Produção Musical, Live Pa, DJ e VJ

dj-set-no-ableton-live

Dj set no Ableton por Ilan Kriger

Este é o primeiro artigo de uma série, com diferentes artistas que fazem o Dj set ou Live Pa utilizando o Ableton Live. O Objetivo não é ensinar todas as técnicas necessárias para um Dj e sim a forma que diferentes projetos usam o software. Em vários posts do blog eu já descrevi boa parte […]

» Escrito por em 02.03.09.

dj-set-no-ableton-live

Este é o primeiro artigo de uma série, com diferentes artistas que fazem o Dj set ou Live Pa utilizando o Ableton Live. O Objetivo não é ensinar todas as técnicas necessárias para um Dj e sim a forma que diferentes projetos usam o software.

Em vários posts do blog eu já descrevi boa parte das interações possíveis do Live em uma apresentação ao vivo. Muitos leitores tem pedido exemplos práticos dessa tecnologia, nesta série os artistas vão disponibilizar o modelo do projeto utilizado em suas apresentações. Para que você rapidamente posso analisar qual formato acha interessante e quais dispensa no momento. O ponto mais interessante vai ser que no fim você vai ter diferentes visões de como fazer a sua apresentação e assim criar a sua própria identidade.

Dj set no Ableton Live por Ilan Kriger

Eu sempre fui muito preconceituoso com novas tecnologias, por anos Djs que era Dj era quem tocava com vinil, com o tempo fui forçado a começar a tocar com Cd e recentemente mudei novamente agora para um set-up 100% digital.

Set-up:

Como eu conecto o set-up:

-No laptop eu conecto a minha placa de som via Firewire, os dois Audiocubes via usb, I-phone via Wifi e o controle do Nintendo Wii via Bluetooth.
-Tanto o I-phone (aplicativo Touch Osc) e controle do Nintendo Wii passam pelo software Osculator para transformar os movimentos e informações em Midi.
-O EFX-1000 eu ligo diretamente no mixer usando o insert/send (disponível nos mixers Djm 500/600/700/800 da Pioneer).
-O Kaosslilator eu ligo diretamente na placa de som.

Conceito do Live

Como eu não tenho nenhuma música e seqüência pré selecionada cada apresentação sai diferente e é montado no calor da balada. A minha idéia é a de selecionar apenas as melhores partes das músicas para tocar, fazendo re-edtis ao vivo, posso começar a música direto no segundo minuto, ou corta-lá rapidamente. Com os vocais, efeitos e samples extras eu crio novas versões que muitas vezes surgem por puro imrpoviso e melhor ainda quando eu estou percebendo a reação do público.

Para você entender melhor sobre o conceito que eu aplico leia esse artigo: Dead ou Live Pa

Como eu monto o projeto no Ableton:

Eu toco 100% do tempo na tela de cenas, normalmente eu começo sem nenhuma música carregada no projeto (só acapellas que já estão pré-organizadas).

White noise

white-noise

Neste canal eu uso o sintetizador Nativo do Ableton Operator para criar um som de white noise, eu utilizo o botão A do controle do Nintendo Wii para ligar e desligar ele e o acelerômetro para mudar o cut off e a modulação do filtro. Neste post eu descrevo em detalhes como fazer isso.

O white noise (ruído branco em português), é o chiado que as antigas Tvs faziam quando um canal não estava sintonizado, esse som é muito usado nós breaks das música para criar efeito de antecipação.

Efeitos com samples

efeitos-com-samples

Este é um canal com uma aplicação parecida do canal de White Noise, mas aqui eu uso samples para gerar os sons, que podem ser manipulados por um filtro que também é controlado pelo Wiimote, para ativar eu uso a seta para o lado direito que liga esse canal.

Canais 1, 2, 3 e 4

canais-1-2-3-e-4

Utilizo todas as saídas da minha placa de som para dividir o som de cada um desses canais, no mixer fica como se fossem 4 cdjs ou 4 toca-discos. O canal 1 vai para as saídas 1 e 2, canal 2 para as saídas 3 e 4 e assim por diante.
Não misturo 4 músicas inteiras aqui ou o resultado final seria uma grande bagunça, eu geralmente nos canais 1 e 2 coloco músicas inteiras, no canal 3 loops e no 4 canal samples de efeitos ou break de músicas.

Vox e canais com samples de Acapella

grupo-vox-acapellas

Eu tenho 4 canais onde eu coloco as minhas acapellas, divido elas em longas (mais de 1 minuto), 32 tempos, 64 tempos e em loop. Jogo todos esses canais no grupo chamado vox, nele eu uso um filtro que é manipulado pelo meu I-phone.

Canais de Return

Uso dois canais, o primerio para Delay e outro para Reverb, com o meu I-phone eu posso mandar qualquer um dos outros canais para os efeitos.

Master

Não coloco nenhum tipo de efeito ou processador no master.

Confira o Dj set que eu gravei utilizando o Ableton Live para o programa Techno Tv da www.groovechannel.com.

Faço o download do projeto do Ableton neste link.

A AIMEC Curitiba está lançando no mês de março um curso de Discotecagem no Ableton Live, neste curso você vai aprender em detalhes todas essas técnicas e mais:

  • Introdução ao Ableton Live;
  • Warp (áudio elástico);
  • Warp Modes;
  • Re-edits;
  • Launch;
  • Como montar e editar e masterizar um set mixado;
  • Como utilizar equalizadores;
  • Como fazer automações;
  • Filtros;
  • Mash-ups;
  • Como trabalhar com acapellas;
  • Como adicionar o Ableton ao dj set;
  • Dj set no Ableton;
  • Como sincronizar 2 computadores;
  • Como adicionar loops e efeitos;
  • Live mash-ups;
  • Controladores Midis alternativos;
  • Mercado.

Mais informações no www.aimec.com.br



Deixe seu comentário

  1. O que é esse efeito White Noise?

    Outra coisa que eu vi em outro Post sobre uma duvida de Baixo, no caso acho que perguntaram sobre baixo de electro tem como voces fazerem um tut.. mais sobre algo geral de linhas de baixo dicas importantes!

    Muito legal o site!

    Aprendedo muito por aqui

    Alex Fontana
  2. Oi Alex,

    Editei o post com mais informações sobre o white-noise, fiz um outro tutorial no blog onde eu descrevi em detalhes como fazer e controlá-lo: http://ilankriger.net/2009/01/como-conectar-o-controle-do-nintendo-wii-no-mac-osculator-ableton-live/

    qualquer coisa manda outro comentário

  3. Legal Ilan ….

    Eu tinha visto um coment em um post logo atraz, vai rola sobre esse lance da linha do baixo seria legal…

    Ate mais

    Alex Fontana
  4. Muito legal seu trabalho Ilan
    Queria reportar aqui que o link com o projeto para download esta com erro.
    O Arquivo vem com 0 bytes.

    Abraços

    Guilherme
  5. Oi, realmente o arquivo está com erro!! vou refazer e faço o upload no máximo até amanhã, desculpa qualquer problema causado.

  6. Beleza Ilan!
    Valeu pela atenção, fico contente em saber que você le os comentários hehehe
    Fico no aguardo do arquivo correto
    Abraços

    Guilherme
  7. Oi Guilherme.. desculpa a demora finalmente o link está funcionando!!

    abraço

  8. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CONSEGUIR ESTE PROGRAMA !!!?

  9. Oi,

    você pode baixar um versão demo que dura 15 dias no site http://www.ableton.com/downloads.

    Essa versão tem todas as funções do original!!!

    ilankriger
  10. Parabens pelo blog… somzera no set!

    daniloblm
  11. Oi Ilan, parabéns pelo blog! Acesso todo dia! Queria te perguntar o seguinte… No projeto, por que que nos canais 1 e 2 o “audio to” fica em “sends only” e os canais 3 e 4 vc deixa em “ext. out”?
    Abç.

    Marcelo Pereira
  12. Oi Marcelo,
    tem u
    Tudo blz?!

    Como eu uso uma placa de som com 8 saídas, normalmente eu coloco cada um dos canais com música em uma saída diferente. Provavelmente apareceu assim no seu cpu por que você tem uma placa de som com menos saídas. Você pode pegar e jogar todos os canais em um mesmo lugar e mixar internamente.

    ilankriger
  13. Boa tarde …
    estou comecei a vida de DJ a 1 e meio ano desde o inicio do curso ate comecar a tocar realmente em festa com qualidade pois preferi ir com calma pra evitar catastrofes hehehe e aos poucos estou comecando a mexer com outras tecnologias , ou seja cada passo em seu devido lugar , recentemente fiz um investimento e comprei um not melhor , e peguei o ableton com um amigo que tb e dj so q como eu e ele nao temos muito tempo pra ver sobre os passos resolvi apelar a internet e achei seu blog e como vi tens dicas de como usar o ableton , gostaria de ver como faz pra gravar um set nele sem os equipamentos tenho as cdj tb mas nada como apoerfeicoar ainda mais a tecnica .
    fico no aguardo ,
    Abrasss

    ale bertoldi
  14. muito bom, adicionar o Ableton em sua performance, deve habilitar inumeras possibilidades em questao de mixagens, efeitos e outras coisas, tirando que voce ussa o iPhone, o controle Wii, e o AudioCubes para prender um pouco a galera na questao visual, criando um diferencial que pós-festa as pessoas se recordem de voce, utilizando esses esquipamentos, muito bom mesmo, parabens pelos post, e pelo set

    Alysson
  15. Opa blz,
    Então brother, eu tenho a placa audio 8 NT de 4 canais, mas ainda não entendi como voce direciona os canais do ableton pros canais da placa?
    não consigo dividir os canais, só consigo fazer funcionar o canal master do ableton em apenas 1 canal da placa.
    aguardo
    abraço

  16. Oi Gustavo,

    é relativamente fácil!! tem um botão do lado direito no centro. I-O, clique nele vai abrir um patch bay, lá você pode direcionar o áudio para onde você quiser.

    Clique no audio to.. se as portas não estiverem liberadas aperte em configure!! qq coisa dá um toque

    abs

    ilankriger
  17. ops blz !
    queria saber se existe outros projetos que eu possa baixar ?!?!
    e pq eu tenho que ter essa placa de 8 saidas ! se o master usa só umaa ?
    VLW

  18. ah e tbm como escolher o playlist do set ..
    tipo com introduçao .. tem alguma regra criativa ?

  19. Ops
    acabei de baixar esse projeto mais ñ consigo escutar os samples dele !
    ñ sai nenhun audio ..
    seráa que o projeto ta conf com a sua placa ?? ajudae !! FLO
    Brçao

  20. Oi,

    acredito o problema seja mesmo a configuração da placa de som.

    Abra o patch bay e envie todos os canais para o master.

    ilankriger
  21. Legal pelo toque…
    as matérias aki no site estão muito boas…
    mas eu gostaria de saber que tipo de notebook os produtores estão usando para tocar durante o dia… eu já toquei algumas vezes e foi um sofrimento… a luz do sol ofuscou a tela quase 100%… quase não deu pra ver nada…
    e também gostaria de saber qual recurso o pessoal usa no palco para evitar este contratempo!!! Tá uma dica de matéria!
    Valeu!

    : )

  22. Acho que não tem uma receita de bolo.

    é bom ter bastante memoria!!!

    Tem muita gente que faz misérias com uns calhambeques, você precisa descobrir qual é o limite da sua maquina.

    ilankriger
  23. Bonjour à tous, je proposes des pre-mastering de vos compositions, c’est à dire faire sonner PRO vos compositions et mixages.
    Le service est totalement Gratuit jus’à début Janvier 2010.

    Venez écouter les exemples de pre-mastering :

    http://maoableton.forumactif.net/exemples-demandes-de-pre-mastering-de-vos-compositions-f27/

    Vous pouvez vous aussi en profiter et faire votre demande.

    Les pre-mastering deviendront ensuite payants, toutes les infos ici :

    http://maoableton.forumactif.net/exemples-demandes-de-pre-mastering-de-vos-compositions-f27/profitez-en-car-les-pre-mastering-deviendront-payants-t2405.htm

    et ici :

    http://maoableton.forumactif.net/exemples-demandes-de-pre-mastering-de-vos-compositions-f27/faites-sonner-pro-vos-compositions-mixagespre-mastering-t1532.htm

    Amicalement, Didier.

  24. fala ilan blz…
    Entao eu nao sabia que voce tinha o audiocubes… Voce anda falando pouco dele porque, relamente acha que o seu dinheiro nao foi um bom investimento. Eu to pensando em comprar um. Eu uso dois xone 1d e traktor pro, placa de 8 saidas etc etc. Gostaria de acrecentar outro lap top com ableton apra eu poder colcoar loops, efeitos acappelas enfim. Etamben apra ter duas posibilidades, nao ficar encima de um so equipamento. Achei bacana usar o audio cubes. Se eu tiver 2 eu consigo fazer triger de 16 loops no ableton, se eu tiver 4 entao ai eu consigo triger de varios neh. Mas e caro, acho bacana o fato de ainda se rnovidade, pouca spessoas terem. Queria um review seu enfim voce falando um pouco dele. Dar sua opniao, como que voce usa, se fucniona bem mesmo enfim. Os videos do youtube que eu encontrei nao sao taooo claros quanto a utilidade. Os que mostra Wii e live, wii e dj tem muito mais info, e gente fazendo coisa nova.

    Brigado ilan, seu trabalho no blog e incrivel. Pena que sou resido em SP e seus workshops e palestras sao nem curitiba e no sul. Ma so proximo evento como winter conference e etc eu estarei presente.

    Eric Neumann
  25. Ola ilan.

    Sou um dj novato, digasse muito novato.

    Minha dúvida é muito simples, com o ableton + mac + mixer da pra se fazer um dj set ?

  26. E ae Ilan ;D
    será que tem como botar a tracklist do set ?
    abrasss

    Jean Carlos
  27. Oi Jean,

    Esse é um set mais antigo eu nem lembro quais eram as músicas. desculpa não poder ajudar.

  28. Olá Ilan!
    Muito obrigado pelas informações.
    Voce optou por esta placa par ter 4 canais estereos como se fosse 4 cdj?
    Voce poderia conferir o link do projeto, pois eu baixei aqui e quando fui extrair não rolou.
    Obrigado
    Abrs

  29. ILAN, qual opção de programas é mais indicada para eu gravar meus sets?

    Marcio Simão
  30. Pode ser no Audacity, Soundforge ou no próprio Ableton Live: http://ilankriger.net/tutorial/tutorial-grava

  31. Ainda tem esse curso na Aimec? Você dá esse curso particular? Tenho interesse em fazer e não achei nada no site da aimec. Se rolar o curso me manda alguma info no gabriel_designer@hotmail.com

    Desde já obrigado.