Novo controlador do Ableton Live – Akai Apc 40

akai-apc40-460-100-460-70
Trocar os toca-discos e Cdj por um um computador rodando Ableton Live pode ter algumas implicações, se realmento o objetivo for de editar, adicionar acapellas e efeitos ao vivo, infelizmente você vai precisar ficar boa parte do tempo da sua apresentação mexendo no computador, com isso uma parte importante que é o contato com o público pode ser perder, essas podem ser algumas causas:

-Luminosidade muito alta do monitor (laptop)
Com isso a pupila de que está na frente do computador dilata e ele não consegue ver o público.

Solução: Diminuir a luminosidade.

-Interatividade muito grande do artista com o computador
Re-editar todas as músicas ao vivo e também acrescentar acapellas e/ou mixar diversas músicas ao mesmo tempo prende o Dj, que fica por muito tempo na frente do computador programando.

Solução: Preparar alguns clips antes da apresentação, usar controladoras Midi e o teclado do computador para controlar o computador.

-Falta de uma dica visual de onde está a música;
Para acompanhar que parte da música o Dj precisa olhar para o monitor.

Solução: Conhecer muito bem as músicas

Diferença visual de um Dj tocando com Cd e de um Dj tocando com Laptop.

Adam K @ Kaballah Curitiba 2009 – Tipico Dj de computador, luminosidade alta na tela e olhos vidrados no programa.

Adam K @ Kaballah - Curitiba

Foto cedida por: Giga


Como resolver isso?

Não estou levantando esses pontos pois eu quero voltar a tocar com Cd!! Mas sim para me policiar da melhor maneira de levar o Ableton para o palco.

Uma solução (que vai exigir um investimento) é o controlador que a Ableton desenvolveu em parceria com a Akai. A APC-40, coloca na ponta dos dedos todas as funções do Live.


Outras dicas:

-Esqueça do computador: lembro que quando mudei do vinil para Cd, muitas vezes eu tocava em festas que só tinham o Cdj-100 da Pionner, que não dá nenhuma dica visual da track.
-Controladores Midi: eles são a melhor ferramenta para acessar funções no seu computador, ligue todos os parâmetros forem possíveis, a maioria das controladores Midi trabalham com diversas páginas em que você pode endereçar dezenas de funções para um mesmo knob.
-Divirta-se: eu por diversas vezes, fiquei tão concentrado editando, adicionando loops e vocais que perdia o contato com o público, escolha algumas músicas no seu set que você vai deixar ela tocar inteira ou próxima disso, assim você vai ter um tempo maior para interagir com o público.

Outros posts que podem ajudar você a desenvolver melhor o seu Dj set no Ableton Live:

Dj set no Ableton por Ilan Kriger

Live Pa ou Dead Pa

Coletânea: Dj do Futuro