Você acha que Mapeamento de Projeção é alguma mandinga relacionada com vidas passadas ou algo espiritual? Com certeza não.

Mapeamento de projeção

Projection Mapping é a possibilidade de se direcionar a imagem (ou várias imagens) em diferentes posições e ângulos, com isso um castelo, pessoas ou o próprio Papai Noel pode ganhar novos e divertidos contornos.

Esse teaser do projeto Anti-Vj vai te dar uma boa ideia como funciona o Mapeamento de Projeção:

Mas para você se transformar em um expert e também se surpreender veja essa seleção de trabalhos usando esse tipo de tecnologia:

VPT: Video projection tools v4.0 (setembro de 2009)

O software grátis VPT (Windows e Mac) que está agora na versão 4, permite que você faça trabalhos de mapeamento de projeção o mínimo de esforço, e  a melhor notícia que você pode ler nas entrelinhas,  como ele é feito na linguagem de programação MAX e como o MAX for Live vai sair nos próximos dias, pode se dizer que o Ableton Live já tem o seu primeiro candidato a melhor software para VJ e instalações interativas.

Fazer algo nos moldes do Post Natalino vai ser “relativamente fácil”, você só vai precisar de boa música (aberta em Midi para facilitar o disparo de camadas e efeitos), boas ideias e um projetor potente.

O VPT v4.0 tem:

  • 16 camadas (antes eram 8);
  • 2 entradas para câmeras (antes era 1);
  • 8 mixers A-B – perfeito para modulações (antes não tinha);
  • Melhoria no Midi e Osc;
  • Interface melhorada;
  • Preview para segundo monitor – ele pode ser usado em tela simples, dupla ou tripla.

Eu achei a página dos desenvolvedores meio confusa, me perdi para achar onde faz o download, mas eu facilito a tua vida:

Alguem se habilita?