31 Comments

  1. Olha, se não for um macbook pro, eu não apostaria tanto em fazer um live!
    Vou exprimentar isso. Confesso que não tinha pensado nessa possibilidade! Bem interessante! Vou exprimentar!

  2. André Vidigal

    Apesar de nunca ter sincado o meu Ableton com outro computador, algo me chamou bastante a atenção, no projeto Glitch Mob: eles mostram de verdade o que estão fazendo, eles inclinaram seus controladores para a galera, que pode ter uma experiência de visualizar o que está sendo tocado. Hoje, apenas o pessoal do puxa saco fica atrás dos Djs vendo o som sendo feito.
    O Richie Hawtin, em uma entrevista, comentando sobre seu setup da A&H Xone 3d há algum tempo atrás, sincado com o Traktor Pro, comenta justamente isso. Que muita gente na balada gosta de escutar o som é claro, mas que curtem também a “Fisicalidade”, da movimentação do Dj destruindo os knobs…
    Orquestras eletrônicas, Kraftwerk, Blue man Group, Olodum.
    Apesar de diferentes, têm essa Fisicalidade em Comum.

  3. Quanto ao computador, acho que não precisa ser uma Ferrari, se você ver bem a foto do Glitch Mob, eles estão usando um Mac book Pro (modelo antigo), acredito que é um processador de 2.5 giga com 4 giga de memória.

    O Mateus B. tem um laptop mediano e faz misérias.

    @André

    Concordo plenamente, fiquei fãs dos caras pois esse tipo de artista pode elevar o nível dos DJs a músicos.

  4. Diego

    Ilan vc ja fez o sinc com o live 8?

    Como foi o resultado?

    É que comprei mais uma fast track mas ainda não chegou e estou no apetite pra fazer o sinc!

  5. Vagner Storck

    Muito animal essa Ilan! os caras realmente são foda.
    Mas continuo querendo sincronia funfando 100% no mac + AL8.

    A ableton nem te respondeu os questionamentos?

    Será que um dia vamos conseguir isso?!

    • A placa que ele está usando é um audio 8 dj da Native Instruments!! pelo primeiro vídeo que você colocou não dá para saber se os dois cpus estão conectados… parece que um deles está tocando músicas e o outro está sendo usado apenas para efeitos.

      Existe sim uma maneira de conectar (o Gustavo Bravetti conseguiu), mas não é tão fácil como antigamente, eu já tentei com diversas interfaces midis sem sucesso.

      No vídeo abaixo o pessoal do Glitch Mob, relata que eles tocaram por 3 anos sem ter nenhum bug no e quando começaram a usar o sync em toda a apresentação eles tinham problema.

      [youtube zYG9PiwAt68&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=zYG9PiwAt68&fe... youtube]

      Uma forma é não conectar os computadores, e tocar eles como se fossem cdjs.

  6. Oi oi povo. O tutorial do link do macmais funciona sim até hj. Uso direto, inclusive no nosso novo projeto, VCO Rox.
    http://vcorox.com

    Hj tanto o MacBookPro quanto o MacBook funcionam com Gigabit Ethernet. Q é a mesma ethernet de sempre, mas 10 vezes mais rápida. Mais rápida q USB 2.0, mais rápida q Firewire.

    Pra poder usar é simples. É só interligar dois MacBooks ou MacBookPro com um cabo apropriado de gigabit ethernet. Cabo de ethernet normal não vai rolar, vai ficar com a velocidade baixa da ethernet antiga. E daí só usar o tutorial q tem no link da macmais.

    Se quiser sincar mais q dois é só comprar um roteador gigabit ethernet e ligar todos os computadores, sempre usando o cabo apropriado.

    Não usar wireless. Não é confiável. Nem um pouco. Já tentei até com wireless N mas como o protocolo é via pacotes, e não contínuo, o sinc cai mesmo.

  7. Diego

    Pois é ilan um post antigo parece será a salvação ? :D

    Faz o test ai e conta como ficou.

    E pra usuários de PC como FICA?

    Eu conversei com o Ebraim Martini ele disse que ja sincou com a versão 8 e rodou muito bem!

  8. Vcs jah tentaram utilizar um gerador de MIDI Sync Externo e ligar os Live como Slave desses syncs?

    Jah testei duas solucoes, o problema eh que elas nao sao multiplataforma, ou seja, nao funcionam entre maquinas rodando Windows e OS X.

    No Mac podemos utilizar o Numerology (http://www.five12.com/) como gerador de MIDI Sync e interconectar as maquinas utilizando um misto de drivers IAC e compartilhamento de MID via rede, nativo do OS X.

    Entre maquinas Windows podemos gerar o MIDI Sync por meio do MIDI OX (http://www.midiox.com/) e conectar as maquinas com o uso do MIDI Yoke (www.midiox.com/myoke.htm) e o EthernetMIDI (http://www.linuxsampler.org/ethernetmidi/).

    Ainda estou a procura de uma solucao de interconexao GRATUITA de MIDI via ethernet entre Windows e Mac. Desenvolvi um pequeno patch em PureData, mas com ele nao eh possivel transmitir MIDI Sync e MTC e nem SysEx, somente Notes, CC – jah eh alguma coisa -http://softwarebending.blogspot.com/

    Abracos!

  9. […] bem Feliz na quinta-feira, quando comprei um cabo de ethernet de alta velocidade, pensei que iria conseguir sincronizar dois computadores rodando o Ablet…, no estúdio e na passagem de som parecia tudo perfeito,  mas quando eu toquei a primeira música […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *