Ritchie Hawtin @ Warung

Foto House Mag

Matéria publicada originalmente na revista House Mag (Flops)

Quem assistiu o Ritchie Hawtin no Warung, em setembro, teve a chance de ouvir como o uso inteligente e eficaz da tecnologia pode transformar um DJ em quase um “deus sônico”, misturando pedaços de músicas, vocais e efeitos – tudo isso cortado e repicado. O resultado final foi que você dificilmente conseguia reconhecer alguma das músicas. Muitos outros DJs estão percebendo que discotecar com softwares tem se mostrado uma ótima alternativa para desenvolver um diferencial, pois com o fácil acesso às musicas na internet é cada vez mais raro ter um repertorio exclusivo. Não contente com a interação maior com o áudio, o DJ canadense agora ataca também o universo dos vídeos.

Hawtin é o fundador do selo M-nus, que é um dos grandes propagadores do Techno no mundo, contando no seu cast com artistas como Magda, Troy Pierce, Marc Houle, Loco Dice, entre outros. Este ano o selo está fazendo 10 anos e, para comemorar, Ritchie reuniu alguns DJs para uma mega turnê chamada Contakt, passando por Berlim, Londres, Amsterdã, Tokyo, Roma e Gent, na Bélgica. Nas apresentações, nenhum artista utiliza CDJs ou toca-discos; todas as músicas são mixadas diretamente nos laptops. O VJ Ali Demirel ficou a cargo de fazer as projeções – que seguem a linha minimalista do selo – utilizando os sinais de Midi (como nós estamos nos comunicando em português, sintetizadores e programas de produção, discotecagem e VJs se comunicam por Midi) gerados pelos DJs para modificar as imagens e controlar parte da iluminação. O resultado é chocante: quando um deles aumenta o efeito do áudio, o vídeo responde imediatamente.

Neste caso, os DJs ainda têm a ajuda de um VJ, mas com os computadores atuais já é possível controlar sozinho áudio, vídeo e iluminação em tempo real, utilizando softwares como Ableton e/ou Traktor, Quartz Composer e o software de VJ, Vdmx.

Mas como eu posso fazer isso, hoje?

Ableton ou Traktor + Quartz Composer + Vdmx

O que é Quartz Composer?

É uma ferramenta de programação que permite criar gráficos e animações. Ele é uma das maravilhas da Apple escondida do grande público; raramente aparece em um review. Este software foi introduzido na versão 10.4 do sistema operacional OS X e é grátis para quem tem um Mac. O mais interessante deste aplicativo é que você consegue criar animações complexas, controlando os seus diferentes parâmetros de diversas maneiras (Midi/áudio/teclado/mouse/webcam/Osc) – isso tudo sem escrever uma linha de código fonte. Você não precisa saber sobre programação de software, pois a sua interface é inteiramente gráfica, o que torna possível ligar os módulos disponíveis e em tempo real analisar o resultado.

Quartz Composer

Depois de criar ou modificar um aplicativo no Quartz Composer você deve carregá-lo no software Vdmx da empresa Vidvox, que se encarrega de fazer a conexão com a sua controladora ou software de produção e discotecagem preferido.

Veja algumas aplicações práticas:

Painel de Led

Muitos clubs investem milhares de reais para montar um painel de Led (quem já foi no D-Edge sabe do que eu estou falando). Com este módulo do Quartz você utiliza o microfone do próprio computador para captar o áudio e transformá-lo no painel de Led.

Painel de Led


Recado “estilo Fat Boy Slim”

Você com certeza já viu o Dj inglês, escrevendo recados na capa dos discos, para mostrar no telão.

Fat Boy Slim

Com o Quartz Composer você pode além de escrever, transformar completamente a imagem. Neste caso o recado foi escrito no mouse (desculpa a minha letra), mas você pode usar o controle do Nintendo Wii para desenhar no “ar”.

Fiz essa pequena seqüência para vocês terem idéia de um dos movimentos disponíveis neste modulo.

Particle Generator

Webcam Piano

Usando a função “Motion Track”, a webcam envia mensagens para o computador que se encarrega de transformar os movimentos em informações Midi, o resultado final é parecido com tocar piano no ar.

Webcam Piano


Hack de Efeito no Ableton + Wii Controler + Star Shine (Quartz)

Conectando o controle do Nintendo Wii com o Quartz Composer e o Ableton Live é possível controlar áudio e vídeo através de gestos, com isso adicionar efeito no áudio e ao mesmo tempo manipular o vídeo, que neste caso é uma estrela brilhante que vai crescendo e tomando toda a tela.

Wii + Ableton + Quartz Composer

Iphone + Touch Osc + Ableton + Quartz Composer

Com o programa Touch Osc instalado no seu I-phone, é possível controlar o seu computador via Wi-Fi, agora ao aumentar o efeito no Iphone, o equalizador é substituído por um gerador de partículas que vai aumentando o numero de imagens, crescendo também em tamanho e reflexões.

Ableton + Quartz Composer + Iphone (Touchosc)

Referencias:

-Quartz Composer em ação:


-10 anos de M-nus – Contakt


-Como instalar o Quartz Composer e Plug Ins:

http://vimeo.com/KinemeTutorials

-Como programar no Quartz Composer:

-Onde eu encontro o Ableton Live:
www.ableton.com

-Onde eu encontro o programa VDMX:
www.vidvox.net

-Como conectar o meu I-phone e Wiimote no cpu:
www.osculator.net/wiki