Dj set no Ableton por Ilan Kriger

Dj set no Ableton por Ilan Kriger

Este é o primeiro artigo de uma série, com diferentes artistas que fazem o Dj set ou Live Pa utilizando o Ableton Live. O Objetivo não é ensinar todas as técnicas necessárias para um Dj e sim a forma que diferentes projetos usam o software.

Em vários posts do blog eu já descrevi boa parte das interações possíveis do Live em uma apresentação ao vivo. Muitos leitores tem pedido exemplos práticos dessa tecnologia, nesta série os artistas vão disponibilizar o modelo do projeto utilizado em suas apresentações. Para que você rapidamente posso analisar qual formato acha interessante e quais dispensa no momento. O ponto mais interessante vai ser que no fim você vai ter diferentes visões de como fazer a sua apresentação e assim criar a sua própria identidade.

Dj set no Ableton Live por Ilan Kriger

Eu sempre fui muito preconceituoso com novas tecnologias, por anos Djs que era Dj era quem tocava com vinil, com o tempo fui forçado a começar a tocar com Cd e recentemente mudei novamente agora para um set-up 100% digital.

Set-up:

Como eu conecto o set-up:

-No laptop eu conecto a minha placa de som via Firewire, os dois Audiocubes via usb, I-phone via Wifi e o controle do Nintendo Wii via Bluetooth.
-Tanto o I-phone (aplicativo Touch Osc) e controle do Nintendo Wii passam pelo software Osculator para transformar os movimentos e informações em Midi.
-O EFX-1000 eu ligo diretamente no mixer usando o insert/send (disponível nos mixers Djm 500/600/700/800 da Pioneer).
-O Kaosslilator eu ligo diretamente na placa de som.

Conceito do Live

Como eu não tenho nenhuma música e seqüência pré selecionada cada apresentação sai diferente e é montado no calor da balada. A minha idéia é a de selecionar apenas as melhores partes das músicas para tocar, fazendo re-edtis ao vivo, posso começar a música direto no segundo minuto, ou corta-lá rapidamente. Com os vocais, efeitos e samples extras eu crio novas versões que muitas vezes surgem por puro imrpoviso e melhor ainda quando eu estou percebendo a reação do público.

Para você entender melhor sobre o conceito que eu aplico leia esse artigo: Dead ou Live Pa

Como eu monto o projeto no Ableton:

Eu toco 100% do tempo na tela de cenas, normalmente eu começo sem nenhuma música carregada no projeto (só acapellas que já estão pré-organizadas).

White noise

white-noise

Neste canal eu uso o sintetizador Nativo do Ableton Operator para criar um som de white noise, eu utilizo o botão A do controle do Nintendo Wii para ligar e desligar ele e o acelerômetro para mudar o cut off e a modulação do filtro. Neste post eu descrevo em detalhes como fazer isso.

O white noise (ruído branco em português), é o chiado que as antigas Tvs faziam quando um canal não estava sintonizado, esse som é muito usado nós breaks das música para criar efeito de antecipação.

Efeitos com samples

efeitos-com-samples

Este é um canal com uma aplicação parecida do canal de White Noise, mas aqui eu uso samples para gerar os sons, que podem ser manipulados por um filtro que também é controlado pelo Wiimote, para ativar eu uso a seta para o lado direito que liga esse canal.

Canais 1, 2, 3 e 4

canais-1-2-3-e-4

Utilizo todas as saídas da minha placa de som para dividir o som de cada um desses canais, no mixer fica como se fossem 4 cdjs ou 4 toca-discos. O canal 1 vai para as saídas 1 e 2, canal 2 para as saídas 3 e 4 e assim por diante.
Não misturo 4 músicas inteiras aqui ou o resultado final seria uma grande bagunça, eu geralmente nos canais 1 e 2 coloco músicas inteiras, no canal 3 loops e no 4 canal samples de efeitos ou break de músicas.

Vox e canais com samples de Acapella

grupo-vox-acapellas

Eu tenho 4 canais onde eu coloco as minhas acapellas, divido elas em longas (mais de 1 minuto), 32 tempos, 64 tempos e em loop. Jogo todos esses canais no grupo chamado vox, nele eu uso um filtro que é manipulado pelo meu I-phone.

Canais de Return

Uso dois canais, o primerio para Delay e outro para Reverb, com o meu I-phone eu posso mandar qualquer um dos outros canais para os efeitos.

Master

Não coloco nenhum tipo de efeito ou processador no master.

Confira o Dj set que eu gravei utilizando o Ableton Live para o programa Techno Tv da www.groovechannel.com.

Faço o download do projeto do Ableton neste link.

A AIMEC Curitiba está lançando no mês de março um curso de Discotecagem no Ableton Live, neste curso você vai aprender em detalhes todas essas técnicas e mais:

  • Introdução ao Ableton Live;
  • Warp (áudio elástico);
  • Warp Modes;
  • Re-edits;
  • Launch;
  • Como montar e editar e masterizar um set mixado;
  • Como utilizar equalizadores;
  • Como fazer automações;
  • Filtros;
  • Mash-ups;
  • Como trabalhar com acapellas;
  • Como adicionar o Ableton ao dj set;
  • Dj set no Ableton;
  • Como sincronizar 2 computadores;
  • Como adicionar loops e efeitos;
  • Live mash-ups;
  • Controladores Midis alternativos;
  • Mercado.

Mais informações no www.aimec.com.br