Produção Musical, Live Pa, DJ e VJ

Midi Fighter 3D – Nova controladora, nova mentalidade e novos horizontes

Os DJs atualmente estão mais preocupados com repertório, do que com performances cheias de truques e efeitos especiais, o que está acontecendo, é que os sets de muitos DJs estão ficando parecidos e a distância entre um Top DJ gringo em relação a um DJ local, nunca foi tão pequena, com ferramentas como o Shazam fica fácil todos terem as mesmas músicas.

A médio / longo prazo, os DJs vão precisar voltar a se preocupar mais com a performance para criar um diferencial, bem como no passado era comum o DJ tocar com vinil e usar o toca-disco para fazer back-spins, scratchs e outros truques.

» Escrito por em 02.05.12.

Artigo publicado originalmente na Revista House Mag.

O Ean Golden do site DJtechtools, passou pelo Brasil em março, ministrando uma série de cursos em algumas das sedes da AIMEC (Balneário Camboriú, Campinas, Curitiba e Porto Alegre), na mala ele trouxe a sua mais nova ferramenta, é o Midi Fighter 3D, que tinha sido anunciado, alguns dias antes da sua viagem e que só tem previsão de lançamento para final de março / começo de abril.

Essa não foi a primeira vez que o DJ de São Francisco (Califórnia / USA) veio ao Brasil, ele já desembarcou por aqui em outras duas ocasiões, na segunda delas, ele ficou quase um ano nas cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro – por pouco ele não comprou algumas terras e se transformou em mais um latifundiário. Seria realmente uma pena, o mundo dos DJs perderia uma das empresas mais inspiradoras e revolucionárias, que atualmente conta com 15 funcionários e dezenas de produtos exclusivos lançados.

O site que hospeda toda a comunidade DJtechtools, está com uma crescente na quantidade de acessos, ele está próximo de atingir a marca de 1 milhão de acessos por mês. Atualmente o portal conta com os artigos, tutorial, resenhas, vídeos e fórum. Em abril será lançada uma ferramenta que vai permitir que os usuários hospedem mapeamentos para controladoras MIDI, que podem ser baixados e comentados pelos outros leitores.

Por que o MIDI Fighter 3D vai ser um divisor de águas na discotecagem com software?

Os DJs atualmente estão mais preocupados com repertório, do que com performances cheias de truques e efeitos especiais, o que está acontecendo, é que os sets de muitos DJs estão ficando parecidos e a distância entre um Top DJ gringo em relação a um DJ local, nunca foi tão pequena, com ferramentas como o Shazam fica fácil todos terem as mesmas músicas.

A médio / longo prazo, os DJs vão precisar voltar a se preocupar mais com a performance para criar um diferencial, bem como no passado era comum o DJ tocar com vinil e usar o toca-disco para fazer back-spins, scratchs e outros truques.

O problema era que até agora as controladoras atuais, além de não darem muitas opções para efeitos com mais expressão, ficavam em cima das mesas o que dificulta a visualização do que o artista está fazendo na cabine.

Como o MIDI Fighter 3D vai mudar o jogo?

  • Ele tem um sensor de movimento, com isso efeitos disparados nos botões podem ser modificados ao mexer no aparelho;
  • Os botões tem lâmpadas de led, um software que acompanha o 3D permite ao artista modificar as cores e incluir dezenas de variações de resposta ao som / efeitos – assim o público consegue perceber visualmente onde o DJ está interferindo no som;
  • Com uma adicional de U$100,00 você pode comprar um kit que vai permitir você se apresentar sem precisar ligar nenhuma cabo ao MIDI Fighter (na versão básica é necessário usar cabo USB);
  • Uma alça está sendo desenvolvida para dar alternativas do manuseio;
  • O controlador tem 4 bancos diferentes de mapeamento o que permite uma maior maleabilidade na adição de efeitos.

Agora, quem quiser unir, performance, efeitos e imagem já tem uma ferramenta ideal para trabalhar.

Principais funções do MIDI Fighter 3D:

  • Botões de arcade com led totalmente personalizáveis
  • 4 bancos de controles
  • 6 botões laterais
  • Alça opcional, para controle de instrumentos completo
  • Movimento 3D completo, com rastreamento de cinco graus de movimento
  • Suporte de borracha altamente aderente

Preço: U$249,00

Entrevista Exclusiva com Ean Golden:

Pergunta: Como foi desenvolvido o conceito do MIDI Fighter 3D?

Ean Golden: Eu não vejo muito o MIDI Fighter 3D como um conceito e sim como uma solução, eu queria adicionar expressão para os efeitos do MIDI Fighter tradicional (que é uma espécie de controle remoto do Traktor com botões de fliperama que disparam efeitos) sem incluir faders e knobs – a melhor solução que nós encontramos foi a de colocar sensores de movimento.

Pergunta: Como os controles de movimento funcionam?

Ean Golden: Ele tem tanto acelerômetro, giroscópio e bússola, e nós temos uma equipe bem esperta e treinada, para transformar toda essas informações, para determinar a exata posição ou movimento da ferramenta de uma forma muito mais precisa de que controladores similares como por exemplo o Wiimote da Nintendo (controle que permite ao usuário jogar tênis, como se ele estivesse com uma raquete em suas mãos).

Pergunta: Quais artistas mostraram interesse em incorporar o MIDI Fighter em suas apresentações?

Ean Golden: O Deadmau5 comentou em uma de suas apresentações para fãs no site de Streaming de vídeo Ustream, que ele estava interessado o LMFO também já entrou em contato, nós estamos recebendo um monte de outros pedidos de outros grandes artistas.

Pergunta: É possível usar o MIDI Fighter 3D com outros softwares?

Ean Golden: Sim, é possível. Ele pode ser usado com qualquer software que trabalhe com MIDI.

Pergunta: Você acha que o MIDI Fighter 3D, pode mudar a forma que os DJs se apresentam para sempre?

Ean Golden: Talvez ele seja uma ferramenta que ajude aos DJs a serem mais perfomáticos e a estarem mais conectados com a sua audiência, se isso acontecer pode ser que o paradigma mude e que outras empresas comecem a construir ferramentas similares.

Pergunta: Por que você acha que o MIDI Fighter 3D está chamando tanto a atenção das pessoas?

Ean Golden: Ele é diferente, é inusitado, eu sempre tive essa ideia de pegar os meus controles e posicionar eles de uma forma que a audiência possa ver, mas pegar a controladora da forma que o 3D permite, é um passo a frente. Isso realmente chocou as pessoas e chamou a sua atenção.

Pergunta: Como funciona o software que vem junto com a controladora?

Ean Golden: A 3D vem com um software, que permite que você configure a cor de todos os botões, por exemplo, você pode definir que se o botão não estiver apertado ele vai ficar azul e ao ser pressionado ele vai piscar em vermelho.

Fora a configuração das luzes dos botões e do seu movimento, é possível ligar e desligar os movimentos em separado e customizar de uma forma geral como a unidade trabalha.



Deixe seu comentário