem timecode vinil/cd – estilo Ritchie Hawting?

Nova controladora para o Traktor

A Native com o vídeo que eles acabaram de postar no Youtube, deixou um grande mistério no ar. Nenhuma informação sobre nome, preço, data de lançamento e funções aparecem no vídeo, o que deu para perceber é que ela controla os 4 decks do Traktor e que facilita a manipulação de loops e efeitos.

Um ponto bem interessante é o uso que o DJ e produtor canadense vem fazendo da Maschina (que também é da Native Instrumets), que é uma espécie de MPC (groove box). Além do hardware ela vem com um software que pode ser usado sozinho ou em conjunto com softwares de produção musical (até onde eu sei o Traktor não trabalha com Midi), com ela Hawting está novamente se aproximando as suas apresentações do “Decks + Fxs” que ele fazia com 3 toca-discos + Bateria eletrôica + efeitos.

Este é um lado bem positivo e deve ser a busca de DJs com laptop – criar ao vivo ao invés de apenas tocar as músicas inteiras.

Maschine em ação:

Traktor + Twitter disponível para download.

A versão 1.2 do Traktor vem com o aplicativo que permite aos DJs munidos de um Mac (não funciona para Windows) ao tocarem uma música transmitam o nome dela e do artista que produziu para a sua conta do Twitter.

Se muitos DJs aderirem a essa prática, os produtores musicas vão poder rastrear melhor o seu sucesso (ou insucesso) além de receber o dinheiro devido pelo  “Ecad”. Isso também vai permitir ao público conhecer melhor quem são os produtores.

Você também pode fazer isso com o Ableton Live (que eu já descrevi meses atrás).

Para você qual é melhor (mais fácil de usar) o Traktor ou o Ableton Live?

Fonte: CDM