Produção Musical, Live Pa, DJ e VJ

Ritchie Hawtin testa a nova controladora da Native Instruments para o Traktor

Esse artigo foi uma sugestão do Loo Massami. A Native Instruments é reconhecida como uma das melhores desenvolvedoras de Vst/plug-ins e também hardwares. Não é a toa que a sua placa de som compacta tem feito tanto sucesso e o Traktor se transformou na ferramenta mais usada por DJs profissionais. Traktor versus Ableton Live Eu […]

» Escrito por em 01.10.09.

Esse artigo foi uma sugestão do Loo Massami.

A Native Instruments é reconhecida como uma das melhores desenvolvedoras de Vst/plug-ins e também hardwares. Não é a toa que a sua placa de som compacta tem feito tanto sucesso e o Traktor se transformou na ferramenta mais usada por DJs profissionais.

Traktor versus Ableton Live

Eu como uso o Ableton a um bom tempo, tenho uma facilidade maior com esse softtware, já tentei algumas vezes usar o Traktor da mesma forma que eu uso o Live, sem sucesso. O software da Native tem uma espécie de Warp (beat grid), que para mim ainda é um mistério.

Algum usuário do blog usa o Traktor sem timecode vinil/cd – estilo Ritchie Hawting?

Nova controladora para o Traktor

A Native com o vídeo que eles acabaram de postar no Youtube, deixou um grande mistério no ar. Nenhuma informação sobre nome, preço, data de lançamento e funções aparecem no vídeo, o que deu para perceber é que ela controla os 4 decks do Traktor e que facilita a manipulação de loops e efeitos.

Um ponto bem interessante é o uso que o DJ e produtor canadense vem fazendo da Maschina (que também é da Native Instrumets), que é uma espécie de MPC (groove box). Além do hardware ela vem com um software que pode ser usado sozinho ou em conjunto com softwares de produção musical (até onde eu sei o Traktor não trabalha com Midi), com ela Hawting está novamente se aproximando as suas apresentações do “Decks + Fxs” que ele fazia com 3 toca-discos + Bateria eletrôica + efeitos.

Este é um lado bem positivo e deve ser a busca de DJs com laptop – criar ao vivo ao invés de apenas tocar as músicas inteiras.

Maschine em ação:

Traktor + Twitter disponível para download.

A versão 1.2 do Traktor vem com o aplicativo que permite aos DJs munidos de um Mac (não funciona para Windows) ao tocarem uma música transmitam o nome dela e do artista que produziu para a sua conta do Twitter.

Se muitos DJs aderirem a essa prática, os produtores musicas vão poder rastrear melhor o seu sucesso (ou insucesso) além de receber o dinheiro devido pelo  “Ecad”. Isso também vai permitir ao público conhecer melhor quem são os produtores.

Você também pode fazer isso com o Ableton Live (que eu já descrevi meses atrás).

Para você qual é melhor (mais fácil de usar) o Traktor ou o Ableton Live?

Fonte: CDM



Deixe seu comentário

  1. Acho o Ableton live com certeza mais completo e interessante de se usar…mais confesso que para dj set…eu prefiro o traktor…parece que é mais feeling trabalhar a musica na cdj ou nas pick ups…ao contrario do Ableton que para marcar o cue tem q se usar o mouse warpando a track… Agora para Live com ctz ableton.

  2. soh uma errata
    o nome correto eh: richie hawtin
    abs

  3. Fala Ilan, muito massa esse post, é sempre bom saber o q o alien do Hawtin anda aprontando…Eu em outros posts ja comentei que utilizo o traktor sem timecode a mais de 2 anos, ate o djset q mandei pro melhore seu djset foi gravado dessa maneira.Certamente é mais arriscado, mas com certeza as opçoes de fx e loop compensam o risco de nao utilizar o fone e somente se orientar visualmente para syncar as musicas. Pois bem, recebi uma dica de um tutorial no site da Apple que ensina como agregar devices no Mac OS e utilizando uma placa de audio externa pro traktor e a saida fone interna do note vc consegue endereçar o master pra placa externa e o fone pra built-in phone.Funcionou perfeitamente e sem latencia! Agora toco com toda a segurança de um mixer+cdj podendo monitorar a virada no fone e escolher a proxima track sem problema. Meu setup é o macbook pro, uma placa Edirol FA-66 e como controlador a UC-33 com 4 faders pros decks sendo deck A e B com as equalizaçoes e cue/play/jog automados na mesa e os FX A e B com todos os knobs e pads automados tb. sync,loop e loop size automados no teclado do computador e tb a navegaçao das pastas. Ficou super legal , consigo acessar todos os controles ao mesmo tempo, é uma alternativa bem mais barata do que comprar os brinquedinhos NI q o Richie usa neh…Pra djset prefiro tocar assim, Live com ctz Ableton!
    Aqui vai o link do tutorial, quem utiluizar igual ja ou passar a usar o traktor dessa maneira da o toque ae se gosotou!
    Abrxxx e foi mal falar tanto..

    tutorial agregate devices on mac OS

  4. Eu tenho usado o Traktor ligado com os meus cdj’s 400(controlador Midi)
    ainda to aprendendo,mas assim que estiver bem adaptado pretendo deixar de usar apenas os cdj’s

    abraço

  5. Oi Guido,

    Faz um vídeo e manda para mim!! Vou ter o maior prazer de colocar aqui no site.

    ilankriger
  6. pode deixar…unico probelema é que não tenho ainda um controlador midi para os canais do traktor,o que seria extremamente util e daria mais agilidade,mas fazendo o video eu te mando

    abraço

  7. eu uso o traktor com 2 xone 1d… acho fantasticooo adoro. As batidas 70% vem syncadas, quando nao voce ajeita ela antes de tocar e salva. Os efeitos sao muito bom, eo xone 1d e perfeito apra ele.
    Esse novo controlador ele meioq ue facilita o mapping, porem eu quebrei a cabeca uns 3 dias ou mais pra fazer um mapping que eu estou extremamente feliz. Logo esse controlador e irrelevante

    Eric Neumann
  8. [...] vi a Maschine da Native Instruments em ação em alguns vídeos do Ritchie Hawtin e do DJ Rafik, acabei comprando ela por impulso (as vezes isso da muito errado). Mas felizmente [...]