Mercado

sequenciadores - Logic, Cubase, Reason, Fl Studio ou Ableton

Qual é o melhor sequenciador? Ableton, Cubase, Fl Studio, Logic, ou Reason?

Eu nunca gostei do adjetivo “melhor”, ele na verdade deveria ser um “subjetivo”, pois o que pode ser melhor para mim pode não ser para você. A escolha do software que vai servir de base para as suas produções é uma decisão muito difícil, se escolher é difícil, mudar de plataforma é mais difícil ainda, […]

» Escrito por em 10.07.09.

sequenciadores - Logic, Cubase, Reason, Fl Studio ou Ableton

Eu nunca gostei do adjetivo “melhor”, ele na verdade deveria ser um “subjetivo”, pois o que pode ser melhor para mim pode não ser para você.

A escolha do software que vai servir de base para as suas produções é uma decisão muito difícil, se escolher é difícil, mudar de plataforma é mais difícil ainda, no começo é bom até você tentar algumas alternativas, mas para se transformar em um profissional, é preciso escolher um deles e ir a fundo.

Ableton, Cubase, Fl Studio, Logic, ou Reason?

  • Logic

Logic

Atualmente o Logic está disponível apenas para Mac, com isso ele deixa de ser uma opção para a maioria dos produtores iniciantes. Eu já tive duas experiências com este software.

  • A primeira: Em 2002 o Logic ainda era produzido para Windows, eu tentei usar, mas achei ao contrário do que diz o nome ele o software mais ilógico, na verdade não consegui fazer nem sair som.
  • A segunda: No ano passado, sinceramente ele tem uma qualidade sonora superior a todos os outros softwares, mas mesmo com algumas dicas do Tuca Flahs de Campinas eu acabei esbarrando na parte das automações não é tão simples como o Ableton.
  • Cubase

Cubase

O Cubase foi por um bom tempo o meu sequenciador, eu precisei de muitos bons motivos para abandonar ele e abraçar o Ableton Live.

A qualidade final é ótima, mas ele peca nos sintetizadores e efeitos nativos, ele não deixa de ser uma boa opção para usuários de Windows.

  • Fl Studio

FL Studio

O Fl Studio é com certeza o sequenciador mais amado e mais odiado de todos, alguns pregam que a qualidade final é fraca e outros pelo contrário que ele é muito fácil de usar. Muitos produtores de Hip-Hop utilizam este software.

  • Reason

Reason

O Reason é inovador, mas infelizmente a Propellerheads não é uma empresa muito grande e por isso, eles não lançam tantas novidades quanto poderiam (e deveriam).

  • Ableton

Ableton

Quem me catequisou para usar o Live, foi o Dudu Marote, como você deve ter percebido no blog, eu sou apaixonado por este software.

Motivos para usar o Ableton Live:

  • Interface inovadora com sequenciador de padrão e time line em um mesmo software;
  • Trabalha com áudio de maneira inovadora;
  • Integração total com a performance ao vivo;
  • Facilidade de usar controladores Midi;
  • Possibilidade de sincronizar vários computadores;
  • Efeitos Nativos de alta qualidade;
  • Ferramentas para masterização (compressor de multi-banda, limiter e analisador de espectro);
  • Comunidade enorme e cativante.

Acho que eu poderia listar uma dezena de outros motivos, mas acho que a melhor forma de você encontrar o seu caminho é testando diferentes softwares.

Qual é o seu sequenciador?



Deixe seu comentário

  1. também testei o logic e nada….. não falo que o ableton é o melhor poruqe só usei ele nesses anos que estou produzindo rsrs , porem é nele q aprendi e ta saindo produções, essa semana vo manda uma track minha,
    parabens pelo blog professor rsrsrs,

    Rafael Virtual Insanity
  2. so’ pela imagem nota-se qual eh o mais facil, e o mais completo de todos! a interface do logic e’ muito completa! realmente foi uma revolucao. mas o cubase 5 tambem esta bem interessante.! o ableton live e’ meio chatinho na parte de sequenciar.. mas e’ muito bom em executar seu live ou ate mesmo para discotecar..! fruit loops e reson tem as suas qualidades.. mas nao da para comparar com os citados acima.

    Sykoisland
  3. Ableton live é tudo, mais fácil e ótima qualidade final. Comecei com o FL mais a qualidade final é horrível, depois q descobri e aprendi o ableton num quero mais nada, viva o ableton! \\o//

    X-ARO PROJECT
  4. Posso incluir mais um? Eu utilizo o Orion, da Synapse, e acho uma pena ele não ser tão conhecido pela maioria, já que, bem antes, ele já trazia parte do conceito que consagrou o Ableton Live e o Fruity Loops tempos depois. Eu sou fã xiita do Orion, pois o considero de uma simplicidade imbatível, ótimo para tanto para produção como para lives baseadas em sintetizadores vst sequenciados na hora.

    Cubase e Logic constituem uma categoria mais antiga, equivalentes ao Pro Tools; são sequenciadores para estudios, sobretudo para pré-masterização, não foram criados tendo-se em mente o uso como ferramenta central de uma live, então acredito que não dá para compará-los diretamente com FL, Live, Orion e Reason.

    RODRIGO DIGHA
  5. Bom, pra falar a verdade conheco pouco os outros sequenciadores, mas eu AMO o Ableton!! Tive contato com Cubase e Logic, mas sinceramente, nao me adaptei..gosto da facilidade do ableton, alem de efeitos com qualidade…ele eh bastante intuitivo, vc consegue deixar o som te levar, ao inves de ter a ideia pronta na cabeca…

  6. O Reason me facina. Diversos artistas utilizam seus drum kits ou ateh “escravam” ele em outro software, como a dupla Superflu.

    Porem…considero ele mto complexo. Alguem ae tem mais informações sobre o software?

    Por eqto…live é live !!! Mto facil de usar

  7. @ Crash

    É que o Reason emula os racks de módulos de efeitos, sintetizadores e sequenciadores hardware que se utilizava nas apresentações ao vivo lá pelos 90′s (tipo as lives do Orbital, do Leftfield, FSOL etc.). O soft joga tudo isso na tela do computador, e tem todo um lance de conexões, protocolo midi, como se faz com os equipamentos de verdade. Muitos produtores que fizeram a transição dos shows de hardware para os shows de laptop usaram o Reason. Teve até uma coletânea lançada lá pelos 2000 só de músicas feitas exclusivamente no Reason. Pra quem nunca se aventurou nos hardwares, talvez pareça estranho de cara, mas o mecanismo é basicamente o mesmo de qualquer outro software, como, por exemplo, o Fruity Loops.

    RODRIGO DIGHA
  8. Utilizava o FL Studio até a 4 anos atrás quando conhecí o Reason já na versão 2.5.
    Foi amor a primeira vista. O FL é um ótimo sequenciador mas deixa muito, mas muito mesmo a desejar no quesito qualidade final. Sem contar que os synths nativos dele são de um amadorismo ímpar.
    Se não colocar alguns VSTis nele é uma façanha pra poucos conseguir uma track realmente profissional. Já ví algumas. Mas são raras.
    Eu considero o Reason um dos softwares mais simples de se operar que eu conheço.
    No começo ele pode assustar um pouco mas eu costumo o comparar á um cão. No primeiro contato com ele, você pode pensar que ele é um pitt bull raivoso. Mas depois de um tempo ele se transforma em um fiel e amigável boxer.
    É um software que nunca me decepcionou e hoje eu leciono em um curso de produção musical com base nesse software pra uma turma de 7 alunos.

    Rodrigo "Flanker" Santiago
  9. Outra coisa que eu me esquecí de mencionar: As 5 tracks que eu lancei tanto pelo URBR quanto pelo B Side Records foram produzidas única e exclusivamente no Reason 4.0.

    Rodrigo "Flanker" Santiago
  10. Comecei a produzir com o Acid Pro há alguns anos. Nele, usar synths era muito ruim e automações impossíveis. Assim sendo, usava o Fruity Loops pra fazer meus synths e exportava em wav pro acid.
    Por várias vezes tentei usar o Cubase SX3, mas nunca foi fácil utiliza-lo. Conclusão, desisti!
    Alguns anos depois, me aparece o X-Aro q, pacientemente, me mostrou o salto qualitativo q o Ableton Live me permitiria. Sinceramente, se hj consigo produzir algo devo a essa plataforma excepcional de produção. Simplesmente incomparável. Ao meu ver, esse é o software do futuro pra música eletrônica. Gde abraço a todos.

    Dj DaV1t
  11. [...] Qual sequenciador eu devo utilizar? Ableton, Cubase, Fl Studio, Logic, ou Reason? [...]

  12. ableton \m/ , mas tem um otimo tambem… , tb muito revolucioanrio que é o reaper, que ta fazendo gente largar cubase, logic , e até ooo fuderoso pro tools

    unknown.b
  13. Pois é, ouvi falar desse Reaper e confesso também estar curioso para testar. Não gostei muito da interface dele, mas andam falando muito bem. O jeito é testar e ver qual que é.

  14. E pensar que o Live começou tão simples. Comecei a usá-lo em 2002, com a versão 1.1 só para fazer sets. Ele não trabalhava com o formato mp3. Tinha que converter tudo para wav. Para mim, a maior revolução do Live foram os warps. Usava o Acid antes para fazer sets, era um dificil ter que usar o time streech em toda música. Com o Live, isso ficou muito mais fácil.
    Naquela época, não havia como comparar o Live com as DAWs que dominavam (Cubase, Logic, Sonar). Hoje, porém, ele conquistou seu espaço e se firmou como um ótimo produto, capaz de concorrer com tudo que há no mercado neste segmento.
    Mas vale ressaltar o que foi dito no começo sobre “melhor”. Cada um tem o seu gosto. Além do mais, nada substitui o talento.

  15. Eu ainda não testei o Ableton, mais tenho amigos que fazem Live e ja o mesmo operando.
    Atualmente eu estou usando o Cubase, acho que para mim que gosto de criar é um dos mais adequados. Mais FL, Reason, Logic entre outros do mercado são tão bons quanto!!!
    Vai de cada usuário se identificar com Software preferido. O importante é criar com qualidade..

    E parabens pelo tópico !

    Marcus Varèse
  16. Qualidade final depende muito do produtor, não da DAW em si.

  17. Se nada substituisse talento, muitas “djanes silicone” morreriam de fome! Mas quem disse que essa disputa seria justa? HAHAHAH Sobre os softs, encaro ableton como simples, prático e poderoso, já o logic, complexo e mais poderoso ainda! Portanto nao me sinto seguro utilizando o logic ainda, mas adimiro demias o soft!

  18. Bom eu uso até hoje acid pro , passei pela versao 4 e um tempo passei para a versao 6, a dias atras adquiri uma akai mpd 32 e pedi informações para o pessoal, e muitos indicam para eu migrar para o reason ou ableton que já ate vem como software do mpd32, assim poderi usar 100% do controlador, o jeito é migrar para o ableton espero que me adapte rapido.
    como sou leigo no assunto deixo uma pergunta a voces:

    o acid pro está assim tão dezatualizado?

    pois pouco vejo falar dele, o mais comentados vejo q é realamente ableton, seguido de perto pelo reason.

  19. Eu na verdade não falei dele no artigo, pois atualmente não mexo com ele e não sei bem como andas. Mas no passada eu usava muito para fazer time-stretch em loops e músicas inteiras.

    ilankriger
  20. ola gostaria de saber si eu posso usar o ableton para shows ao vivo com bandas …afinal a banda so vai mesmo 5 estrumentos ..ou que conselhos que vcs poderiao me dar …desde agora ja… o meu muito obrigado ..valeu vcs estao de parabens

  21. Oi Roberto, eu tenho usado o Ableton Live para trabalhar com bandas numa boa. Claro que você vai precisar de uma interface de áudio bem boa com várias entradas e saídas, mas o programa em si não deixa a desejar não.

    Abraço.

  22. Roberto, o que você realmente quer fazer?

    Você pode ligar os instrumentos direto em uma mesa.. o que você realmente quer processar?

    abs

    ilankriger
  23. Boas !!

    Embora lendo esse forum… ja percebi que o é muito pessoal o uso, escolha de algum programa pra se produzir. Estou prestes a fechar com um curso sobre o cubase. É de fato um com começo pra um leigo que tem pretensões de trabalhar, montar um estudio em casa….e por ai vai..

    Obrigado!

  24. Bom galera vi diversar opniões e queria saber uma coisa qual é o melhor para DJ, pq eu uso o FL fica 24 hrs por dia vendo video aulas, tutorias, dicas e se tem algum DJ ou alguem que meche com esse tipo de coisas me da umas dicas.. do tanto que vi vcs falarem do Ableton do impressionado quero até dar uma olhada mais oque vcs me recomendam.. Obrigado desde ja agradeço

    PEDRO HENRIQUE
  25. Desculpem escrevi tão depressa que foram muitos erros de caligrafia !

    PEDRO HENRIQUE
  26. Para bandas, eu uso o Cubase 4 e não tenho o que reclamar, claro que depende muito da interface a ser usada, mais por exemplo, com uma M-Audio Fast Track ..ja da pra gravar com uma qualidade excelente, tambem uso uma pedaleira que server como interface de audio (Zoom G2.1u) pra fazer gravações com guitarra, baixo, até microfone, só ligar na mesa de som, plugar a interface de audio na saida, (se for gravar acustico usa o Phantom Power da mesa, se tiver) e pronto, só ir gravando! :D

    Diego.H
  27. Ableton + Logic = O top! eu acho o ableton mto bom mesmo, porem o audio final dele ainda nao tem a pressao toda necessaria, entao eu faco a criacao e mixagem da track toda no ableton, e depois do mix final eu tiro o render e passo no logic pra dar a master, fica fudida a qualidade! lembrando q os plugins internos do logic sao sinistros, mas sempre rola usar uma coisinha de fora aqui e la :P

  28. Tive uma pequena experiencia no FL, mas foi terrivel, até cheguei a pensar a parar, foi quando eu tomei coragem e falei, vou tentar o ableton, baixei diversos plugins e hoje estou aprendendo aos pocos, mas sim deu pra perceber que com o ableton vai pra frente ! valeeu

    Jcurtislive
  29. Isso porque o pessoal esqueceu de mencionar o Pro Tools mas aí já covardia!!
    hehehe!

    Eu adoro O FL Studio porque através dele eu aprendi na marra a trabalhar com equalização e frequências dos canais separados. O FL Studio não entrega de bandeja isso, é vc que tem que ter o conhecimento e fazer na unha!!!! Devorei apostilas e mais apostilas, o que foi cansativo mas muito bom. O Deadmau5 e (ou foi) um dos colaboradores do software, pra vcs terem uma idéia.
    Agora quero aprender a mexer na masterização, na mixagem final…

    Amo o Ableton. Penso no futuro fazer produção nele, mas no momento eu só penso neste programa para o live. Muito bom, muito da hora! Me sinto a vontade com esse programa!!!

    : )

  30. ja testei de tudo!
    FRUIT LOOPS,REASON,SONAR,CUBASE,SONY ACID,LOGIC,mas o único que saiu um remix bom mesmo foi o ABLETON!!!
    NÃO TROCO ELE POR NADA!!

    EDSON P
  31. éh vi que todos aqui estão bem atualizados e cada um Com seus talentos em cada Soft …
    como vejo cada um tem seu gosto, Eu Mesmo sou mais um ae apoiando o transdutor, o Fl
    Studio eo demais são Otimos Soft, só que para aprender na marra tem queser no fl studio,
    acho que a qualidade Final do Fl studio é a menos desagradável de todas, mais isso é o mais simples
    de tudo, pois existe outros soft que ajudaa nosso amigo Fl ser mais Profissional …

    Andercrazy Pro ..
  32. salve, salve o Fl Studio, como diz o ditado é com humildade que se vence, em pequenos fracos que se tem grandes fragancias …

    Dj Anju
  33. ABLETON 100%
    junto com a APC40…nao tem igual…eu produzo de pé, estou até pensando em mudar a minha mesa trabalho e subir ela…som rolando sem parar…nada se compara a compor no ableton…

  34. Eu comecei com o Guitar Pro 3, pasei para o audacity onde gravava o teclado eletronico e guitarra com mic, tudo isso ficava uma M@#$$, ai Passei para o FL studio, que me deu uma canceira danada, a qualidade demora muito a ficar mais ou menos, tenho o Acid Pro que poderia melhora-lo, mas ja chega vou tentar o Ableton,,,,, valeu pelas dicas

  35. Eu tô querendo usar ao vivo com banda. Seria assim, sincronizaria a banda, teclados, percussões em sequencer, click (bpm), vídeo sincronizado para usar com um telão ou painel de leds e tb sincronizar o vocoder, para os microfones disparam no momento certo efeitos como na voz do Akon, reverbs no bpm da música, etc… Qual software eu deveria utilizar e qual o melhor hardware custo benéficio pra se trabalhar dessa forma em um máximo de 8 canais(acho q nem precisaria disso tudo): teclado stereo (ou não), percussão seq., click, 2 (ou 4) microfones. Por favor, enviem sugestões para o meu email.

    Kássius William de Faria
  36. Tenho Ableton Live e FL Studio.

    O Ableton Live não suporta muitos dos plugins DXi que eu tenho, por isso prefiro o FL Studio.

    Em uso de plugins VST e outras coisas, o FL Studio é com certeza o melhor e mais prático, embora eu admito, a library de plugins contidos nele é bem porca… mas o Ableton na edição LIVE também não tem nada, então não faz puta diferença nenhuma.

    Mas, agora quando se trata de tocar AO VIVO, recomendo MESMO o Ableton Live pq ele é leve e funciona TODAS as funções MIDI do meu controlador (volume, sustain e outros knobs)

    Pra escrever partituras, também não existe algo mais fácil que o FL, mas eles pecam muito por ter instrumentos e funções porcas e sem suporte MIDI 100%… O Ableton não presta muito pra isso…

    Ou seja
    Função de Gravar: FL Studio
    Função de Tocar ao Vivo: Ableton Live

  37. Concordo com vc wetto.. O Fl é ótimo para gravar e produzir coisas gravadas, mas ao vivo é ABLETON mesmo. Uso o FL desde a versão 3 tenho vários remixes com ele e sempre foram elogiados, qualidade final depende muito de quem tá produzindo!!!

  38. Assim como o RODRIGO DIGHA, eu também sou fã do Orion, da Synapse audio . Para quem não conhece, sugiro uma espiada, vale a pena!

    Alguém lembra de coisas como o D-Lusion RUBBERDUCK, ou o REBIRTH, da Proppellerhead? Foi na época desses softwares que me interessei em começar a fazer uns barulhos! Desde essa época eu já não gostava muito do FruityLoops. Cubase e Cakewalk já tentei, e não tive muito sucesso… ou nenhum sucesso, como o Ilan falou não consegui tirar nenhum som!

    Por 7 anos devido a impossibilidade de fazer qualquer outra coisa senão trabalhar, fiquei afastado de qualquer coisa relacionada à produção… Vou tentar recuperar o tempo perdido agora.

    Agora que minha rotina profissional me permite, pretendo fazer o curso de produção da Aimec em breve. Vou testar vários programas, mas imagino que me darei melhor com o Ableton.

    Abraços e boas produções à todos!
    Fernando

  39. Ola pessoal! tudo bem ? eu estou comecando agora e gostaria de uma ajuda!, primeiro, bem, voces vao rir de mim, mas la vai, quais sao as utilidades desses softwares para "tocar ao vivo" na banda como voces dizem ?, obrigado

    Henrique
  40. Não se preocupe pois aqui ninguém vai rir de você.

    Você já viu esse artigo? http://ilankriger.net/producao-musical-live-p

    Acho que ele vai responder as suas dúvidas.

  41. Ja estou vendo, muito obrigado, sabe, tenho algumas ideias para uma banda pop, como nao tenho dinheiro, e ainda estou atras das pessoas que queiram apostar e trabalhar na ideia, vou visualizar as ideias nesses softwares de som, eu gostaria de saber o que voces pensam a respeito do programa que devo usar, gostei muito do fruity loops, ja o ableton era muito diferente de usar, mais dificil, claro que com pratica tudo se acerta,o que voces pensam? continuo mais um pouco no flstudio, ou corro ja para o ableton ?, muito obrigado mesmo pela atencao.

    Henrique
  42. Bom pessoal, eu traballho com edição de áudio ha mais de 6 anos, de 2008 pra cá começei a usar o FL.
    já usei várias programas do gênero, só que consegui me encontrar no FL, a criatividade ali parece ser indefinida. Tenho vários trabalhos postados no meu blog, feito em cima do FL, se puderem conferir acesse http://www.djpaulinhonda.blogspot.com, JA USEI O ABLETON E ACID, MAS REALMENTE GOSTEI DO FL. Pra muitos que dizem que ele nao tem acabamento, ou qualidade final, deve de ser porque estavam usando as ferramentas básicas que vem com o mesmo.
    Desses programas citados acima, todos eles podem ou passam por uma expansão, onde você tem inumeras possibilidades de tratamento profissional para o seu audio.

  43. É muito melhor o Ableton para produção músical em geral.. mas infelismente só sei usar o FL Studio.. tenho o Ableton em meu nootebook estou tentando aprender à usar por modo de vido aulas mas está muito dificil.. por ser uma linguagem de comandos diferente do que eu estou acostumado com FL Studio.. As Aulas de Ableton de Felipe Senne Ajudam muito

  44. ableton e muito dificil de mecher

  45. Só porque DJ's de fundo de quintal, e produtores que usam como hobby, falam mal do FL Studio, meu deus cara, acorda; o live é bom ao vivo, éh, o nome ja diz tudo, FL é ótimo em construir a musica, loops, melodia, effeitos, vocais, TUDO! , conheço muitos que usam ableton e sempre escuto os tech's e minimal's, e vejo que fica no msm loop até o final da track
    nao muda nada, até parece que vc recorta o loop de uma track, baixa um loop de bass e só isso, e coloca uns vocais repetidos a track intera, veja por si só, uso o FL a 2 anos, e realmente pra min é o melhor, quem não sabe masterizar nao pode falar mal do resultado final certo? entaum veremos, confira voce msm; http://www.soundcloud.com/rlineproducer

  46. Eu era da época do e-jay. Ele era simples era só importar um loop e criar um vocal e pronto. Simples e bom, o tempo passou ele piorou e hj já não posso mais criar.

    -

    Há um bom tempo tenho o BCD e adotei o VDJ e PCDJ. Há 2 anos e meio estou com CDJ400 e um MAC PRO. Uso tracktor e tou aprendendo o ABLETON live, já que o meu caso é fazer set com um toque a mais.

    -

    Mas estou querendo voltar a produzir, estou pensando no logic. O que vcs acham?

  47. Oi Pessoal. Vejam bem. Cada software tem suas particularides, como cada produtor também tem. Se você é mais músico e pretende tocar cada instrumento, criar seus ritmos próprios, melodias, acompanhamentos, frases, enfim compor realmente seus arranjos, você precisa de um software que te dê mais suporte para isso. Nesse caso escolheria o Logic ou o Cubase. Tanto pela qualidade de seus instrumentos virtuais, como pela interação com seu manipulador musical. Se você gosta mais de trabalhar com loops, maquinas de ritmo, grooves prontos, etc, seus softwares são sem dúvida: Ableton, o Fl Studio ou o Reason. Ao meu ver todos tem grande qualidade sonora e profissional. O importante é estar sempre com interação total ao software escolhido, conhecendo todos os atalhos e recursos de cada um. E não se esqueçam, o software é a ferramenta, mas quem faz a música é o produtor. Eu escolhí o cubase, mas também utilizo o Logic e o Ableton, dependendo da produção.

    Paulo Evans
  48. No FL você realmente explorou o 3xOSC? Sytrus?

    O Sytrus é de longe o melhor FM do mercado. E ainda é Subtractive e Additive. Dificil bater.

    Não sei onde eu li, depois vou até procurar. Não que seja do meu gosto, mas deadmau5 usou em um album seu (primeiro?) só synths nativos do FL e alguns freebies e nada mais.

  49. Como arma primária e secundária: FL Studio e Reaper. Outros: Renoise e Usine.

    Não sei por que os produtores de e-music ainda não se tocaram do que o Reaper é capaz. E detalhe, é de graça. (só pede para comprá-lo mas não perde nenhuma funcionalidade)

  50. Trabalho com o FL-Studio a mais de 10 anos, nesse tempo, conheci outros programas, como o Cubase o Proo Tools o Ableton entre muitos outros. Confesso que muitas vezes me senti meio amador, por ver o quanto as pessoas falavam dos outros programas. Pois bem, demorei, mais eu entendi o que realmente acontece; e são duas coisas:
    1) Não existe programa bom ou ruim, existem programas mais ou menos limitados, isso porque existem aqueles que não tem boa gama de synhs e FX's nativos ou porque aceitam poucos plugins ou não os aceita de maneira adequada. Porém, todos, sem exceção cumprem aquilo para o qual foram projetados, seqüenciam, controlam pistas, facilitam a composição e refletem (sem pudor) a capacidade de quem os opera (como uma estatua reflete a capacidade de quem esculpiu a rocha). Sinto muito a franqueza; mais o artista tem que ter conhecimento do que esta fazendo, tem que estudar, aprender teoria musical, teorias de equalização, aplicação de efeito, ouvir estilos variados, ter referências, estudar, estudar e estudar, sem isso nem o melhor programa do mundo vai lhe parecer bom.
    2) Por mais completo, fácil ou intuitivo que o programa possa parecer, você nunca, nunca mesmo irá usar só ele, a prova disso são todos os plugins que costumamos instalar, isso se deve por que as empresas que os produz, não poderiam se dedicar a suprir todas as necessidades, todos os gostos, e é muito mais viável e eficiente, que outras empresas se dediquem a fazer programas especializados em determinadas áreas, por exemplo; plugins de guitarra, baterias, equalização, masterização, etc. Além disso, nenhum produtor profissional do mundo ou engenheiro de som se limita a usar apenas um programa pra fazer tudo, usam um para seqüenciar, outro para mixar outro para masterizar, outro para live, etc…
    Não mudará nada, ter um programa no PC só porque alguém recomendou, se não nos dedicarmos (de verdade) a aprender e a usar suas ferramentas até seus limites, aprendendo, estudando musica e seus segredos. Essa é a chave da vitória, “dedicação”; seja no humilde e-jay, seja no fudastico Proo Tool. A ferramenta que fica atrás do teclado é a mais importante, já vi e ouvi produções feitas em fundo de quintal, em programas ditos; amadores que dão pau de longe em produções de studios muldialmete consagrados, a prova disso é que tem muita música ruim ai, bombando, tocando nas rádios, repetitivas, como dito acima, parece que eles pegam um loop, colocam um track de baixo, socam a voz de um ou uma infeliz encima, mixam tudo, mandam masterizar em Hollywood e nos fazem engolir goela abaixo.
    Peguem o programa que mais lhe identifica, aprenda tudo que puder sobre ele, aprenda teoria musical e técnicas de produção, compartilhe com pessoas que também goste da coisa. Tenham em mente que jamais será criado um programa que supra a criatividade humana, nenhum deles é capaz de fazer nada sozinho, além disso, as melhores musicas já feitas na historia humana nem sequer utilizaram um computador.

  51. Vou esclarecer bem esse assunto. Eu atualmente uso o FL Studio desde a versão 7, oje atualmente com a nova a 10. ele e pequeno cerca de 400 M diferende de outros que chega a 6 G como o Sonar X1. Vai do produtor e de como ele produz suas musicas e tempo. Um grande exemplo são os 3 melhores DJ e Produtores do mundo eles utilizam o Cubase ainda na versão 5 pois ja tem a 6. Que são o Armin, Tiesto e David Guetta. Eu ate agora naum aprendi nada nem sei mexe nesses. Por isso eu prefiro o FL Studio mas eu to mexendo muito agora com o Live na versão 8. mas eu fasso assim. Produzo minhas mids ou solos no FL tipo melodias longas de Trance eu salvo como MID e importo no Live ai eu trabalho o prosseso de masterizassão e EQ. Ou seja. Eu trabalho com dois Programas fantasticos um faz o trabalho agil e outro eu finalizo ou mixo.
    Muitos Dj e Produtores fazem assim , Paul Vandik, Umek, então se esses caras naum ficam aii querendo saber qual e melhor eles fazem suas musicas perfeitas com qulque um. entaum nao e vc que vai fica querendo sabe né. Porque todos fazem a mesma coisa. (Musica)..

  52. Pra quem procura produzir profisionalmente eu aconselho o Ableton Live, pois vc tem opções de fazer cursos. Ele e bem popular no Brasil. pq ele e complicado de mexer e o prosseso de de fazer uma musica e bem demorado leva dias. Agora se vc quer rapidez o FL Studio e a melhor opção vc fica crack nele so vendo videos aulas no youtube.
    Agora muita gente pergunta. aaaa o Liva e melhor em audio e gravação e masterização.
    mas e so vc procurar pluguns . o meu FL Studio tem 20 G so de plugins pra masterizar . isso envolve Equalizadores,Delays,Reverbes,Chours, pq dependendo da musica. Por exemplo se for PSY. So com os plugins nativos do Ableton vc naun tira uma boa musica tem que ter mais opções né. tem um site estrangeiro que eu não posso citar aqui e o melhoer que existe vc encontra de tudo. la vc encontra um Pack de que contem as midis de dj Como Tiesto, e muitos outros quem quise saber e so me add no msn… raphhhaaa@hotmail.com.