Qual é o melhor sequenciador? Ableton, Cubase, Fl Studio, Logic, ou Reason?

Qual é o melhor sequenciador? Ableton, Cubase, Fl Studio, Logic, ou Reason?

Eu nunca gostei do adjetivo “melhor”, ele na verdade deveria ser um “subjetivo”, pois o que pode ser melhor para mim pode não ser para você.

A escolha do software que vai servir de base para as suas produções é uma decisão muito difícil, se escolher é difícil, mudar de plataforma é mais difícil ainda, no começo é bom até você tentar algumas alternativas, mas para se transformar em um profissional, é preciso escolher um deles e ir a fundo.

Ableton, Cubase, Fl Studio, Logic, ou Reason?

Logic

Logic Pro X

O Logic é produzido pela Apple e por isso está disponível apenas para Mac, com isso ele deixa de ser uma opção para a maioria dos produtores iniciantes. Eu já tive duas experiências com este software.

Este é o software mais completo do mercado, ele tem ótimos instrumentos e efeitos nativos, funções de edição de áudio e de Pitch além baixa latência (facilita a gravação de instrumentos e MIDI). Ele custa apenas U$199,00 (é o mais barato entre os sequenciadores listados aqui).

Apesar destes pontos positivos, ele tem um engenharia mais antiga e é um pouco mais lento para se produzir se você comparar com o Ableton Live e FL Studio.

Cubase

Cubase

O Cubase foi por um bom tempo o meu sequenciador, eu precisei de muitos bons motivos para abandonar ele e abraçar o Ableton Live.

A qualidade final é ótima, mas ele peca nos sintetizadores e efeitos nativos, ele não deixa de ser uma boa opção para usuários de Windows.

FL Studio

FL Studio

O Fl Studio é com certeza o sequenciador mais amado e mais odiado de todos, alguns pregam que a qualidade final é fraca e outros pelo contrário que ele é muito fácil de usar. Muitos produtores de Hip-Hop utilizam este software. Muitos novos produtores estão optando por usar o FL Studio por ele ter bons instrumentos e efeitos nativos.

Ele só roda em Windows, mas uma versão para MAC está em fase de teste.

Reason

Reason

O Reason é inovador, mas infelizmente a Propellerheads não é uma empresa pequena e por isso, eles não lançam tantas atualizações quanto o  mercado pede. O Reason trabalha com uma engenharia parecida com um estúdio físico. Aqui você tem que fazer as conexões de instrumentos e efeitos direto em um mixer usando cabos virtuais.

Ele trabalha muito bem com arquivos Rex e tem instrumentos nativos bem interessantes, mas você fica limitado por não poder usar qualquer VST externo (você precisa de instrumentos virtuais que foram desenvolvidos para ele).

Ableton

Ableton Live

Como você deve ter percebido no blog, eu sou apaixonado por este software.

Motivos para usar o Ableton Live:

  • Interface inovadora com sequenciador de padrão e time line em um mesmo software;
  • Trabalha com áudio de maneira inovadora;
  • Integração total com a performance ao vivo;
  • Facilidade de usar controladores Midi;
  • Possibilidade de sincronizar vários computadores;
  • Efeitos Nativos de alta qualidade;
  • Ferramentas para masterização (compressor de multi-banda, limiter e analisador de espectro);
  • Comunidade enorme e cativante.

Acho que eu poderia listar uma dezena de outros motivos, mas acho que a melhor forma de você encontrar o seu caminho é testando diferentes softwares.

Qual é o seu sequenciador?