Problemas para sincronizar dois computadores rodando Ableton Live? Glitch Mob resolve para você

Problemas em sincronizar o Ableton

Artistas que usam o Ableton Live para fazer as suas apresentações ao vivo, tem um poder sônico enorme em suas mãos, sejam eles músicos ou DJs. Imagine esse poder multiplicado por 2x, 3x, 4x no caso de duas ou mais pessoas tocando ao mesmo tempo.

Como eu posso sincronizar dois ou mais computadores rodando Ableton Live?

Eu fiz diversos tutoriais aqui no site, demonstrando como sincronizar dois ou mais computadores rodando o Ableton Live, os principais são:

Mas não se anime! Esses tutoriais viraram lenda, depois que a Ableton atualizou a maneira que o software faz a sincronia entre duas máquinas. Eles alegam que a partir da versão 7, o bpm começou a ser marcado de uma maneira mais real (antes ele trabalhava fazendo uma média.

Não sei onde eles erraram, mas o que era para melhorar, virou um desastre.

Antes funcionava?

Eu já fiz dezenas de apresentações com mais de um computador sincronizado.

No Live Pa do selo Eletrodomésticos, eu e o Rafael Araujo, usavamos dois computadores. Na época o Rafael usava a versão 5 e eu a versão 6 do Ableton. A sincronia era tão perfeita que em muitos momentos nós faziamos uma verdadeira salada musical a 4 mãos. Testei novamente essa configuração e rodou legal. O problema é que a APC e a Lauchpad não funcionam nas versões antigas do Live.

No ano de 2008, 6 professores da AIMEC Curitiba (eu, Rafael Araujo, Mateus B., Claudinho Brasil, Rodrigo Lengning e Alonso Figueroa), montamos um projeto que era uma verdeira orquestra eletrônica (só fizemos uma apresentação no teatro do Sesc), no E.L.O (Eletronic Live Orquestra), nós usamos 4 computadores sincronizados, nesta apresentação cada um dos integrantes da “banda” cuidava de um elemento da música (bateria, baixo, efeitos, mixagem, vocal e sintetizador). Em todos os ensaios e ao vivo nenhum dos computadores perdeu a sincronia.

O começo do fim

Até aquele momento eu nunca tinha experimentado nenhum problema de sincronia, só descobri que alguma coisa estava errada, quando ano passado no projeto M.I.K.E A/V, eu o Mateus e o Jim não conseguimos sincronizar dois computadores tanto por Midi, Ethernet e Wirelles.

Mandei inúmeros e-mails para a Ableton, e também pesquisei muito em fóruns e blogs, infelizmente não tivemos sucesso algum.

Qual é a solução? O Glitch Mob te ajuda!

Eu conheci o trio americano Glitch Mob, na semana passada, em poucas horas pesquisando o trabalho deles, eu já virei fã,  acredito que esse tipo de coletivo seja o futuro dos DJs/Live Pas/Produores Musicais, que ao invés de tocar músicas inteiras, vão manipular as suas controladoras como instrumentos musicais.

Os integrantes do Glitch Mob usam 3 Lemurs es outras 6 controladores Midi.

Mas como eles fizeram para sincronizar tudo isso?

A solução encontrada foi colocar tudo em um mesmo computador e conectar todas a controladoras lá (aja hub de Usb e Ethernet),  veja no detalhe da foto que eles deixam o laptop embaixo da mesa.

  • Você já teve problema em sincronizar dois ou mais computadores com o Ableotn Live?
  • Conseguiu alguma solução?
  • O que você acha de vários artistas usarem um mesmo computador?

31 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>