O Gustavo Silveira lançou um projeto muito legal é a fábrica brasileira de controladores MIDI para DJs e Produtores Musicais – Bitcontrollers.

“Sou formado em Composição Musical, pela UFPEL, e cheguei fazer parte dos meus estudos nos EUA, pelo Ciência Sem Fronteiras. Durante a graduação sempre me interessei bastante pela parte tecnológica da produção musical, então acabei estudando programação (Max/MSP e C++).

 

Depois que me formei, fim do ano passado, comecei a pesquisar a como construir um controlador pra mim, por hobby e para economizar mesmo! Aí acabei me aprofundando na plataforma Arduino, que é um hardware+software open source que permite, entre outras coisas, criar interfaces que comuniquem o mundo real com o virtual, como em uma controladora midi. Depois de umas experiências resolvi criar a Bit Controllers, onde desenvolvo algumas ideias minhas, mas, principalmente, desenvolvo ideias dos clientes.

 

O cliente chega com uma ideia, desenvolvemos essa ideia em conjunto, e eu construo o controlador! Podemos criar desde algo mais simples apenas com botões e potenciômetros a algo mais inusitado com com sensores de distância para se controlar como um Theremin.”

 

Achei muito interessante esta iniciativa, com o preço do dólar o Fliper (único produto à venda por enquanto), fica em R$399,00, bem mais barato que o MIDI Fighter (controlador mais parecido com ele).

 

Confira um vídeo com a demonstração do Fliper: