Produção Musical, Live Pa, DJ e VJ

Technics-SL-1200MK5

A era dos toca-discos terminou? Technics para produção em fevereiro de 2010

Update: Ao que tudo indica o fim da era dos toca-discos não vai ser em fevereiro de 2010, a Panasonic desmentiu o boato. Veja mais informações aqui: http://www.cnet.com.au/analog-in-decline-but-technics-not-dead-339299759.htm Vi isso no www.dexixer.com. A era dos toca-discos terminou? Ainda não saiu um anúncio oficial da Panasonic, mas ao que tudo indica, os lendários toca discos Technics [...]

» Escrito por em 28.11.09.

Update:

Ao que tudo indica o fim da era dos toca-discos não vai ser em fevereiro de 2010, a Panasonic desmentiu o boato. Veja mais informações aqui: http://www.cnet.com.au/analog-in-decline-but-technics-not-dead-339299759.htm

Vi isso no www.dexixer.com.

A era dos toca-discos terminou?

Ainda não saiu um anúncio oficial da Panasonic, mas ao que tudo indica, os lendários toca discos Technics Sl1200, Sl1210, que é o preferido de 10 entre 10 Djs que tocam com vinil, vão ter a sua produção encerrada em fevereiro de 2010. O motivo é a diminuição drástica das vendas.

Technics-SL-1200MK5

Quem matou o vinil?

A indústria fonográfica (a morte do vinil marcou o começo do fim dessa indústria), com o lançamento do CD em 1992, o novo formato foi “vendido”, como sendo a mídia perfeita, com qualidade superior e que nunca iria riscar e muito menos pular. A gravadoras ganharam milhões nesta época, pois todo mundo foi “forçado” a substituir os bolachões pelos disquinhos prateados.

O Cd é realmente mais prático, imagine como seria:

  • Toca-discos portátil;
  • Toca-discos de carro.

Mas ele está longe de ser a mídia perfeita, eles estragam, riscam e pulam.

A indústria poderia ter mantido o vinil ao lado do CD, pois:

  • É impossível piratear o vinil;
  • O vinil tem um encarte grande, que poderia ser explorado para outros fins comerciais;
  • Em cada casa existiam toca-discos que com a derrocada do vinil foram sucateados – as pessoas não queriam simplesmente parar de comprar vinil (elas foram obrigadas).

Fica fácil analisar agora que a Internet e os gravadores caseiros de CDs, permitiram que qualquer um, copie música livremente. Na época ninguém imaginava que isso seria possível.

Qual é o futuro da discotecagem?

Traktor, Pioneer CDJ 2000/900 ou Ableton + Serato?

Que o futuro vai ser digital, agora ninguém mais duvida, mas será que nós teremos algum formato padrão como o toca-disco foi por anos?

Acredito que isso vai ser impossível, pois com tantas opções e formas diferentes de apresentação, cada artista vai optar por uma ferramenta diferente.

Traktor

O software da Native Instruments, se transformou no preferido de muitos Top Djs, muito por causa da sua confiabilidade, qualidade de efeitos, placa de som e integração com o Itunes.

Ele tem tudo para entrar em 2010, com uma maior fatia de mercado com o lançamento do Kontrol-X1.

Pioneer CDJ 2000 e CDJ 900

Eles são lindos e com dezenas de funções que deixaram, eles a quilômetros de distância de qualquer outro CDJ no mercado. O DJ inglês Sasha que era um divulgador do Ableton, acabou de abraçar essas novas ferramentas.

Mas vale a pena?

Ableton + Serato

Essa pode ser a última chance da Ableton e o do Serato de recuperar o terreno perdido nos últimos anos. No dia 14 de janeiro o fruto dessa parceria vai estar disponível.

Como vai ser esse novo software? As duas empresas estão guardando a resposta a sete chaves.

O que o fim da produção dos toca-discos da Technics significa para nós?

Mesmo que você toque com vinil, o impacto vai ser pequeno, os toca-discos da Tekcnics tem uma alta durabilidade, muitos deles estão funcionando bem com mais de 20 anos de uso.

O preço dos usados, com certeza vai aumentar, e oficinas que fazem manutenção vão ter mais trabalho.



Deixe seu comentário

  1. triste noticia ;/

    Cleber Araujo
  2. sem contar também que o cd morreu também…definitivamente vc vai numa loja de cds?

  3. O futuro é dos controladores midi Xponent da M-audio (eu uso), VCi 100 e 300 da Vestax e os absurdamente caros Xone DX da Allen Heath e NS7 da Numark.
    Eu acredito muito que a M-audio vai lançar uma nova versão da Xponent em 2010 e que a Pioneer sucumbirá à era dos controladores midi, porém eu esperei por anos que ela criasse um super toca-discos e isso não aconteceu.

  4. thats the evolution baby !!!
    essa era a hora pra comprar uns 6 e estocar…vai valer ouro, pra colecionador, mais pra frente kkk

  5. Caro Ilan, noticia totalmente expeculativa. Na propria materia se fala disso! Apos verificação a propria Panasonic não tem conhecimento de tal news realese. Note o quote:
    “…yet speculative news to share.”

    DJ Boca Salles
  6. Concordo que estamos na era de domínio das controladoras MIDI e mp3, mas realmente ainda não acredito que as famosas MK serão descontinuadas com tanta facilidade! Posso estar chutando bem errado mas só acredito vendo heheheh

    abraço a todos!

    Fernando Lunelli
  7. Chegou o fim dos djs hj em dia nao precisa muita coisa pra ser dj meu sobrinho de 7 anos ja usa um mixer como muita gente grande e como nao precisa achar mais o pitch porque os softwares fazem isso basta apenas selecionar as tracks e sair tocando nao me admira muito se daqui a uns 5 anos a cada 100 habitantes 40 serao djs hj em dia a tecnologia faz tudo dj so vai precisar ser bonitinho e ficar fazendo pose na frente do publico com roupa de marca e a nova era “JESUS LUZ” e esse ainda tem gente que faz isso por ele (ajusta o equipo) e triste mas a tecnologia se nao for bem trabalhada tambem traz junto muitos maleficios hj em dia me pergunto pra que dj de verdade.

  8. Que bom.
    Ja estava cansado de ouvir os djs velha guarda, ficarem de mimimi só porque sabem usar um PITCH, quem não sabe usar um pitch? Se o Jesus Luz ficar um mes todo dia brincando de treinar pitch, ate ele vira expert. Acordem pitch não é nada, pitch, é besteira. Quem aqui, vai defender que “UAU eu domino a tecnica do PITCH?” Aff

    Sobre a qualidade do audio, ok, isso é outra historia, acredito sim, que existe um linha mmmmuito tenue entre um arquivo digital de alta qualidade e um vinil de alta qualidade. Mas ja adianto, 2% dos djs notam essa diferença. O resto fica de blablabla, pra defender seu ganha pão, afinal quem quer se desfazer de quilos e quilos de resina de petroleo?

    Muitos djs perdem a noção da sua real função, acham que só são o que são porque tem um par de techinks e discos.

    E ai chega a hora da verdade. QUEM??? eu digo quem na pista?? Ta ligando se o cara ta colocando um Vinil com seja la o que for? Quem ta ligando se o dj la na cabine esta super concentrado porque ele esta no “processo de ajustar o pitch” Porque se ele errar!!!!! Tudo pode ir por agua abaixo! C´mon… Caiam na real.

    Que pé no saco é ficar esperando o fulano brincando de 1×1 (1 disco x 1 disco). Claro, existem casos diferentes, o Murphy por exemplo faz um 1×1 insano, o cara com 2 braços faz 15-1×1 em 4 minutos se ele quiser.

    Agora a maioria fica la, toca 4 minutos de uma musica, “momento pitch”(que todo mundo ta se lixando) e passa pra outra musica. Não, não, mas é vinil.

    Technicks, te amo, tenho vcs no melhor canto da minha casa, ja fomos muitos felizes, chegou sua hora de descansar.

  9. Pois e mas ninguem falou em tocar so com vinil o technics serve pra tocar com plataformas como serato e tracktor e esse papo de que dj nao precisa de pitch e papo de incompetente que nao tem capacidade de aprender a ajustar o pitch e sempre que tentou se ferrou outra coisa e verdade sim que o povo ta poco se lixando porque ele nao conhece a tecnica e nao tem obrigacao de conhecer agora pra quem conhece sabe quem engana e quem realmente tem capacidade pra ser dj e nao depende de software pra isso porque dj nao e so selecionar musica e sim o conjunto inteiro musica mais mixagem perfeita alem de muita pesquisa e dedicacao. Outra coisa conheco muita gente ai que faz anos que tenta aprender a sincronizar o bpm e nao aprendeu ate hoje mesmo treinando 4 hs por dia ai recorre ao sync nao e a toa que o pessoal que nao curte musica eletronica fala pra ser dj e so apertar o play pura verdade infelizmente porque hj em dia o que vale e aparecer nao importa como “o mundo e dos fakes” na minha opiniao “o mundo e dos incompetentes”

  10. Cris, desculpa meu amigo, mas essa defesa do “PITCH” nao me convence nada. Eu, e no meio que eu vivo nunca ouvi nenhum dj dizer que não sabe mexer num pitch. A uns 8, 9 anos lembro que a gente deixava o braço da technics ultra sensivel justamente porque nao queriamos que ninguem colocasse a mao no disco, veja vc, que besteira. Hoje sempre rimos dessas coisas. Os tempos sao outros, o que importa é a qualidade sonora, a seleção de musica, a equalização das musicas, hoje me preocupo muito mais na qualidade do meu arquivo digital, (porque hoje sim, tem uma enchurrada de arquivos digitais que tem valor criativo e pessimo valor de masterização).

    Sincronizar BPM, quem se importa com isso? Vc realmente se da valor por saber sincronizar bpm? Alguem desse site se da esse valor? Não pode ser. EU mesmo, sempre tentei ser agil, tanto que nao tenho tempo pra “pre sincronizar, eu simplesmente ponho o disco acho o ponto e ja saio tocando” porque? Porque isso é algo rotineiro que ninguem tem que se auto vangloriar. Isso pra mim soa, como ligar um carro e colocar na primeira marcha, todo mundo tem que saber.

    O que acontece é que hoje todo mundo sabe ajustar pitch, e por isso que eu to cagando pra isso, como foi citado la em cima, a criançada brincando em casa aprende fazer isso.

    A questão é que a maioria dos djs se creen celebridades, e nenhuma celebridade quer dividir espaço com outras de rapida ascensão.

    Fake pra mim é igual a novato que se deu bem. Quando eu comecei eu era um Fake porque tocava no meu quarto…depois aprendi a tocar e virei um dj? Acho sim que tem muita gente incomodada pela popularização desse mercado, e vai piorar.

    Ou vcs se atualizem ou estão fadados ao fracasso.
    E vcs tem sorte que tem esse blog poe muito conteudo util e ensina a reaproveitar melhor os 4 minutos peridos de um vinil 1×1.

  11. Qual era o assunto mesmo?

  12. Caro lino a questão nao esta relacionada ao vinil se vc mesmo diz que todo mundo sabe achar o pitch acho que esta enganado quanto a questao de se atualizar o que significa pra vc comprar software da hora isso nao muda em nada hj em dia qualquer um pode fazer issso o que significa que basta ter grana pra ser dj e sair tocando por ai.Quanto a dj celebridade pra mim dj de verdade sao gente como o Marky o murphy Cristian varela e Sven vath o resto e so modinha tipo david Guetta que nao toca nada assim como muitos que apos obterem a fama e a grana adquiriram a sindrome do Ronaldinho fenomeno vivem so da banca ou seja bancam o dj com ajuda da tecnologia com seu sync e ficam tomando champagne enquanto tocam. infelizmente hj nao se da valor ao trabalho e a ralacao se da valor a imagem.Quanto a aprender a tocar todo mundo treinava no quarto e se te chamaram de fake e porque eram gente sem conhecimento quanto a questao de achar o pitch se vc sabe tao bem assim entao coloca uns videos no youtube que quero ver e me passa o endereco, e ai aceita o desafio? abracao

  13. Ja ia esquecendo se e tao facil assim achar o pitch porque entao foi criado o sincronizador? Vc nao acha que isso e contraditorio? e nao me diga que e por causa do tempo da musica na pista que e besteira tem muita gente boa ai rodando 8 9 e 10 minutos da mesma musica na pista isso varia conforme estilo.

  14. “como foi citado la em cima, a criançada brincando em casa aprende fazer isso.”

    A crianca que citei nao aprendeu a achar o pitch aprendeu sim a usar o sincronizador no software vc se enganou outra vez.

  15. Cris.

    Não vou mais discutir cara, fechamos assim:
    - PITCH, é o que ha.
    - 2 decks, é o que ha.
    - Pobres entendem de musica, quem compra equipamente caro é rico que nao entende de musica.
    - Djs digitais sux.
    - Se não toca com vinil não dj:
    - Quem usa pitch digital é fake que quer se aparecer.

    E eu achando que aqui nesse site todo mundo ja estava em outro nivel.
    Sobre djs celebridade, deixem eles, va estudar capitalismo, socialismo, e va entender que 95% das pessoas trabalham por dinheiro, um dj nao e diferente. Se ate o toninho da padaria quando lucra compra um carro novo, porque o David Guetta nao vai fazer isso?

    Ser humilde é outra coisa, mas vai conferir a agenda do marky ou murphy, a vida deles é de celebridade no meu ponto de vista. Eles trabalham, sim, mas disfrutam de uma vida que pouquissimos tem acesso.

    Cris, desencana um pouco cara, abre mais sua cabeça, nao se feche em guettos, nao crie regras, nao seja preconceituoso com o novo, essa briga esta perdida, todo mundo sempre criticou arquivo digital, dps que surgiu o serato etc e etc, todo mundo disfarça mas usa e ainda diz que ta tocando com vinil ¬¬

    Use todo o seu conhecimento, sua capacidade que vc adquiriu todo esse tempo e tenta jogar com a tecnologia, vc vai se supreender.

    A cada dia que passo eu fico mais impressionado e curioso com as formas de manipular musica, djs digitais sao interessantes, cada um tem seu setup, seus hardwares, seus softwares seus esquemas, e sempre divertido trocar experiencia com esse publico.

    Abs e boa sorte com suas mks.

  16. Achei uma pena a forma que os comentários deste artigo, foram saindo do assunto e caindo para ofensas pessoais (foi a primeira vez que eu vi isso aqui no dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress).

    Sobrou xingamentos até para o site…

    Um pouco disso foi minha culpa, normalmente quando vou escrever sobre assuntos tão cabeludos, faço uma ressalva, ressaltando a imparcialidade que eu estou tentando assumir…

    Discutir vinil vs cd (digital), techno vs psy e etc. além de não proporcionar nenhum resultado convincente para as duas partes é a mesma coisa que discutir futebol, religião e etc. Para mim discutir isso é para quem não tem assunto!!!

    Mas no fim, cada um tem a sua ideia, custa respeitar a da pessoa que está do seu lado?

    Se você está feliz tocando com fita k7 ou Ableton e Traktor sincronizados eu estou feliz por você!! Mas não é por isso que você precisa converter tudo e tudos para mostrar que isso ou aquilo é melhor.

    Tem um pensamento que eu li no livro “Cultura da convergência” do Henry Jenkings que se encaixa muito bem…

    “Quando inventaram o cinema, o teatro não acabou, quando inventaram a Tv o cinema não acabou, quando inventaram o youtube a tv não acabou.

    Os novos meios surgem, são adotados por uma parcela da população, mas não é por isso que antigos modos e formas devem e vão ser abandonados.”

    Acredito que no futuro teremos ainda DJs tocando com vinil como nós teremos DJs tocando com computador e etc.

    Cada um na sua!!

    ilankriger
  17. Com licenca Ilan me desculpe mas ninguem tratrou- se com ofencas e nem sequer ofendeu seu blog ate porque fazemos uso dele o assunto em que entramos eu e o Lino foi relacionado a questao do uso do Sync nao sou contra a tecnologia sou contra ao mau uso dela e te digo porque na minha opiniao se continuar dessa forma adeus a profissao de dj porque cada vez mais surge pessoas nesse meio totalmente despreparadas que tem grana pra comprar o que existe de novo e ja se entitulam dj na minha opiniao usar o sync para mixagem mostra o despreparo de muitos nao condiz com a profissao porque digo isso porque possibilita que gente que so quer aparecer ter fama ou dinheiro possa discotecar sem o minimo de esforco sei que tu pode nao concordar com isso ate porque tu faz uso desse item mas e a minha opiniao e nos meus comentarios estava defendo ela; quanto a questao do vinil ou de estilo musical ou a questao de arquivo digital se toca com cd ou vinil ou serato se vc observar nao entrei nisso embora o lino tenha levado para esse lado se de certa forma vc se ofendeu com essa discussao me desculpa cara pelo menos nao era minha intencao e pode ficar tranquilo que nao posto mas nenhum comentario por aqui valeu abracao.

  18. pelo contrário.. não vejo motivo para você deixar de dar a sua opinião!!

    só acho que cada um pode e deve defender o seu lado, sem atacar a forma que o outro faz ou não da tecnologia.

    ilankriger
  19. Ilan, ninguem atacou seu blog.
    Eu uso ele e nao poderia atacar-lo.

    Cris, continuo achando que pitch, nao é nada, pitch serve pro alinhamento da musica, e pra uma firula ou outra, mas ainda credito que sim, a tecnologia vem pra somar, pra dar possibiliades, pra mudar visoes, pra descontruir, recriar, retrabalhar conceitos.

    Não me importo nem um pouco se as pessoas tocam com softwares que tem auto sync, pra mim o que eu mais valorizo é o que veio antes, depois e o durante a musica.

  20. sou dee jay desde 1988 esse cara ai ta brincando poxa mk2 é mk2 sem comentários agora você deve ser dj de aparelhagem uma merda que tem em belem para tocam technobrega com pcdj. aceleram a musica a voz do cantor entre aspas. fica igual a voz do tico e teco tenho varios vinis nacionais e importados comprados na play house e djshopping em belem abraços a todos djs que curtem musica so um lembrete esse negocio de baixar musica pela internet não atrapalha em nada por que essa galera de hoje so baixa essas porcarias de musicas forró diferente sertanejo que o cara quer ser gatinho tecnhobrega ou technomerda em belem agora a galera que conhece musica baixa só os classicos da era musica de verdade esse cara que fala do pitch deve escutar musica num dvd em cima de uma caixa amplificada e tomando cerveja quente. no final sempre tem porrada uma merda

    masterdj s. l
  21. Sou Dj há 20 anos já e hoje uso tecnologias digitais (Serato, softwares, timecode cds etc).
    Algumas pessoas já me pediram pra dar aulas de discotecagem pra elas. Eu disse que daria sem problemas mas teria que antes aprender a tocar com vinil, o que eu também me propus a ensinar.
    Por mais que o Dj não vá usar essa tecnologia, ele tem a obrigação de saber como utilizar. Pode ser que esse conhecimento "salve sua vida" no futuro.
    Minha opinião pessoal: Um Dj que não sabe utilizar vinil e não sabe mixar duas músicas no braço, na raça e na uhna, não é um Dj completo.

    Tiro isso essa lição também no meu curso de piloto privado pois hoje em dia, usamos muito GPS pra voar mas temos a obrigação de saber como realizar uma navegação á moda antiga.
    Fico imaginando que cara o meu instrutor ou um piloto muito mais experiente do que eu faria se ouvisse saindo da minha boca alguma frase do tipo "O que eu quero saber sobre proa-bússola, proa verdadeira, rumo verdadeiro e rota, se eu tenho um GPS me indicando o caminho"
    Pode ser que um dia nosso GPS falhe, acabe a bateria ou outro tipo de pane qualquer e assim, seríamos incapazes de achar o rumo de casa.

    Rodrigo Flanker
  22. vejo vocês na próxima matéria do site!
    : )

  23. Amigo, concordo plenamente com sua opiniao. Sou DJ desde 1984, começei tocando com viníl e até hoje toco. devido à dificuldade de comprar os bolaçöes eu passei para o TORQ e assim pra mim foi a maior felicidade do mundo poder continuar tocando com os MKII. Quero deixar aqui a seguinte mensagem: o trabalho bem feito com vinil hoje em dia é o que mais dá resultado em termos de visual e diferencial. Trabalho com CDJ também, só que eles ficam como back-up para me dar segurança caso o nb tenha algum problema. Näo sou contra nenhuma forma de reproduçäo, só que mixar na mäo grande e ao vivo na frente do público e ver a reaçäo das pessoas curtindo aquilo e se empolgando é a melhor coisa do mundo.
    SAVE THE VINIL
    Abraço
    a todos.

    MARCELO LEIVAS
  24. BOLACHÖES

    MARCELO LEIVAS
  25. NA minha opinião o vinil nunca vai acabar , tem colecionadores que despoem de um acervo imaginavel, eu mesmo não troco meus vinil por nada e alem do mais tenho 2 pares de MK que sõa meu xodo e aonde eu vou tocar e minha ferramenta inseparavel, e alem disso tem boatos que varias gravadoras estão retomaando o vinil.

    Dj Fernando TATA
  26. é isto mesmo cris amo o sofware ableton duka ….nada contra o cd nem controlador
    embora goste de muita tecnologia que esta ai o que vai te destacar é seu talento fods… se é com serato virtual nego fica discutindo onde devia esta pesquisando musica e aprendendo a parte boa de tudo que rola por ai salve as mks… amo uso serato dj que é dj faz a galera dançar e ponto
    dj edy um dos integrante da banca clã dj finalistas do dmc todo deveriam é se unir do que ficar de bla bla sobre com que o outro toca braço a todos do blog ……..

  27. Ola pessoal, somos uma familia, sim, amantes da mesma arte,porem uma familia com os choques de opinioes, e se naum bastasse ate de geraçoes.
    Ainda bem que temos, Mk2, pitch,cdjs,efx,interface,internet,mp3, wave,ableton,allen heath,pioneer,stanton, vestax,rane etc, e faltou muito.
    Eis que surge ainda este excelente blog, para apimentar ainda mais, com os seus comentarios de excelencia e os seus participantes originais. Lembrei-me entaum do passado,este que as vezes atormenta,porem neste caso, qto mais longe o melhor, visto que nada disto que temos hoje acontecia. Sem contar das dificuldades que era adquirir qualquer elemento tecnologico la de fora.
    Busco contudo o conhecimento e o entendimento de tudo o qto o possivel das maravilhas deste mundo moderno,aceitando com naturalidade as TENDENCIAS. Creio ser uma questaum de maturidade, esta que so chega com o tempo . A tecnologia esta mais presente em alguns lugares do que em outros,hoje estamos mesmo que devagar podendo experimentar as boas informaçoes e adquirir essa esta ou aquela marca. Isto eh maravilhoso.
    Eu procuro ler, pesquisar ouvir opinioes,buscando o crescimento nesta arte e de tudo que a envolve. Tudo por AMAR de PAIXAO esta arte, que so quem ama entende
    Qto as pistas de dança, naum importa se eh mk2, mk5, cdj ou serato, com o dominio das tecnicas com sensibilidade e respeito a quem nos assiste podemos trocar grandes energias.
    Isto enquanto ninguem inventa o amplificador de SET mental de DJ, alguem ja imaginou isto.
    Ja avistei um cantinho em minha sala, para juntar no futuro aos MKs os cdjs e o mixer.
    Obrigado por este espaço nobre Ilan.

  28. Boa Yan,

    Lindas palavras!! São comentários assim que me dão incentivo em trabalhar aqui no site!!

    grande abraço

  29. cara vc falou na Play House, você lembra dos LP´s Play House nº1 2 3 e 4º ??? cara to atras da track List deles por acaso você os tem?

    Toninho Navarro
  30. Masterdj concordo com vc!!!! Nas antigas os djs eram mais emoção.Vc saia da sua casa para ir até o centro lá na 24 de maio para comprar um importado e detonar nas baladas.Isso era o maior tensão.Não se compara djs de hojé com os antigos.Eu toco a 15 anos e hoje está uma merda.O pessoal não escutam mais a musica so vá pra balada para se drogar.

    Dj Lindomar
  31. Raramente eu expresso minha opiniao, mas achei interessante essa questao, e nessa ocasiao se me permite ilan, usar seu espaço…
    A tecnologia veio pra agilizar e tornar tudo mais pratico em varios pontos para os djs na minha opiniao.
    Desde o final scratch, o torq, o serato, agora o traktor, porem a tecnologia tb da espaço pra muito paraquedista de plantao botar as mangas de fora, o que é profundamente lamentavel…
    Acho válido a utilizaçao de laptops, de varias outras tecnologias e tudo que o mercado nos oferece, que sao inumeras opçoes.
    Agora afirmar que o Dj nao precisa de ajuste de PITCH, e de TÉCNICA, é a mesma coisa que dizer que jogador de futebol nao precisa ter habilidade…
    Dj é uma arte, que muitos se expressam desde um trabalho convencional como um dj de club, com mixagens e uma seleçao musical convencional, ate um Dj de performances, que reinventa, reinterpreta trechos, scratches, com criaçoes ao vivo, que participa de campeonatos de performance que é AUTORIDADE no mundo dos Djs, coisa que nao é novidade pra ninguem…
    A arte da mixagem é tao importante quanto a pesquisa musical, a sensibilidade na hora de sentir qual musica colocar, é um conjunto…
    Se a arte fosse coadjuvante no mundo dos djs, o Pascal Kleiman nao teria a preocupaçao de MIXAR E AJUSTAR O PITCH com os pés, pois ele nao tem os braços…pensem bem nisso…

    Dj Jeff S.
  32. ESTOU COM O CRIS E O DJ JEFF S __SOU DO TEMPO DO GRAVADOR DE ROLO E EU ERA OPERADOR DE SOM NA MOUSTACHE —APRENDI USAR UM PAR DE MK2 EM 1989 E PASSEI A SER DJ PQ É DISC JOCKEY OU DISCO JOCKEY RSRSR–TENHO PAR DE CDJ COMO TENHO MINHAS MK2 QUE EU USAVA NO 1250 O CDJ CONTINUEI A SER DJ PORQUE É UM DISCO MINE MAIS DISCO!!! MEU CDJ É UM GEMINI 02 SEM BPM E NÃO ERRO UMA MIXAGEM A RESPEITO DE GRANA FICO MUITO SATISFEITO COM MINHA ÉPOCA POIS VIREI PROPRIETARIO OU PROPRIO OTARIO DE CASA NOTURNA!!! MAIS JA QUE TA FALANDO DE TECNOLOGIA COMO VAI SE CHAMAR OS DJ'S DO ANO 2011 PEN DRIVE JOCKEY — HD JOCKEY–WINDOWS JOCKEY- OU MANDE UM SINAL VIA REDE E FIQUE TOCANDO DE CASA E NÃO ESQUECENDO QUANDO EU TOCAVA E AINDA HJ QUANDO VOU TOCAR EM UM EVENTO NÃO ERRO E NAO LEVO 4 MINUTOS PARA ACERTAR O PICHT LEVO UNS 20 A 30 SEGUNDOS PORQUE TENHO QUE TOMAR MEU WISKY 12 ANOS ENQUANTO TOU ANIMANDO A GALERA ABRAÇO!!!!

  33. Bem legal botar esse assunto em pauta, em minha opinião não acredito na extinção do vinil ou se quer dos toca discos que hoje tbm daão suporte pra quem toca seus sets em formato digital, acho que o formato fica a criterio e escolha de cada um, qualquer um que tem um certo conhecimento na area sabe que espalhados pelo mundão afora tem muita gente defendendo o formato vinil e buscando alternativas pra mante lo como mais uma opção para os djs no mercado, ve se também muitos artistas consagrados nos mais diversos estilos de musica apostando no formato como opção de venda destinada a esse publico consumidor das bolachas como eu por exemplo, achei na época um lance meio fora de logica a extinção dos toca discos technics pra ser sincero , tipo expeculação pra dar polemica talvez.

  34. Pode ser especulação mas creio que isso se chama "Market Share", voce joga uma especulação no mercado dizendo que vai acabar e ve os resultados pois a partir dai voce tem uma prévia de quantas pessoas foram atingidas e qual a porcentagem que ainda lhe resta no mercado pra venda.

    Wikipedia sobre market Share
    "O valor de um produto ou serviço as vezes aumenta exponencialmente com o market share, pois quanto mais útil ele se torna, mais essencial será para os consumidores ou comunidades de usuário. Porém, esta equação nem sempre é verdadeira, principalmente quando analisamos mercados regidos por uma política de guerra de preços."

  35. alguem ja aqui ja ouviu falar de DMC World????????? parece q nao!

  36. Chegou a hora nada amigo, e só conciliar aos equipamentos novos!!! Mas respeito sua opinião, cada um cada um.
    Hoje o artista tem que fazer diferença seja com toca disco ou outro equipamento, eu mesmo toco com 2 tt-x numark, traktor scratch pro e não fico só mixando e acertando pitch tenho minha apresentação, minha habilidade e certamente faço um show a parte e meus toca discos não são para enfeite não hehehe, toca disco eu amo e uso até hoje me sinto bem com ele e não troco por controlador nenhum. Junto o ultil ao agradável aperto o start e pista cheia!!!
    Abraços e sucesso a todos.

    Roger Saints
  37. Gostei!

    Roger Saints
  38. E meu amigo, nossa nem me fala em DMC acompanho desde o primeiro campeonato, hoje concilio a performance nas minhas apresentações onde rolo house, techno, break beat.
    Sempre fui fanático por DMC e ja fazia umas graças e diferença nas minhas apresentações.
    Começei antes mesmo que dj marky que nem sabia o que era um transforme…hehehe
    Sucesso pra todos.

    Roger Saints
  39. Acho mt triste , a cultura verdadeira do dj esta no no prato giratorio, infeslismente se prostituiu td.

  40. Acho seguinte rapaziada tecnologia ta ai pra ser usada quem quer que faca uso dela nao quer si junte ao clube do fusca eles tambem acham que o fusca e o melhor carro do mundo faze o que ele acham vivem no passado pois vivo o futuro tecnologia ta ai e isso nao tira prestigio de ninguem aleas hoje quem comanda esses mercado nao sao mas os antigos Djs e sim a atual massa de produtores que surgiram hoje saber mixa seja no ouvido ou usando contador de bpm ou qui quer que seja nao vai faze voce ganhar mas a tecnologia ta ai bem digo quem critica hoje pode usa amanha …

    insano from hell
  41. Desculpem … mas por isto que a música está ruim… pois tem muita gente que não sabe nada e fica dando palpite sobre o pitch…. um dia se quiserem aprender a ser um DJ internacional de verdade vejam o DJ marky, Patife, Ronaldinho, Ricardo Guedes (que descanse em paz !)… eles eram músicos e não tocadores de mp3 que fica trocando de música…. lembre-se .. se pensar pequeno e ser como outros será apenas um tocador de mp3…agora aprendam com o Marky… sabe quanto ele ganha ??? rsss… porque será que ele ganha muito ?? uma hora dele custa de R$ 5.000 a R$ 20.000 depende do evento..sabe porque… pois não é um mane que pegua cd e baixa musica pirata… é um cara que defendeu um estilo e fez a música acontecer…e hoje é reconhecido por isto… e vc podem ter certeza que NUNCA vão ver um "jesus luz" tocando na rádio 97, na virada cultural, no skol bets, pois lá é para profissionais e músicos e não para pessoas que estão lá só para aparecer !! vejam o video abaixo para vc aprenderem um pouco o que é músico (DJ) e não tocador de mp3…rssss

    e lembre-se !! como dizem se conselho fosse bom a gente vendia.. mas segue o meu conselho… se espelhem em caras como marky que ganha bem e é reconhecido a 18 anos…e não a manes que ganham bem.. mas daqui a 2 anos já era… onde estara o mané jesus luz daqui a 2 anos ??? saido com a madona para sobreviver !! kkkkk
    http://www.youtube.com/watch?v=TVnrFyTJV-U&fe
    http://www.youtube.com/watch?v=7KQElcys8Xc
    http://www.youtube.com/watch?v=aBqgS8t_5tc

  42. Eu tenho duas MK2 que comprei quando tinha 19 anos… hoje tenho 36 e elas ainda estão como novas… Também tenho duas Numark TT1610 que costumo usar em eventos pequenos… gosto de usar as pick-ups ligadas em uma controladora midi e estas em um MacBook Pro. Mas sempre levo um mixer e alguns discos… geralmente nem armo mas as vezes gosto de brincar com vinil também mas é coisa de matar saudade mesmo… gosto de sentir o vinil na pickup mas na boa? Não precisava usar… é mais coisa de saudosismo mesmo… acho que fico mais relaxado tocando quando estou com um toca-discos por perto. Ainda tenho minhas pick-ups… as primeiras que comprei.

    Acho a qualidade do vinil melhor mas na boa? isso só dá pra notar mesmo em casa… num evento, com PA rufando ninguém nota a diferença. Acho super engraçado quando estou usando timecode no Traktor e vem um e começa a falar que meu som é ótimo pq estou com vinil ou então vem outro e fala “po cara vc tá usando play-back? Até agora tu não trocou os discos” pra esses eu esplico o que é timecode pra não ficarem falando besteira. Explico qd dá também…

    O grande lance do mp3 é que ele só existe na escala em que existe porque o CD substituiu o vinil… a própria indústria fonográfica que sacaneou milhares de bons músicos ao longo dos anos deu um tiro no pé quando quiz faturar alto obrigando todo mundo a recomprar todo o acervo musical que tinha matando o vinil… achei LINDO quando eles se ferraram na época que apareceram os primeiros gravadores de CD… depois com a Internet e o winamp que convertia CD pra mp3 (na época o melhor programa pra fazer isso), foi morte prematura do CD e da própria indústria que investiu tudo nele…
    Quizeram faturar alto mantendo os preços para o consumidor com uma tecnologia 90% mais barata pra se produzir e pagaram alto preço por isso…

    Outra GRANDE vantagem do mp3 pro CD e Vinyl é que ele não gera resíduos de petróleo que depois são descartados na natureza e levam ANOS para se decomporem…

    E pra finalizar, mp3 é 99,99999% gratuito. Tem como ser contra isso?

    Vlw aí

  43. Ola Lino
    Sou DJ desde os meus 15 anos de idade, hoje estou com 37 anos e ainda continuo na balada.
    O meu equipamento é um par de CD player Technics SL-DZ 1200, e porque escolhi este? Pelo simples fato dela ter um pitch e um prato giratorio igual ao vinil igual SL 1200 analogica, que eu usava antigamente. Eu tambem tenho uma controladora, porem nas festas que faço nao a utilizo como principal equipamento, visto que eu prefiro eu mesmo criar no momento da festa as mixagens, pois sou um artista profissinoal. Respeito sua opiniao, porem usar controladoras para mim é o mesmo que voce desenhar uma escultura no computador e mandar imprimir numa impressora tridimensional. Em suma: o prato giratorio para mim é como o formão utilizado pelo escultor, o pitch para mim é como o pincel do artista plastico e a musica é como a argila do artesao ou a tinta do pintor. E o publico nas pistas ta ligado sim, tanto esta que milhares vao nas baladas por causa do DJ que vai tocar, ainda nao conheco na midia um Top of Mind das controladoras. Eu faco todo o tipo de festas, e a maioria dos meus clientes perguntam que tipo de equipamento eu uso, quando nao estou afim de pegar o evento eu digo que uso controladoras, e o que ouco no telefone: Ah tá! quanto voce cobra? Ah tá! …tu…tu..tu…
    Detalhe o meu publicao nao sao um bando de velhinhos nao, 90% deles sao joves de 15 a vinte anos de idade e sao bastante exigentes. Ah e detalhe, com a evolucao da technologia nao só a Technics analogica vai sumir do mercado isso é um fato inevitavel pois tudo tem seu fim, mas tambem desaparecerao os DJs de controladoras pois logo as proprias controladoras serao auto suficientes…logo sera mais barato para os donos das Danceterias, Boates, Clubes etc. Afinal para que pagar alguem para ficar em pé atras de uma mesinha sem fazer nada a noite toda se eu mesmo posso ir la ligar o equipamento e dar PLAY e ir pro meu caixa só pra ver o dinheiro entrar, ja que niguem mais liga para que esta la tocando?

    DJ Alex Mark
  44. Ola Lino
    Ola Lino
    Sou DJ desde os meus 15 anos de idade, hoje estou com 37 anos e ainda continuo na balada.
    O meu equipamento é um par de CD player Technics SL-DZ 1200, e porque escolhi este? Pelo simples fato dela ter um pitch e um prato giratorio igual ao vinil igual SL 1200 analogica, que eu usava antigamente. Eu tambem tenho uma controladora, porem nas festas que faço nao a utilizo como principal equipamento, visto que eu prefiro eu mesmo criar no momento da festa as mixagens, pois sou um artista profissinoal. Respeito sua opiniao, porem usar controladoras para mim é o mesmo que voce desenhar uma escultura no computador e mandar imprimir numa impressora tridimensional. Em suma: o prato giratorio para mim é como o formão utilizado pelo escultor, o pitch para mim é como o pincel do artista plastico e a musica é como a argila do artesao ou a tinta do pintor. E o publico nas pistas ta ligado sim, tanto esta que milhares vao nas baladas por causa do DJ que vai tocar, ainda nao conheco na midia um Top of Mind das controladoras. Eu faco todo o tipo de festas, e a maioria dos meus clientes perguntam que tipo de equipamento eu uso, quando nao estou afim de pegar o evento eu digo que uso controladoras, e o que ouco no telefone: Ah tá! quanto voce cobra? Ah tá! …tu…tu..tu…
    Detalhe o meu publicao nao sao um bando de velhinhos nao, 90% deles sao joves de 15 a vinte anos de idade e sao bastante exigentes. Ah e detalhe, com a evolucao da technologia nao só a Technics analogica vai sumir do mercado isso é um fato inevitavel pois tudo tem seu fim, mas tambem desaparecerao os DJs de controladoras pois logo as proprias controladoras serao auto suficientes…logo sera mais barato para os donos das Danceterias, Boates, Clubes etc. Afinal para que pagar alguem para ficar em pé atras de uma mesinha sem fazer nada a noite toda se eu mesmo posso ir la ligar o equipamento e dar PLAY e ir pro meu caixa só pra ver o dinheiro entrar, ja que niguem mais liga para quem esta la tocando?

    DJ Alex Mark
  45. Ola Flavio
    Muito bons os videos
    Vlw

    DJ Alex Mark
  46. Eu sempre fui pobre, e sempre batalhei para adiquirir meu equipamentos. Mas nunca abri mao do pitch e prato giratorio.

    DJ Alex Mark
  47. quero deixar aqui meu comentário, tóco direto com os MKII! sempre levo junto as CDJ1000. porém só toco com as MKII. fecho todos os meus contratos pelo fato de ter o diferencial de tocar com viníl, os clientes enlouquecem á cada virada. é isso! não estou aqui em hipótese alguma querendo me exibir, só estou deixando um relato de um fato! VINIL, PAIXÃO, FELICIDADE PLENA EM CADA VIRADA, MIXAR NA MÃO GRANDE REALMENTE NÃO É PARA TODOS. abraço e SALVEM O VINÍL.

    DJ MARCELO LEIVAS
  48. Old mais gold isso hein

    Po** ótima colocação nos ultimos paragrafos, sobre a industria. Imagina quanta gente sacaneada. Quanta gente se iludiu por causa das panelinhas das gravadoras..

    ´´Outra GRANDE vantagem do mp3 pro CD e Vinyl é que ele não gera resíduos de petróleo que depois são descartados na natureza e levam ANOS para se decomporem…´´

    O que pode ser uma via bi-direcional. Fazendo do vinil a melhor midia para conservar um fonograma.

    Meu ponto de vista é que tem todo um mito por traz do vinil, prq antes era um esforço enorme para se prensar um material, distribuí-lo. Daí o pessoal acha que antes a música era melhor. Sim, as pessoas faziam mais esforço por que a trabalheira era imensa para todo o carrosel girar. Logico que música ruim sempre existiu, mas ai criou-se esse culto. Até hj qq produtor pensa em fazer um LP, é impossivel pensar de uma forma contraria. Vai divulgar umas musicas suas e arrisca que todo o material passe de 60 minutos ou 74 como era no CD?

  49. Tenho uma Technics antiga, deu problemano motor do prato, alguem sabe se tem técnico no Rio de janeiro.. Agradeço

    Marcelo C Melleu
  50. Boa tarde tem o fabio da NEXTSOUNDE .nextsound@hotmail.com fica em jacaréi. tenta ai abraço. sidney

    SIdney Ap Ferreira
  51. Dizer que a Pioneer deixar qualquer outro cdj pra trás é brincadeira,é a marca + problematica que exixte,tanto é verdade que já vem com um pino só pra ejetar cd quando ele fica preso, acho que você nunca ouviu falar das marcas NUMARK & DENON……Principalmente a DENON que ñ tem cdj que se compara com Dns 3700.

  52. dj dis que o pith nao se usa mais. o seu bosta vai mixar um funky no pc dj ele vai se fud.. pois antes as batidas saim de bandas. tenho toca discos e vinis, é muito bom fazer mixagem neles tenho 38 e comecei em 88 valeu!

  53. dj. toninho eu tinha 3 play houses agora so me restou o numero 1 pois me deram o guelo. vai ai as musicas technotronic – recall – tridimensional – melô da galera vamoz – schwarzkop – melô do computador —- – el team feat mar – melô do agoniado no se puede dormir – lorighory – body -n- soul – twangling – melô do cocoteiro um abraço do dj. master vamos acabar com os cabelos de mostarda

  54. AFFFW…DJ DJ DJ….NUNCA NEM UM TEM RAZAO..

    SEMPRE QUERENDO DAR AULAS PARA OS OUTRO!!!
    NOSSA ATE AVIAO E GPS…AFFW COISA DE DOURADENSE.
    CADA UM DA A OPINIAO QUE QUISER…E MUITOS DJS..
    DESTE POST .TOCAM COM CONTROLADOR MID.OU ESQUE..
    QUE SERATO TRAKITOR OU DIABO QUE SEJA…
    AQ EM DOURADOS PROFESSORES ASSIM DIZER TOCAM COM BCD 3000..OU SEJA (CONTROLADOR MID)ENTAO CHEGA..CADA UM FAZ SUA PARTE.
    E É FATO!!NINGUEN FICA VENDO SE VC TA TOCANDO COM PITCH OU SEM..
    A MAIORIA TOCA SYNCADO(SYNC).
    AGORA EU PERGUNTO P PRODUZIR VCS USAO PITCH??? ACHO QUE NAO SYNC NÉ?
    ENTAO GENTE VIVA O MOMENTO..CHEGA DE PITCH,AVIAO,GPS,CADA UM SE VIRA COM QUE TEM..TOCA DISCOS SAO CARA.(BCD 3000 CONTROLADOR MID) É ASSECIVEL.
    BJAO P TODOS E PARA SAPOO..AFWW.

    MAIARA SANTOS
  55. AFFFW…DJ DJ DJ….NUNCA NEM UM TEM RAZAO..

    SEMPRE QUERENDO DAR AULAS PARA OS OUTRO!!!

    NOSSA ATE AVIAO E GPS…AFFW COISA DE DOURADENSE.

    CADA UM DA A OPINIAO QUE QUISER…E MUITOS DJS..

    DESTE POST .TOCAM COM CONTROLADOR MID.OU ESQUE..

    QUE SERATO TRAKITOR OU DIABO QUE SEJA…

    AQ EM DOURADOS PROFESSORES ASSIM DIZER TOCAM COM BCD 3000..OU SEJA (CONTROLADOR MID)ENTAO CHEGA..CADA UM FAZ SUA PARTE.

    E É FATO!!NINGUEN FICA VENDO SE VC TA TOCANDO COM PITCH OU SEM..

    A MAIORIA TOCA SYNCADO(SYNC).

    AGORA EU PERGUNTO P PRODUZIR VCS USAO PITCH??? ACHO QUE NAO SYNC NÉ?

    ENTAO GENTE VIVA O MOMENTO..CHEGA DE PITCH,AVIAO,GPS,CADA UM SE VIRA COM QUE TEM..TOCA DISCOS SAO CARA.(BCD 3000 CONTROLADOR MID) É ASSECIVEL.

    BJAO P TODOS E PARA SAPOO..AFWW.

    MAIARA SANTOS
  56. É uma pena q algum empresário não assuma a Technics e acabe com essa triste realidade. Um objeto de desejo de todos, eu digo, TODOS os dj's acabar por falta de peças?? É uma história inteira q está em questão, um toca disco capaz de atravessar décadas e sempre num patamar bem acima dos demais modelos. Como disse nosso amigo Leonardo, o ano de 2010 já foi de grandes perdas, passando essa geração de nomes como o mestre Guedes, Vadão, Iraí Campos, etc, o que vai ser?? Jesus Luz e essa cambada de artista q se aproveita da fama pra ''atacar de Dj'' em casas q sinceramente não tem gerentes sérios e q entendem do assunto?? Que não sabe se quer o q é um pitch ??? Comecei por volta de 1991 e nunca imaginei q fosse chegar num ponto desse. Me desculpe, mas Dj tem q conhecer música, saber tocar no vinil e amar o que faz. Apertar o Sync é ridículo !!!!! Estou muito triste e torcendo pra que algo aconteça pra Technics não parar, ainda mais agora com timecodes a disposição. Abração a todos os verdadeiros Dj's.

    Alexandre
  57. Mixar músicas é uma arte !!!! Nunca se esqueçam disso. Se existe Virtual Dj,etc Ok, é legal pra brincar em casa. Mas atenção, se vc não sabe o q é oitava, pitch, vinil, cápsula, shell, olha meu amigo. Você é um amador, com todo o respeito, eu tb já fui na época dos Gradiente de madeira e Tarkus AP-1. Mas com a diferença q eu não saía por aí me auto entitulando ''DJ''. Cada um tem q ter consciência do que está fazendo. A culpa é da tecnologia, q ora ajuda e ora atrapalha. Esse tal de SYNC é brincadeira, NUNCA devia ter inventado uma coisa dessa. É quase um piloto automático, não tem mérito, não tem graça, é frio demais tocar assim !!!!! ACORDEM, ESTÁ SE PERDENDO A ESSÊNCIA !!!!!!

    Alexandre
  58. Não quero ser pessimista, mas vejo um futuro bem sombrio. Hj nas pastas de cds dos ''DJ's'' só se vê track 1, track 2 e por aí vai. Não existe interesse nem em saber o nome da música muito menos a versão !!!!!! Como vou competir com os q não sabem e se entitulam ''DJ''? Eu vou levar dois MK2 e um mixer de ponta com um notbook de no mínimo R$ 2.600,00, enquanto um desavisado pode levar um not comprado nas Casas Bahia e um controlador de R$ 400,00, quem vai cobrar menos??? Pois é, aí quem sabe desanima, me desculpe. Talvez a PROFISSÃO DE DJ esteja com os dias contados.

    Alexandre