Mercado

quero-virar-dj-por-onde-eu-comeco

Quero ser Dj, por onde eu começo?

Em tempo de crise, vire Dj Saiu uma notícia muito interessante no The New York Times na época da crise financeira americana em 2007, “escolas de DJs de Manhattan estão lotadas”, muitas pessoas que perderam o emprego – estão em busca de uma nova profissão, que alia (em parte) diversão e bons rendimentos (não para […]

» Escrito por em 25.05.09.

Em tempo de crise, vire Dj

Saiu uma notícia muito interessante no The New York Times na época da crise financeira americana em 2007, “escolas de DJs de Manhattan estão lotadas”, muitas pessoas que perderam o emprego – estão em busca de uma nova profissão, que alia (em parte) diversão e bons rendimentos (não para todos).

Os novos alunos, não estavam procurando, um grande salário, mas algo que eles realmente tenham interesse em fazer.

Enquanto isso no Brasil

A música eletrônica se consolidou como uma fatia de respeito no mercado, 10% dos jovens ouvem música eletrônica, clubes de Santa Catarina figuram na lista dos melhores do mundo e muitos dos nossos DJs e produtores musicais viram produto de exportação. Clubes e festas estão vivendo um aumento de público com uma nova geração que está ouvindo pela primeira vez esse tipo de som.

Novas tecnologias e as novas possibilidades

Até pouco tempo atrás (10 anos), para ser DJ você deveria comprar discos de vinil, investindo algo em torno de R$40/50 por música. Com novas tecnologias foi possível começar a tocar com CDs e Pen Drives com arquivos de MP3, isso permitiu que qualquer pessoa tenha acesso a música.

Isso já ajuda a montagem do seu repertório, mas ser um DJ é mais do que isso, você vai precisar dominar os seguintes conceitos / técnicas:

  • Montagem de repertório
  • Organização do repertório
  • Técnica de mixagem
  • Criação de set
  • Gravação, edição e masterização de set
  • Marketing e Divulgação
  • Administrativo (contratos e recebimentos / pagamentos)

 

Como aprender sobre o mundo dos DJs?

Muitas pessoas, acreditam que o melhor caminho para aprender é comprar equipamentos, para depois se for o caso procurar uma escola para aprender a manusear eles.

Encontrei um relato, muito interessante no fórum do extinto portal www.rraurl.com, que explica por que essa não é a melhor direção correta.

dj-bunnys1

“Compre um carro, saia acelerando, sem saber onde é o acelerador, marcha e freio. Só depois de muita confusão faça o curso de motorista. Assim, você ajuda a ter mais acidentes, polui mais o mundo e atrapalha o trânsito, que já é caótico. Exatamente como ocorre em várias profissões, incluindo a de DJ.”

Dj Bunnys instrutor da escola paulista Dj Ban

Como eu escolho uma boa escola de Dj?

Dentro de uma boa escola de Dj você vai encontrar, não apenas um lugar onde vai aprender técnicas e tirar dúvidas, mas sim um local onde você pode estabelecer o contato com outros artistas, para a construção de projetos e rede de relacionamento.

Por exemplo a AIMEC (Balneário Camboriú, Campinas, Curitiba, Florianólipois, Joinville e Porto Alegre), desenvolve as seguintes atividades:

  • Eventos Culturais (palestras com convidados, debates e palestras sobre novas tecnologias)
  • Competição para DJs (Desafio DJ) realizado para alunos que estão se formando, alunos profissionais e aberto para DJs
  • Festa de formatura (cada turma organiza uma festa que para muitos é a primeira chance de enfrentar uma pista de dança)
  • Vídeos aulas (centenas de vídeos estão disponíveis no canal do Youtube).

O ensino de uma arte

Na escola somos forçados a aprender, matemática, línguas, ciências e por último artes.

Música, pintura e dança são sempre colocados em último plano, por isso muitas vezes quando um jovem se diz convencido que este é o seu caminho, os pais e o resto da família são os primeiros a desaconselhar.

Na escola, também somos forçados a copiar, compilar e competir, quando na verdade o importante é colaborar, compartilhar, criar junto e recriar.

Trabalhando desta forma é possível envolver o aluno no processo de descoberta de novos caminhos que podem facilitar o seu sucesso.

Claro que é importante ensinar as técnicas, mas uma boa aula é a que o aluno fica com vontade de mudar o mundo.

Ética acima de tudo

quero-virar-dj

Procure instituições que tenham ética nos seguintes níveis:

  • Com a sociedade: Gerando alunos que possam contribuir para o bem comum
  • Com você: Cursos que tenham resultado e impacto positivo na sua vida. Liberar stress, ensinar uma nova profissão, melhorar os seus rendimentos e rede de contatos.

Investimento:

Ao comparar cursos de DJ: divida a quantidade de horas, que você vai ter de aula, pelo valor total do curso. Você vai descobrir, que aquele curso rápido, que parecia que custava pouco, na verdade tem a hora aula mais cara.

Ser um auto-didata ou fazer um curso: compare o preço, de equipamentos e de um curso. Fazer o curso, é bem mais barato, em uma boa escola, você vai encontrar salas de prática, para desenvolver as suas habilidades e ver se você leva jeito. Só depois disso, você deve fazer um investimento em equipamentos.

Rede de Contatos:

1a opção:

Provavelmente você vai falar com um DJ / amigo para te ensinar a tocar, mas ele não vai estar a sua disposição, com horário marcado.

2a opção:

Além de ter um professor a sua disposição para tirar dúvidas, você ainda vai contar, com o auxílio dos seus colegas – dessa forma você vai ter uma rede de contatos maior e mais chances para começar a se inserir no mercado de trabalho.

Inovações tecnológicas:

Os professores e outros colegas, por estarem mergulhados com você neste universo, sempre vão te ver você como um amigo e não como um concorrente, por isso a troca de informações é muito mais rápida e sadia.

Eventos:

Uma boa escola de DJs, desenvolve inúmeros eventos por ano. Isso vai facilitar que você ganhe experiência, tocando em clubes, desfiles de moda, academias e eventos em geral.

Observação: Desconfie de uma escola que promete festas para tocar no fim do curso, isso pode até acontecer, mas vai depender muito do seu esforço.

Escolas de Dj:

www.4beat.com.br
www.aimec.com.br
www.djban.com.br
www.djlab.com.br

www.groovearte.com.br

Referências: www.luli.com.br e www.queroterumblog.com.br



Deixe seu comentário

  1. eae Ilan Kriger,

    tudo bom com vc

    queria falar que seu blog é muito massa

    entro nele todos os dias.hehehe

    bom,sou do interior do paraná e por aqui os djs não são muito valorizados

    sabe como é né a grana não é aquelas coisas , por isso queria te perguntar como é esse lance ae em Curitiba,djs que não são tão famosos conseguem se manter legal ou não?

    Pois quero me tornar um dj mas quero viver ou tentar viver pelo menos dessa arte que é meu sonho.

    Valeu Ilan.

    Abçs!

    Allysson
  2. Oi Allysson,

    Legal q vc está gostando do Blog… dá onde vc é?! eu vou ministrar 5 workshops, 4 palestras e mediar 1 debate, no Festival de Música de Londrina (julho), se você puder aparecer….

    Quanto ao mercado. Aqui tem tudo desde Dj que toca de graça até Djs de renome nacional que recebem cachês astronômicos. O dj felizmente é reconhecido como um artista e cada vez ganha mais espaço na mídia.

    Acho que esse patamar foi alcançado com anos de suor do “primeiros” djs da cidade que abriram um espaço para a atual geração.

    Mesmo assim boa parte dos Djs tem um outro trabalho diurno para se manter. São poucos que só tocam. Produzir festas, músicas, ter um selo fonográfico, agência, escola de dj podem ser alternativas de trabalho na área para complementar a renda.

  3. PRINCIPAIS Escolas de Djs QUE ATENDEM O PERFIL DE ALUNOS PLAYBOYS

    http://www.4beat.com.br
    http://www.aimec.com.br
    http://www.djban.com.br
    http://www.djlab.com.br
    http://www.groovearte.com.br

    onde induzem a comprar os equipamentos mais caros,pois são vendedores de
    equipamentos para djs, onde o lucro é maior.Pois não há interesse para eles
    vender equipamentos de marcar baratas. Sendo que os próprios donos desses cursos hoje se gabam que só tocam em pionner, e no passado tocavam em equipamentos precários.

    Montam turmas de 10 a 20 alunos, se julgando as melhores, colocando
    uma duração lixo,pois quanto mais burro o aluno sair, melhor para explorar
    mais ainda. Pois playboy não ligam para dinheiro e fazem a alegria desses cursos, e o que interessa é ganhar em cima do curso e em cima dos equipamentos que o aluno compra.

    não abracem a idéia que para ser bom DJ, tem que entrar nessas escolas que
    cobram R$ 1,000 por aluno… Pois vc não está pagando o curso. está pagando
    o luxo de apenas usufluir os equipamentos, e ainda num curto periodo de tempo.

    Existe uma panela descarada em cima de cursos de djs de playboys, pois só eles
    é que se acham os bam bans do mercado. Já vê por aí como é a coisa. Pois se já
    existe uma máfia dos cursos de djs,onde essa gente se acha os donos do pedaço,
    vai imaginando como que é o meio DJ, e esteja preparado para enfrentar uma
    ARENA DE FOGO. POIS GENTE PARA AJUDAR, É O QUE TÁ EM FALTA. AGORA GENTE
    PARA METER O PAU EM VC, OU TENTAR TE ELIMINAR É O QUE MAIS TEM. POIS O QUE
    VC VÊ NA TELEVISÃO, É PURA FANTASIA… VAI TER QUE PASSAR POR CIMA DE MUITA
    COISA, PARA TER ALGUM TIPO DE DESTAQUE.. POIS INCLUSIVE QUEM ESTÁ NA PRÓPRIA CENA DJ, TENTA DERRUBAR AQUELES TENTAM INGRESSAR. POIS NÃO ADMITEM QUE OUTRAS PESSOAS SEJAM DJS.

    QUANDO FOR PROCURAR CURSOS.. ANALISEM MUITO BEM AONDE VCS ESTÃO PISANDO.. E COMO É A RECEPÇÃO DE CADA.. NÃO SE ILUDA COM AS FALSAS APARÊNCIAS.

    CURSOS DE DJS
  4. Que pena que uma acusação dessas venha de um leitor anônimo. Se seu propósito fosse realmente alertar, informar e discutir para melhorar você teria ao menos colocado seu nome ou e-mail.

    Como você colocou na lista o nome da AIMEC, e como sou professor titular do curso de Produção Musical, vou me dar o direito de resposta em nome da instituição.

    Em primeiro lugar a AIMEC Curitiba está atualmente afiliada com o Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br) que já é uma instituição de ensino consagrada no mercado em diversas áreas. Acho que só isso já bastaria para encerrar o assunto, mas vou mais além.

    Eu sou um profissional formado em duas graduações: Engenharia Elétrica na UFPR e Música – Produção Sonora na UFPR (minha monografia foi sobre Mixagem e obteve nota máxima).
    Além disso possuo ao todo mais de 12 anos de estudo musical em bateria, percussão, piano e teclado. Também fui DJ de breakbeat em Curitiba e interior do Paraná durante 5 anos.
    Realizei cursos de microfonação, mixagem, Cubase, FL Studio, Reason e Ableton Live (software que atualmente domino).
    Atualmente trabalho com produção de música eletrônica, artistas musicais, bandas e realizo mixagens.
    E estou diariamente estudando, lendo e ficando por dentro de todas as novidades do mercado, sempre procurando ficar atento a todas as mudanças.

    Isso é apenas eu, existem também todos os outros profissionais que ensinam na AIMEC que são igualmente (ou até mais) capacitados do que eu.

    Agora pergunto, quanto vale todo esse conhecimento reunido em um curso de DJ de 85 horas/aula, e um curso de Produção Musical de 128 horas/aula? Faça as contas e verá que o custo está sim muito em conta.
    E nem estou considerando todos os benefícios que vem junto com o curso.

    Em segundo lugar, todos os instrutores da AIMEC tomam o maior cuidado na hora de indicar produtos aos alunos. Sempre procuramos novidades, custo/benefício, quebra-galhos, qualidade, etc. Ninguém indica produtos caros para tirarmos proveito.

    Gostaria muito que você desse exemplos dessa sua acusação aqui. Conheço todos os produtos que indico aos alunos e posso discutir com você todas as vantagens e desvantagens de cada um. Da mesma maneira que está explicada no material didático.
    Sempre fornecemos uma lista de opções, variando de produtos baratos a produtos de médio investimento, tudo depende do que a pessoa pretende fazer. Damos total suporte nesse assunto para todos os alunos.

    Em terceiro lugar, qual seria sua sugestão de duração de curso se a nossa proposta não funciona? Quero inclusive adiantar que já tentamos implementar um curso de maior duração, mas não deu certo pois não houve interesse de alunos. Essa carga horária oferecida é a mais funcional atualmente. No entanto gostaria muito de saber a sua idéia.

    Outra coisa, gostaria de dizer que esse conceito de “panela” em música pode até existir, mas hoje em dia com a internet e os meios de divulgação disponíveis no mercado você consegue facilmente driblar essa dificuldade e conquistar seu espaço. Se não sabe como fazer isso é só acessar os artigos desse próprio blog que o Ilan (instrutor da AIMEC) passou a receita de bolo! E se mesmo assim ainda tiver dificuldade entre em contato para podermos trocar idéias.

    O mundo musical atual está um caos. São milhões de pessoas tentando entrar em um mercado super concorrido. E nunca na história a música em geral foi tão criticada. Então já deixo avisado que se não sabe lidar com críticas é melhor fazer outra coisa e deixar a música de lado, pois é impossível agradar a todos, e sempre haverá pessoas “para meter o pau em você, ou tentar te eliminar” como você mesmo disse.

    Pra finalizar gostaria de deixar aqui uma frase clássica que existe a muito tempo no mundo da arte e que infelizmente não sei o autor:
    “A diferença entre o artista bem sucedido e o mal sucedido é que o primeiro utiliza as dificuldades para incrementar seu trabalho, e o segundo utiliza as dificuldades como desculpa para desistir.”

    Peço desculpa ao Ilan e aos leitores, pela enorme resposta, mas não consegui me conter.

  5. Conheci o blog hoje procurando sobre dicas de produção a Psy-Trance no Google. Já fazem acho que umas 2 ou 3 horas que não fecho esta página apenas lendo, vendo e revendo os vídeos de tutoriais! Simplesmente sensacional o blog de vocês! Faz tempo que procuro conteúdo desta qualidade, com a seriedade que é apresentado e com clareza, na internet. Até pergunto a vocês se alguém conhece um lugar que ofereça Curso de DJ no Rio Grande do Sul! Possuo um Mixer Behringer VMX-200 que comprei apenas para usar junto ao VirtualDJ, mas sinto falta de algo!

    O fato é que, não me distanciando muito do comentário ao tópico, na boa, manda esse cara ae racha uma lenha! O Tchê não tem mais o que fazer, além de se esconder, fala mal pra caramba de conteúdos da AIMEC (os vídeos tutoriais, são da AIMEC e adicionando o nome dela, julga também o material disponibilizado)! Que isso cara!? Depois fica chorando postando em vários fórums perguntando como que se faz para tornar-se DJ ganhando o máximo de resposta algo como: “www.google.com”!!! Respeita o trabalho deles!

    Moral nenhuma viu… Muito bom o blog de vocês! Nota 1000!

  6. quero ser dj mas qual é equipamento eu é perfeito………..

    bruno malaquias
  7. AO Rodrigo Lengning

    estava lendo esse blog, e não discordo da manifestão da pessoa anonima.. acho que se vc não tá pronto para receber criticas,então nem deveria ter criando um blog citando esses outros cursos de djs,colocando a foto de um outro próprietário de curso de dj…mostrando que vc faz PANELA COM OS CARAS, FICA BABANDO OVO PARA O CARAS…

    vc falou que o cara não tá pronto para receber criticas ? quem não deve estar é vc.. Quem dá A CARA PARA BATERRRRRRRR, TEM QUE AGUENTAR O IMPACTO..rsss…

    E PELOS COMENTÁRIOS QUE O ANONIMO COLOCOU? EU NÃO VEJO COMO PONTO NEGATIVO..OU COMO VC CITOU,NÃO CRIOU O SEU ESPAÇO ETC? AO CONTRARIO EU VEJO COMO ALERTA,PARA AS PESSOAS ENTRAREM PREPARADAS, E SABEREM AONDE MUITOS ESTANDO ENTRANDO.POIS NENHUM DESSES CURSOS DE DJS, REVELAM PARA NINGUÉM COMO REALMENTE FUNCIONA A COISA, E O ALUNO SÓ SENTE NA PELE QUANDO COMEÇA A CORRER ATRÁS..POIS SINCERAMENTE,SE TODOS ESSES CURSOS REALMENTE FALASSE A VERDADE,CERTAMENTE ESSA ALTURA,NEM EXISTIRIA MAIS NENHUM CURSO DE DJ,POIS AS PESSOAS IRIAM FICAR APAVORADAS..HAHAAHH

    é bom que fique este tipo de materias no ar,por que aí, cada um vai analisar
    quem realmente vale a pena..como o cara diz..”cuidado com as falsas aparências.”

    Vc vai ver que daqui a pouco, vai começar a guerra dos cursos de djs.um metendo o pau nos outros…cada um publicando em cada site de curso de dj,contratacando cada curso de dj…

    E se chegamos nesta situação ? é por que até os cursos de djs que se julgam os bam bam do mercado,estão preocupados.. Pois se não tivessem preocupados,jamais criariam em seus sites,contra ataques,intitulando que cursos de djs bons são somente o deles.. Que o resto que tem no mercado é picaretas,como o próprio dono do curso de dj que publicou essa materia, e tem a foto do cara aí, cita este tipo de coisa. Uma tremenda DOR DE COTOVELO,JUSTAMENTE PARA NÃO PERDER O SEU REINADO…

    SE O CARA REALMENTE NÃO LIGASSE PARA CERTOS COMENTÁRIOS QUE APARECEM NA INTERNET, JAMAIS ELE CRIARIA NO SITE DELE MATÉRIAS METENDO O PAU NOS OUTROS, É SINAL QUE JÁ ESTÁ SENDO AFETADO PSICOLOGICAMENTE.E JÁ ESTÁ ENXERGANDO O QUE PODE ACONTECER..E QUE ANTES QUE ACONTEÇA O PIOR,É MELHOR CRIAR UM MEIO EM QUE AS PESSOAS SÓ ENXERGUEM SÓ ELE.

    E FATO DE VC TER VÁRIOS INTITULOS,NÃO INDICA QUE VC SEJA O MELHOR.

    VC PODE DOMINAR O SEU SITE, OU SEU BLOG,COLOCAR OS COMENTÁRIOS QUE VC QUISER,OU EXCLUIR TAIS COMENTÁRIOS..MAS A INTERNET, NINGUÉM SEGURA.

    CADA UM QUE MONTE SEUS POSTOS DE BATALHAAAAAAAAAAAAAA.

    PERDEDORESSSSSS, É AQUELES QUE SE INTIMIDAM COM CARAS QUE SE ACHAM O MÁXIMO.

    AOS POUCOS VCS ESTÃO PRESTES A CONHECER A REAL CENA DJ DE VERDADE.

    leonardo
  8. Oi Leonardo,

    Gostaria de esclarecer alguns pontos que você levantou:

    1) “acho que se vc não tá pronto para receber criticas,então nem deveria ter criando um blog citando esses outros cursos de djs,colocando a foto de um outro próprietário de curso de dj…mostrando que vc faz PANELA COM OS CARAS, FICA BABANDO OVO PARA O CARAS…”

    Eu não conheço o Bunny nem muito menos tenho alguma parceria com a escola dele, ao pesquisar fontes sobre o assunto na Internet eu encontrei o relato dele no blog do http://www.rraurl.com e achei interessante publicar, como diversos outros Djs e produtores musicais que sugerem artigos para o meu blog. Se fosse uma panela eu deveria estar ministrando cursos lá ou vice-versa. Ele é sim de uma escola concorrente, e concorrência é algo sadio para qualquer mercado.

    2)”vc falou que o cara não tá pronto para receber criticas ? quem não deve estar é vc.. Quem dá A CARA PARA BATERRRRRRRR, TEM QUE AGUENTAR O IMPACTO..rsss…”

    O Rodrigo respondeu ao comentário anonimo de peito aberto. Diferente do anonimo que disse que não gostava de receber críticas.

    3) E PELOS COMENTÁRIOS QUE O ANONIMO COLOCOU? EU NÃO VEJO COMO PONTO NEGATIVO..OU COMO VC CITOU,NÃO CRIOU O SEU ESPAÇO ETC? AO CONTRARIO EU VEJO COMO ALERTA,PARA AS PESSOAS ENTRAREM PREPARADAS, E SABEREM AONDE MUITOS ESTANDO ENTRANDO.POIS NENHUM DESSES CURSOS DE DJS, REVELAM PARA NINGUÉM COMO REALMENTE FUNCIONA A COISA, E O ALUNO SÓ SENTE NA PELE QUANDO COMEÇA A CORRER ATRÁS..POIS SINCERAMENTE,SE TODOS ESSES CURSOS REALMENTE FALASSE A VERDADE,CERTAMENTE ESSA ALTURA,NEM EXISTIRIA MAIS NENHUM CURSO DE DJ,POIS AS PESSOAS IRIAM FICAR APAVORADAS..HAHAAHH

    é bom que fique este tipo de materias no ar,por que aí, cada um vai analisar
    quem realmente vale a pena..como o cara diz..”cuidado com as falsas aparências.”

    Acho que você está bem equivocado, você chegou a ler a matéria ou só leu os comentários? Eu descrevi no artigo em detalhes tudo o que um aluno deve procurar em uma escola de Djs? Não falei em nenhum instante “procuro cursos que tenham Cdj 1000 e Djm 800 em bairros nobres? Não acredito que isso seja o único indicador de um bom curso.

    4) Vc vai ver que daqui a pouco, vai começar a guerra dos cursos de djs.um metendo o pau nos outros…cada um publicando em cada site de curso de dj,contratacando cada curso de dj…

    E se chegamos nesta situação ? é por que até os cursos de djs que se julgam os bam bam do mercado,estão preocupados.. Pois se não tivessem preocupados,jamais criariam em seus sites,contra ataques,intitulando que cursos de djs bons são somente o deles.. Que o resto que tem no mercado é picaretas,como o próprio dono do curso de dj que publicou essa materia, e tem a foto do cara aí, cita este tipo de coisa. Uma tremenda DOR DE COTOVELO,JUSTAMENTE PARA NÃO PERDER O SEU REINADO…

    Como eu disse anteriormente eu defendo e gosto da competição (seja entre escolas, djs e produtores musicais). Eu nunca ataquei e nunca atacaria qualquer instituição ou artista. Acredito que o mercado e o tempo são os melhores niveladores.

    5) E se chegamos nesta situação ? é por que até os cursos de djs que se julgam os bam bam do mercado,estão preocupados.. Pois se não tivessem preocupados,jamais criariam em seus sites,contra ataques,intitulando que cursos de djs bons são somente o deles.. Que o resto que tem no mercado é picaretas,como o próprio dono do curso de dj que publicou essa materia, e tem a foto do cara aí, cita este tipo de coisa. Uma tremenda DOR DE COTOVELO,JUSTAMENTE PARA NÃO PERDER O SEU REINADO…

    Quem falou mal de quem? Onde? No site da http://www.aimec.com.br, não usamos nenhuma vez a palavra “melhor”?

    6) SE O CARA REALMENTE NÃO LIGASSE PARA CERTOS COMENTÁRIOS QUE APARECEM NA INTERNET, JAMAIS ELE CRIARIA NO SITE DELE MATÉRIAS METENDO O PAU NOS OUTROS, É SINAL QUE JÁ ESTÁ SENDO AFETADO PSICOLOGICAMENTE.E JÁ ESTÁ ENXERGANDO O QUE PODE ACONTECER..E QUE ANTES QUE ACONTEÇA O PIOR,É MELHOR CRIAR UM MEIO EM QUE AS PESSOAS SÓ ENXERGUEM SÓ ELE.

    Não entendi novamente essa parte? Matérias metendo o pau no outros? Afetado psicologicamente?

    6) E FATO DE VC TER VÁRIOS INTITULOS,NÃO INDICA QUE VC SEJA O MELHOR.

    O que seria um “INTITULOS”? Ninguém falou em ser melhor ou pior, apenas que profissionais com anos de estudo merecem receber por seu trabalho, não?

    7) VC PODE DOMINAR O SEU SITE, OU SEU BLOG,COLOCAR OS COMENTÁRIOS QUE VC QUISER,OU EXCLUIR TAIS COMENTÁRIOS..MAS A INTERNET, NINGUÉM SEGURA.

    Eu nunca excluí nenhum comentário do blog seja ele bom ou ruim. na verdade em 433 comentários em poucos mais de 5 meses, o blog só recebeu (contando com o seu) 2 comentários negativos. Eu na verdade adoro críticas construtivas, pois assim eu posso melhorar. Você poderia formular uma crítica construtiva?

    8 ) CADA UM QUE MONTE SEUS POSTOS DE BATALHAAAAAAAAAAAAAA.

    PERDEDORESSSSSS, É AQUELES QUE SE INTIMIDAM COM CARAS QUE SE ACHAM O MÁXIMO.

    AOS POUCOS VCS ESTÃO PRESTES A CONHECER A REAL CENA DJ DE VERDADE.

    Com certeza a ninguém segura a Internet, não é a toa que o meu blog está com uma média de 1.000 acessos diários e a AIMEC escola que eu dirijo faz 5 anos está sempre com turmas lotadas em todas as suas 3 sedes.

    Gostaria muito que você esclarecesse os pontos levantados no seu comentários, sem raiva, sem rancor, tentando discernir a verdade de alucinações.

    Acho que a melhor defesa contra o seu disparate e do anonimo é o próprio post acima, que em um pouco mais de 5.000 caracteres visa informar futuros alunos de escolas de Djs.

  9. ótimas suas respostas..parabenizo vc pelo nível das respostas. vc já deu a contribuição que eu queria.E depois vc vai entender que o ponto central não é vc. E nem o que vc faz. Mas diretamente vai ser ótimo para leigos,simpatizantes e até a máfia dos cursos de djs que está centralizada em são paulo-sp. Pois a coisa é muito pior do que vc imagina.

    Se vc diz que tem tantos acessos no seu blog, se prepara que agora a coisa
    vai aumentar mais ainda do que vc imagina…hahah…se vai ver quem vc vai acabar
    atraindo para o seu blog..rss…

    vc pode não ter entendido muitas coisas,mas eles vão entender muito bem.

    já aconteceu o que eu já previa.E logo cada site de curso de dj,como já está
    acontecendo,vão começar a criar em seus próprios sites os seus contra ataques,para
    que todos canalize a atenção em cima deles. Desta forma, a máscara de muita gente
    vai cair, e vão ver o que eles olham na televisão, é pura fantasia.Pois só quem está nos bastidores da cena dj a anos,para saber como realmente é.E tudo que era escondido,vai ser apresentado aqui,na própria internet,quem são realmente as pessoas que habitam o mercado dj.

    E a intenção não foi desestimular ninguém,ou impedir um sonho.Mas estarem cientes como realmente é o mercado,para não cairem na mão de pessoas aproveitadoras,que só visam explorar o sonho das pessoas.mas jamais tem a intenção de beneficiar ninguém, a não ser gente ligadas a eles..E é lógico que muitos publicam coisas,contando só o lado positivo da coisa,pois quem passou pelo pior, jamais vai contar as coisas que realmente passou..Quantas pessoas estiveram ao seu lado.E as pessoas que te deram as costas. O que eu ví até agora,foi depoimentos de djs mentirosos,que jamais contam o que realmente passaram,e o que tiveram de enfrentar para ser aceito por essa gente,QUE ACHAM QUE SÓ ELES É QUE PODEM SER DJS.

    como vc já vê atualmente. DJ criando o seu próprio projeto,como já acontece na maioria dos projetos de rádio,e construindo um line up com os mais chegados.Pois muitos se cansaram de ficar BATENDO NA PORTA DE CASAS NOTURNAS E PROJETOS,PASSANDO CERTAS HUMILHAÇÕES,ENTÃO PREFEREM MUITO MAIS SER DONOS DO SEU PRÓPRIO PROJETO..OU ATÉ,DONO DE SUA PRÓPRIA CASA NOTURNA. E agora a coisa é mais nitida, do que nos anos 90. Por que aí eu envolvo tais djs, e esses djs são obrigados a envolver gente dos Projetos que eles participaram. Uma troca de favor.. vc me favorece, eu te favoreço. Nas rádios ainda é pior,pois a panela está entre as rádios e agencias de djs, que já é uma puta máfia descarada.MUITOS ENVIAM SETS PARA AGENCIAS TENTANDO UM ACESSO,E AS AGENCIAS JOGAM TUDO NA LATA DO LIXO.POIS TANTO EM CASAS NOTURNAS OU PROJETOS, OU AGENCIAS, SÓ ENTRA POR INDICAÇÃO.POR QUE SE VC BATE NA PORTA DESSA GENTE,TE HUMILHAM E MENOSPREZAM ACHANDO QUE VC QUER APARECER E TOCAR DE GRAÇA.O MESMO ACONTECE COM OS CURSOS DE DJS..OS CURSOS BAM BAM DO MERCADO,SE ACHAM OS MELHORES, E O RESTO PARA ELES,É TUDO LIXO.. E É ISSO QUE VC VÊ.. E A CENA REAL… UNS QUEIMANDO OS OUTROS..UNS FALANDO MAL DOS OUTROS.. AS AMIZADES TUDO, NA FALSIDADE.MUITO TENDO QUE SER POLITICO,FAVORECENDO CERTOS CARAS,SÓ POR QUE OS MESMOS CARAS,FAVORECEM ELES TAMBÉM..

    VC VÊ CADA CARA LIXO NA CENA DJ,QUE NEM TEM TODA ESSA TÉCNICA DJ, E SÓ POR QUE TIVERAM UM PASSAPORTE DE FÁCIL ACESSO ,TOCANDO NOS MELHORES PROJETOS, SE GABAM SER TOP DJS..POIS O FATO DE SER TOP,NÃO INDICA QUE SEJA MELHOR.AINDA MAIS FAZENDO MIXAGEM BÁSICA.UNS CARAS QUE NÃO TEM NEM PEGADA PARA TOCAR,SE INTITULANDO ALGUMA COISA.

    Magina se esses tais cursos, vão realmente abrir o jogo como é a coisa…Pois o que interessa é explorar o sonho das pessoas, e pouco importa se vc aprendeu ou não. Eu pago prá ver.. Se vc fizer uma prova real no equipamento, com esses caras que montam turmas entre 10 a 20 alunos.. vc vai ver se é o marketing que eles mesmo colocam.. Batendo foto,mostrando que todos receberam certificados.. que já criaram um monte de djs.Pois é lógico que o certificado é de participação..Pois se eles encostassem mesmo o aluno na parede,vc iria ver, que se passou 2 ou 3 pessoas de uma turma dessas,seria muito.

    E vc acha que esses caras vão ficar aí CRIANDO DJS ? PARA DEPOIS OS ALUNOS SE INTITULARES MELHORES QUE OS CRIADORES? E TENTAR PASSAR POR CIMA DELES? JAMAIS ESSA GENTE VAI FICAR CRIANDO DJ PARA COLOCAR NA CENA… POR ISSO QUANTO MAIS PODRE O CARA SAIR,MELHOR VAI SER PARA ELES,EMPURRAR OUTROS CURSOS..VC PARTICIPA DE TAIS PROJETOS JUNTO NO LINE UP DESSES CARAS QUE LEVAM A BANDEIRA DESSES TAIS CURSOS,OS CARAS SAMBANDO NA CARA DE PAU.NÃO SEI COMO TAL CURSO PODE TER ORGULHO DE UM CARA DESSES. POIS PODE CERTEZA O QUE ELES ENSINAM,NÃO É NEM 5% DO QUE ELES REALMENTE APLICAM NA PISTA…E ISSO POR QUE FALAM QUE CURSO DE DJ BOM,É AQUELE QUE ENSINA O BÁSICO..E DEPOIS UM ALUNO DESSES, QUE SAIU DE UM CURSO DESSES QUE SE GABAM SER O BAM BAM DO MERCADO,SAIU DO CURSO,MAL SABIA MIXAR.. AÍ SABE O QUE ACONTECE ? TAL ALUNO ACABA APRENDENDO COM PESSOAS MAIS HONESTAS,QUE MOSTRARAM COMO REALMENTE É A COISA.. E NÃO TIVERAM MESQUINHARIA DE PASSAR CERTAS INFORMAÇÕES..AÍ QUANDO TAL ALUNO,ATRAVÉS DE ANOS SE DEDICANDO,APARECE AÍ NA CENA DJ, EM DESTAQUE,,ENTRANDO GUELA ABAIXO DESSA GENTE, AÍ TAIS CURSOS DESSES, TEM A MORAL DE FALAR QUE CRIOU O CARA. MAS NO CURSO,SAIU MAL SABENDO A MIXAR…

    QUANDO O CARA É NADA,FALA QUE O CARA ERA LIXO..QUANDO O LIXO SE TRANSFORMA EM ALGUMA COISA, ATÉ QUEM FALOU MAL DE VC, ACABA BATENDO NA SUA PORTA.

    leonardo
  10. Porra, que esquisito essa briga toda… apesar de não ser dj, e sim produtor, pra mim ficou perfeitamente clara a intenção do autor do texto. É apenas uma orientação inicial pra quem quer iniciar-se na carreira de Dj, apenas isso. E também é valido sim o autor sugerir cursos de discotecagem, que aliás, ninguém é obrigado a frequentar. É fato que está cheio de Dj péla saco, que com seus fake lives acabam tomando espaço de muita gente boa e de menos cacife que rala peito por aí. Mas, se fechar pra tudo e sair descendo a lenha pra todo lado e sem critério (e sem informação) não é exatamente a melhor forma de levar a cena (ou até mesmo a própria profissão) adiante, não?

    RODRIGO DIGHA
  11. há muito tempo eu procurava por este tipo de relatos.

    o cara arrebentouuuuuuuuuu

    dj rafael
  12. nunca tinha visto este tipos de relatos antes,mas eu já imaginava
    que a coisa era assim mesmo,pois as coisas que o anonimo citou,eu já
    tinha presenciado pessoalmente.

    pedro silva
  13. entre neste site por acaso,por causa que estava procurando por cursos de djs no google, e acabei encontrando vcs… eu apoio o comentário do anonimo, e do pedro etc…

    pois é uma coisa bem real mesmo que acontece, e até agora não ví um site
    ou um dj que teve a coragem de revelar como realmente é a coisa.

    os que ficaram com dor de cotovelo,simples,é por que vcs lambem o saco dos caras.

    pois pelo que eu ví,foi alertar os leigos no assunto,não foi desanimar ninguém ou
    desistir…

    procura aí na internet para vc vê se vc vai ver algum relato desse tipo..

    Quer dizer que todo mundo que entra tem que concordar com o que vc quer ?

    ao ponto do cara dizer que são as mesmas pessoas,é por que ele ficou incomodado
    que só quem lambe o saco dele que pode comentar…

    djrobert
  14. Oi Dj Robert, Pedro Silva, Dj Rafael, Leonardo e Anônimo,

    Cansei dessa brincadeira. Pena que não tinha verificado antes. Mas eu achei muito estranho que vocês todos tem o mesmo Ip?!

    Estranho? Hum, acho que vocês são a mesma pessoa!!!!

    Subi uma imagem que mostra o Ip de “vocês”: http://ilankriger.net/wp-content/uploads/2009/06/mesmo-ip.jpeg

    Realmente a Internet mostra a verdadeira cara das pessoas.

    Infelizmente já perdi muito mais tempo que eu gostaria respondendo e lendo esses bobagens.

    Obrigado Digha, Cabelo, Fabiano e Allyson pelos comentários sérios e bem escritos.

    ilankriger
  15. Olha, tem que rir mesmo.

    Sinceramente estava até começando a levar a sério os comentários negativos, mas vendo que são a mesma pessoa, e que precisa simular diversos codinomes para se expressar, só posso concluir que o objetivo é mal intencionado.

    Só quero conlcuir que, o que sempre tento fazer é dar o melhor de mim e fazer o melhor que posso. É o máximo que posso fazer. Não existe perfeição e a cada dia que passa aprendemos mais e mais com nossos erros e acertos.

    Se algum dia qualquer pessoa quiser conversar sobre esse ou qualquer outro assunto é só entrar em contato comigo que marcamos e conversamos de forma civilizada e produtiva. Sou totalmente aberto a críticas construtivas, idéias e sugestões.

    Abraço!

  16. Olá, estou muito interessado em fazer um curso de Dj com vocês, como moro fora gostaria de fazer o curso intensivo. Só que eu ainda não comprei os equipamentos, será que vou ter bom rendimento no curso tendo o primeiro contato com os mesmos no próprio curso???
    Tem algum pré-requisito pra fazer o curso?

    Abraços e adoro esse blog!!!

  17. Oi,

    As turmas do intensivo começam no dia 6 de julho, ele é perfeito para quem é de fora de Curitiba. Você na verdade não precisa ter os equipamentos para fazer o curso ele também não tem nenhum pré-requisito.

    O legal é que você vai poder aplicar os seus conhecimentos nas 3 salas de prática da Academia.

    Quanto aos rendimentos, isso vai depender muito do seu empenho. Nós já tivemos alunos que conseguiram ter o retorno do investimento antes de terminar o curso.

    ilankriger
  18. [...] Quero ser Dj, por onde eu começo? [...]

  19. Entao sou de Limeira SP… tenhu 22 e gostaria mto de ser dj…faz tempo que sonho com issu mais condiçoes financeiras nao me deixaram fazer o mesmo…mais hj eu posso começar…
    como faço para ter aulas??nao sei nada ainda nem aquipamentos eu tenhu… oque eu presciso para começar agora??qual escola mais perto???mensalidades??? equipamentos para começar com tudo?? valew abraço…

  20. [...] blog do Ilan Kriger (Aimec), tem um post bacana sobre as escolas de DJ de Manhattan estarem lotadas e o título da [...]

  21. Olá

    Sou de maringá Pr
    e gostaria muito de fazer um curso de dj
    que tenha um preço mais acessivel
    e que nao seja um curso “ruim” vamos colocar assim
    e gostaria de perguntar a vc
    se vc tem alguma informação de um local
    de cursos para Djs (nas condiçoes desejadas)
    na cidade de maringá..

    Obrigado pelo espaço
    e agradeço desde ja
    sua resposta

    Abraço e
    Parabéns pelo Blog!.

  22. olá eu tenho 14 anos e tenho o sonho
    de ser “dj” mais ñ consigo realizar
    como faso ??
    bom até mais espero q vcs me ajudem
    “valew!

  23. UMA OTIMA SEMANA!!!
    KARA NAO TEM COMO NAO TE ELOGIAR E AGRADECER IMENSAMENTE POR UM BLOG TAO PROVEITOSO, KARA REALMENTE VOCE FAZ O QUE GOSTA E PODE TER CERTEZA ILAN TEM FEITO MUITO BEM, VIU PARABENS.
    TO TERMINANDO UM CURSO NO DJLAB COM O TAUSZ E RALO NUMA CASA AINDA COMO CAIXA EM BH MINAS NO BWANA PUB NA SAVASSI E MEU SONHO TA SE REALIZANDO PRIMEIRO É O TERMINO DO CURSO DEPOIS É A PESQUISA MESMO DE COMO APRIMORAR E SER PROFISSIONAL NAO MEIA BOCA RSRS.
    FELICIDADES!!!!!!!!!
    VOCE MERECE É SE TORNOU UM MODELO DE PROFISSIONAL ASSIM COMO MEU PROF. TAUSZ QUE QUERO ESPELHAR PELAS NOITES AFORA SE DEUS QUISER.
    PARABENS!!!!!

  24. po nao li nada ae em cima…mas dei uma passada!! por mermao…se quer ser DJ, vai apreder primeiro…logico?!?
    qual a forma de pagamento do curso?
    tempo de duração?
    moro em macae/RJ mas to afim de fazer o curso aew!! nas minhas ferias!
    aguardo resposta…

    abrass

  25. Também sou DJ e também moro em Macaé… uso Traktor, Virtual DJ e BCD 3000 para controlar… tenho interesse de aprender a usar o Ableton Live… me add no msn… carlosedgi@hotmail.com

  26. ola! sempre gostei de musicas tenho muita vontade de fazer um curso de dj….como eu poderia fazer que é meu sonho e vou atras ate conseguir….queria conhecer todos os djs para se inturmar e aprender como faço moro lonje seria um pouco dificil moro no ms.tchau t +

  27. vou visitar vcs todos os dias…..

  28. to kerendo ser dj + só tenho pouca grana
    + vou tentar começar essa carreira

  29. DJ Bruno Machine o novo no Mercado

  30. DJ Bruno Machine o novo no Mercado numero de telefone 924733499 estou em Angola

  31. to querendo ser dj como eu faço?
    quero saber preço e local^????
    valeu t+

  32. OIe
    eu sou de BH minas gerais

    e quero saber o melhor lugar para mim fazer um curso de dj e quantos mais ou menos o preço ?
    qual quer coisa me add no msn ae

    vlw

    DJ tchon
  33. Olá Pessoal beleza, eu sou de Barueri, São Paulo, estou atuando na área de Dj, por enquanto sou iniciante mas prentendo me empenhar ao máximo para ganhar nome sem precisar pisar em ninguem, acredito que a base de um Dj é o companherismo e a humildade, sem isso você nunca irá para frente.

    OBS: Gostaria de elogiar o site, achei ele hoje através do Google, e achei muito bom com certeza ele vai entrar nos meus favoritos, pois estou querendo criar meu próprio repertório e via alguns videos com dicas, gostei mesmo quero elogiar os moderadores do site e todos os Dj's Presente e dizer que se possivel entrem em meu site http://www.soqueme.com e baixe o meu CD de electro house "Electric Shock 2010" CD Duplo, valeu Galera até mais

  34. Olá Pessoal beleza, eu sou de Barueri, São Paulo, estou atuando na área de Dj, por enquanto sou iniciante mas prentendo me empenhar ao máximo para ganhar nome sem precisar pisar em ninguem, acredito que a base de um Dj é o companherismo e a humildade, sem isso você nunca irá para frente.

    OBS: Gostaria de elogiar o site, achei ele hoje através do Google, e achei muito bom com certeza ele vai entrar nos meus favoritos, pois estou querendo criar meu próprio repertório e via alguns videos com dicas, gostei mesmo quero elogiar os moderadores do site e todos os Dj’s Presente e dizer que se possivel entrem em meu site http://www.soqueme.com e baixe o meu CD de electro house “Electric Shock 2010″ CD Duplo, valeu Galera até mais

  35. Cara é o melhor blog de todos e é por causa dele que achei uma maneira de realizar o meu sonho de ser dj. Infelizmente a internet se popularizou de uma tal maneira que gente analfabeta e que não tem nada pra fazer fica comentando essas babozeiras. Ja cometi o erro de primeiro comprar o equipamento e só depois perceber que é preciso sim de instruções de alguem. NÃO COMPREM EQUIPAMENTOS ANTES DE FAZER NENHUM CURSO, vcs vão se arrepender depois. Eu tinha mania de olhar videos no youtube e ficar sonhando com controladores caríssimos, até comprei uma Torq xponent e hj acho extremamente desnecessário ter ela. Abraço e continue postando TUTORIAIS!! Principalmente do ABLETON!!!

    Jeferson
  36. Bem vindo ao dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress!! Que bom que você gostou do conteúdo, faço ele com muito carinho e atenção.

  37. Tem razão, Ilan! Muito bom o conteúdo do blog.

    Boa sorte na caminhada.

    A. Júnior.
    http://www.grude6.com.br

    A. Júnior
  38. Cara,parabéns mesmo pelo blog!acabei de achar ele e gostei muito!
    Conclui a pouco tempo um curso de DJ e agora tô estudando Produção Musical.Muito legal poder tirar as dúvidas com quem realmente entende do assunto!

    Já está nos favoritos!
    Sucesso!

  39. Bom eu gostaria de saber o que eu faço? Não tenho 5.000 Reais pra comprar uma aparelhagem.
    Como que eu posso ser um DJ, sem ter muito dinheiro? :/

  40. Oi

    Fizz uma Pesquisa na net por cursos de Dj

    Então acheii esse ; daí descobri um colega meu q fez curso POr aki tbem

    Sabe ele elogiou tanto fiquei até sem graça

    …. E eu que estou começando quero saber mais mais e mais

    Então como faço para Introdução ?

    Abraçç

  41. Olá

    Sou desenhista e nas horas vagas, dou uma remixada…
    Sempre ouvi esse negócio de que vc precisa de um curso pra poder engressar numa area… eu conheço diversos profissionais em diversas areas, como jornalistas, desenhistas, escritores que ingressaram em suas carreiras sem nada de curso algum… mas, eles tinham um certo conhecimento sobre o trabalho que realizariam.

    Nesse sistema de DJs, não acho certo o projeto de que o cara seja obrigado á ter frequentado um curso pra saber tocar a musica certa no BPM certo… Quando politico entra nesses assuntos só dá merd… Não vejo nehuma escola ou local de curso pra ser politico! O cara só tem que saber o que tá fazendo.

    Conheci alguns DJs quando estive no Distrito Federal, e a maioria deles nem fizeram curso… Já sabiam o que tinham que fazer e apareceu uma oportunidade… Foi assim que eles ingressaram!!
    Conheci DJs que fizeram cursos tipo "PLAYBOY" que só tinha nome e não dava nada na pista…
    Conheci outros que vieram da periferia sem ter um equipamento de ponta, que faz o que ele sabe de melhor: não deixa ninguém parado na pista!

    Ou seja, do que adianta o cara fazer um curso mas, não ter o dom!!

    Para as coisas funcionarem em tudo nas nossas vidas só requer preparação e oportunidade!
    E oportunidade tá MUITO em falta nos ultimos tempos…

    Acho que uma escola honesta deveria dizer logo no inicio:
    "Nós vamos te ensinar tudo sobre o mundo DJ… mas, achar trabalho, isso vai ficar por sua conta…"

    Acho que um bom profissional quer trabalhar e não ter que ficar fazendo "cursinho"…

  42. Acho quem tem cursos bons e ruins!! Você não pode generalizar. Também existe muita gente que aprendeu a tocar sozinha e toca mal como muitos excelentes profissionais que sairam de cursos.

  43. CAra… tu fez meu dia! O seu artigo está muito forte, hoje em dia aonde o mercado musical se encontra lotado, eu pergunto, " o que vou lá fazer, será que vou conseguir fazer diferença?", tira-me o qualquer força de aprnder dJing… Mas lendo o teu artigo, definivamente ajudou-me a entender, o porquê meu coração aperta quando penso na ideia. Porque o que vale é fazeres algo que gostas e não teres medo, porque se partilhares o que sabes, tudo no teu trabalho será honesto e sucederás na mesma, e se realmente fores bom e empenhares no que fazes já é uma vitoria.

    Parabens, Vou fazer o curso.

  44. Que bom que você gostou!! o objetivo do artigo é de informar e demonstrar que existe sim espaço para novos artistas!! boa sorte na sua carreira!!

  45. Fala Dj Flavio-k bruno por que nao montas uma escola para djs a qui em Angola nao tem eu esto comecando mais preciso aperfesuar mais

  46. Cara gostei muito do que falaste sobre cursos de djs eu esto em Angola- Luanda ca nao a cursos para djs eu so dj mais ainda nao so um profissional gostaria que montaces uma escola em angola nao tem nenhuma tu vais ter muitos alunos bazzei

  47. Seria uma boa!! Fui para a Tanzania em 2008 e eu adoraria retornar para a África!!

  48. Olá amigo, sou de Aracaju-Se e gostaria de saber como fazer o curso parA dj? Sou um cara que amo a arte,nos anos 80 quando pré-adolecente fazia armações com misturadores, que muitas vezes ficavam bem interessantes. Na época eu tinha na casa dos meus pais 2 toca fitas da marca akai e 2 toca – discos. A muito tempo venho com a ideia de fazer um curso deste tipo. Como vc poderia me ajudar?

  49. Bom dia.Sou aqui de São Paulo e gostei muito da matéria explicando todo o significado de ser DJ.Não é apenas botar um disco para tocar.Você tem que ter a sensibilidade de saber o que tocar. Antes de começar uma festa verificar quais os tipos de pessoas que se encontram, idade, tentar verificar o tipo de musica que se encaixa em todos os gostos.Tem um lado emoção na coisa.
    Você tocar uma musica que faz a pessoa lembrar de algo bonito.Esse também é o lado DJ.
    Mudando de assunto, sempre fui um Dj frustrado e agora na posição de aposentado estou pensando em fazer um curso e começar a fazer umas festas mais direcionadas as pessoas da minha geração, que na minha opinião é o que está faltando.
    Um abraço

    Wilson Norberto
  50. iai mano de boa dj alisom

  51. semnti do mau manda as mesage do som

  52. Olá estive lendo estes comentarios e precibi que realmente não são de boas intenções.Mas quero parabenisar-lhes pelo otimo trabalho. Estou querondo me tornar uma dj. Mas não sei por onde começar,gostaria de fazer o curso intensivo mas só posso fazer em janeiro vocês irão abrir nova turma até lá ?Não moro em curitiba por isso tem que ser o intensivo. Bjos .Obrigada!

  53. Não peguei o seu contato, manda um e-mail para aimec@aimec.com.br que a turma passa todas as informações para você.

    ilankriger
  54. Noossaa muito bom o Site vçs estão de parabéns.

    Noossa tô querendo muiito ser dj e vou procurar cursos vou me enpenhar o maximo porque é isso q eu quero.

    Beeijos pessoal .

    Caroline
  55. AMMMEEEEEEEEEEEEEEI O SITE MARA !

  56. bom blog… bah vontade de tocar num falta… Mas tem muitos detalhes $$$$ tinha q ter um bolsa Dj do Lula… srksrkksrksr… abrassss

    edson lessa jr
  57. Amei o Site Tbm…

    Me enteressei Muito por essa area de DJ, queroo procurar
    curso e seguir nessa area mas tbm naum sei por onde começo..
    Eu gostaria De Saber se Tem curso em São Paulo perto do Centro ou
    até msm em Guarulhos??? Esperoo que possam me ajudar…
    Beijoos

  58. Eu comecei a ler o blog a algum tempo, mas talvez por ser japones, ou por comodidade mesmo, eu venho lendo ele de trás pra frente (os mais recente primeiros e os mais antigos depois).
    Primeiramente, Ilan ta de parabens pelo blog.
    Estava lendo este post agora (mesmo ele sendo + antigo resolvi comentar) encima dos comentarios negativos dos anonimos.

    De fato a cena não é facil pra iniciantes (e mesmo quem tá a um tempinho maior), é fato que para conseguir algum destaque até mesmo apenas para conseguir trabalho exige pacas… E mtas vezes vc quebra a cara… O evento mal pagando o custo q vc teve pra se deslocar… Má organização joga um DJ de Balearic Trance no meio de um lineup de Minimal (c'est la vie)… O combinado muda no meio do caminho, estrelismos de uns, falta de profissionalismo de outros… Coisas que você aprende no tapa…
    Eu sou ex-aluno da AIMEC Campinas, o curso foi fenomenal, fiz grandes amigos lá, pessoal que ainda hoje quando travo em algum lugar (to transicionando do Analogico pro Digital) o povo tá sempre presente seja via SKYPE, MSN ou nem que eu tiver que dar um pulinho na casa de alguem ou na propria AIMEC pra sanar as duvidas…
    Na AIMEC ninguem me empurrou em momento algum equipamentos, claro que você brincar com um (na epoca) recem lançado DJM-600 ou desfrutar da maravilha do advento dos timecoders e ver na telinha do computador a resposta dos movimentos nos toca discos, fazem os olhos de qualquer um brilhar, mas pelo contrario, a busca por informação sobre equipamentos e etc partiam de nós alunos. E os professores davam dicas, inclusive dicas de amigos que foram pra fora e poderiam trazer e coisa do tipo, dicas que não trariam nenhum retorno financeiro a eles e/ou a instituição… Apenas dicas para que não comprassemos gato por lebre…
    Na AIMEC adquiri um ensino de qualidade e profundidade do conteudo transmitido, mas também fiz bons amigos, alem da abertura de portas, como contatos com bookers e etc, que através da tradição e do peso do nome da instituição, confiam nos futuros DJs que surgiram de lá.
    Não estou fazendo propaganda da AIMEC, apenas expondo uma experiencia pessoal, assim como tenho amigos que fizeram cursos em outros lugares ou mesmo aulas particulares e/ou aprenderam por foruns e youtube… O mais importante é a força de vontade e dedicação, afinal o DJ é isso.. Empenho e dedicação, é não conseguir se desligar da profissão, é ter foco e estudar as tracks do seu case, é ter disciplina de se regrar a estudar, praticar e se aprimorar… é não se acomodar quando chegar no topo, mas estar sempre lutando para se superar, é idealizar um novo som ou efeito, ouvindo o trem passando pelo trilho do metro na hora do rush… é não ter um ataque cardiaco e sim um uplifting com break… kkkkk… afinal como dizia meu instrutor Daniel Secco, "Hoje em dia se dizer DJ é facil, coloca DJ antes de qualquer coisa, carrega um setzinho pronto e sai tocando de graça… pronto! Agora… Para ser um bom DJ… é uma outra historia…"

    Fica ai meu comentario… Que eu escrevi tanto, e o que vinha na cabeça foi entrando direto sem revisão, se bobiar ficou confuso, mas talvez dê pra captar a essencia… abs!

  59. Acabei de conhecer o Blog … e foi uma experiência incrível, pois em poucos instantes passei por inúmeras surpresas …
    Primeiramente fiquei muito feliz por existirem pessoas que se preocupam em compartilhar informações de maneira despretenciosa e cordial, pois a alguns anos atras, para ser exato, 10 anos, desisti de seguir um caminho, diantes de adversidades e dificuldades, dentre elas falta de informação e suporte …
    Fiquei muito satisfeito com o conteudo do artigo … alcançou seu objetivo … orientar pessoas que pretendem iniciar uma carreira de DJ … ponto …
    … até começar a ler os comentários …
    Fiquei perplexo ao ter a sensação de que de repente todo este trabalho, começou a ser deturpado por comentários invejosos, pessimistas, infelizes e oriundos de uma pessoa frustrada … Por instantes acreditei que o blog havia se transformado em um forum de discussão social …
    … Fiquei indignado ao visualizar os próximos posts e ver que mais pessoas apoiavam e incentivavam tais infâmias …
    … Já estava preparando meus argumentos e me aquecendo para entrar na cena …
    … Quando, e uma jogada de mestre, a farsa foi desvendada …
    … a tensão ganhou ar de comédia …
    … não vou comentar sobre o que penso do farçante pois estarei dando ainda mais atenção do que ele merece … os minutinhos dele já se passaram …
    … Eu lamento pelo tempo e desgaste do autor … mais que todo esse "borborinho" veio a enfatizar ainda mais o preparo e o comprometimento, tanto de seus idealizadores quanto do conteudo da página, isso não se pode negar …

    Saio da internet hoje , como quando se sai da sala de cinema após assitir um bom filme ou como quando se chega ao término de um bom livro … Preenchido, satisfeito, motivado …

    Apenas um click despretencioso em um tema ainda mais despretencioso, quem diria … que hora agradavel passei por aqui !

    Mais uma vez parabéns ao idealizadores deste blog …

  60. Rss … A indignação foi tamanha que nem o adjetivo escolhido para o anônimo mereceu ser escrito corretamente … Mais nem por isso vamos assassinar o português:

    CORREÇÃO:

    "Farsante" e não "Farçante" como escrito acima …

  61. Tava lendo os comentarios e vi que ate as criticas são verdades, mais se vc tiver força de vontade e quiser ser dj vc vai ser, agora pra se destacar no mercado de trabalho vc tem que ser bom tem

    FABIO (DJ AQUIA)
  62. ae galera gente boaa, gostaria saber de uma boa escola pra amador que seja em conta e , acima de tudo boa, em sp!!!

    valeww galeraaa

  63. mongool

    não tii iinteressa
  64. também te amo!!

    ilankriger
  65. eu qeuro vira dj mais naum tenho noção como meche nos aparelhos mais gosto muito de batida

    tem curso para meche em aparelhos de dj …?

  66. vcs podem me ajuda

  67. quero ser dj ?
    como fasor.
    hotmail:ianderson.ferreira.@hotmail.com

    ianderson
  68. presiso de ajuda………
    com quantos anos posso começar a ser dj????
    meu maior sonhoooo
    me ajuda?
    se tiver msn pra me explicar nmelhor me add?
    jeh_freitas96@hotmail.com
    não vou dexistir..

  69. tambem preciso de ajudah meu maio soho e começar uma carreira de DJ mais naum sei com quantos anos se pode comecar e naum sei por onde eu começoo HELP se tiver msn me ajuda ae me add lah e me explica jhonatanrosa@hotmail.com

    jhonatan
  70. não existe idade para ser um DJ. tem pessoas que começam cedo porque tem alguém que mexe com isso, e também aqueles que só começam mais tarde, como é o caso do David Guetta.
    vou adicionar no msn, se quiser depois fala lá comigo (:

    manophil
  71. Carlitos

    Quero fazer um curso de DJ
    moro no rio de janeiro.

    pesquisei o curso eleventh mais não tenho nenhum feedback
    alguem poderia me auxiliar
    muito obrigado

    Carlitos
  72. Uma dica para começar a ser dj é ser integrante de uma webradio..vai aprender a mexer com o som!!tenho uma webradio quem quisser começar so me add poeta1000@hotmail.com

  73. Gente ! meu nome é celio carlos sou conhecido como Danoninho estou facinado pela clásse do DJ Rodrigo Lengning. realamente ele tem razão concordo , eu acho que cada um tem que correr atraz dos sus objetivos eu não sou DJ mais tenho uma enorme de ser pois eu tenho muitas Idéias Gênias, mais preciso de muita ajudar preciso saber aonde aprendo o curso como faço para me matricular em que lugar no rio de janeiro tem esse curso de DJS?

    celio carlos
  74. Gente ! meu nome é celio carlos sou conhecido como Danoninho estou facinado pela clásse do DJ Rodrigo Lengning. realamente ele tem razão concordo , eu acho que cada um tem que correr atraz dos sus objetivos eu não sou DJ mais tenho uma enorme de ser pois eu tenho muitas Idéias Gênias, mais preciso de muita ajudar preciso saber aonde aprendo o curso como faço para me matricular em que lugar no rio de janeiro tem esse curso de DJS?

    celio carlos
  75. eu pensei que fosse muito fassiu mas pelo jeito não é!

  76. Olá Ilan,

    gostaria de saber se vc conhece (ja ouviu falar), da escola "e-djs" aki de São Paulo.
    Se conhece o que acha deles, pois parece que são bem conceituados aki em sampa e pretendo em breve iniciar o curso de dj básico lá. Achei estranho vc não ter citado a "e-djs" quando falou sobre as outras escolas no inicio do tópico. Me parece que eles não fazem turma, eles ensinam vc individualmente te dando toda atenção, essa forma de ensino é boa?????
    Também verifiquei e vi uma das pessoas q ministram o curso é a DJ Lisa Bueno, vc a conhece?????? Pelo q pesquisei ela tem um bom nome na cena nacional.
    É isso q tenho a perguntar

    Abraço.

    Nicolas F.
  77. ola
    bem moro emsão bento do sul sc.minha vida e a musica n consigo
    vive sem e meu sonho e ser dj
    mas n sei por onde cmeça.
    sera ke vcs podiam me ajuda.

    kerlizavaniack
  78. ola pessoal não é tão facil ser dj com apenas 15 anos disso eu sei tenho 15anos e comecei atocar sozinha com 13 anos porisso endico que fassa um curso profissional para ser dj é bem mais facil de aprender hoje em dia toco em festas e baladas por isso não dessista continue como o sonho de ser DJ

  79. Olaa me chamo Ingrid tenho apenas 16 anos, e desde pequena tenho o sonho de seer DJ, maiis nunca tivee e neen tenho a oportunidadee de meeus paiis pagarem um curso pra miim, poiis a situação aqui em casa esta meio dificil..
    e pra piorar nãoo sei poor onde começaar..

    maiis de uma coisa eu seei,sou brasileira e não desisto nuncaa,não voou sossegar enquantoo nãoo virar DJ,jamiis desistireii do meeu sonhoo :-)
    se puderem me addc no msn ingrid-caetano@hotmail.com

    esperoo podeer contaar coom vsês Beij.OO

  80. e ai velho grand abraço blog maneira em o so eu sou de castro pr e tenho sonho de ser dj mas por aqqui nao tem curso acho que seria bacana vim um curso por perto aqui tem um dj que eu conheço mais ele é meio paradao podia fazer mais festas eletronicas mais ele nao faz muito qria ser dj so para proveitar esse furo que ele deixa. valew

  81. tipo meu nome e thalita e tenho 15 anus tipo tenho um colegaa to fazenduu aula com ele aii valeu demaiss
    bjx meu nome e dj tata 23

  82. oi meu nome é joalison tenho 16 anos e gostei muinto das dicas q vc colocou
    valeu.

    joalison
  83. o gostei do blog so tem gente boa mas e como sepre digo um sonho nos não ganha mas comquista e assim a vida do curitibano um dia eu chego la como meus amigo chegaram demoro mas segaram meu sonho ser dj dificil mas um dia eu chego la!!! pra deus na e impossivel!!! curitiba pr valeu

  84. acho fraco sua dica de comprar um mixer e depis um cdj. O cara que começa nao vai gastar 5.000,00 com esses dois aparelhos e se gastar vai ligar aonde? cade os amplificadores e as caixas? se liga irmao pessima dica. minha dica comece comprando amplificador e caixa, se tiver notebook baxe virtual dj na internet (de graça), com esses tres produtos ja pode trabalhar pois o virtual dj ja é mixer e tudo de bom.

  85. bom sou novo por aqui.
    tudo começou no improviso mesmo.
    em uma festa de musica bahiana antiga..
    mandei bem..kkkk
    então depois disso comprei um par de denon 1200 mixer denon dn-x120 fone denon dn hp1000
    som eu tenho e de sobra.
    porem meu trabalho não me proporciona fazer o que mais gosto.
    sou zelador e tambem vigilante noturno da pousada a qual moro. ai tudo foi-se pro espaço.
    mais cerio que logo logo estarei ai na ativa.
    - para mim o premeiro passo é aprender os compassos. tempo o famoso BPM.
    - ter vontade de querer aparender e levar alguns "" disaforos de quem esta a mais tempo no ramo """
    Foi o meu caso.

    Fabrício Coimbra
  86. Realizei algumas festinhas, mais sempre tinha um espertinho dizendo sou dj. esta musica não esta agradando os demais. ou cara para ser dj tem que ter 2 anos de muito trampo..
    bom isso eu não ligo,
    aprendi a dirigir em um trator que pegava escondido do meu avo.
    e quando pude mostrar para ele meu talento eu arei uma terra que ninguem teve coragem por causa da serra .
    porem minha nota foi 10 do meu avo.
    então nada que me digam que queiram me colocar pra baixo eu irei ligar.
    porem quero ser dj. mais pelo visto mesmo somente em 2014 irei conseguir realizar meu sonho.

    Fabrício Coimbra
  87. tenho muitos amigos dj. que tocam em casas noturnas.
    que estão sempre me chamando para se apresentar etc.
    mais meu horario d trabalho não me permite.
    mais quando quitar meu carro vou jogar tudo para cima e danen-se,
    treino muito. e até meus filhos um de 6 e o mais espertinho tem 1ano e 6 mese.
    eles adoram musica, e não vou força-los a seguir , quero que eles sejem livres. escolham o que quiser.
    mais se alguem tem um sonho não se desamine siga em frente se cair, lavante-se sacuda a poeira e de a volta por cima. e va em frente embusca de seus objetivos..

    Fabricio coimbra , Um DJ iniciante como qualquer um.

    Fabrício Coimbra
  88. ola parabens pelo blog .queria saber como faço para começar como dj desde pequeno adoro isso mas nunca tive grana por isso nao tinha oportunidade agora consegui juntar uma ai e ,queria saber o que devo comprar para começar dar meus primeiros passos nessa linda profissao valeu!!!

  89. There are a few unique points in time in it text however I don’t understand if I see all of them center to heart. There is several validity however I’m going to bring hold opinion till I look at this further. Very nice text , thank you and we want more! Added to FeedBurner as well

  90. meu nome é tais e gostaria muitooooo d ser dj toca em varias baladas arrasarrrrrrr e uma dj profissional queria miito q vc ma desse uma aula por favor ta bjssss dj taisinha kkkkk

  91. eai galera meu nome e geovane ouvi falar di voceis e qeria saber se vceis pode me ensinar eu aprento rapido meu sonho e ser dj profisonal se puder me ajudar eu agradeco munto meu numero e 03584418517 se puder me ajudar falou cara

  92. eu quero faze ua musica

  93. dj sandro de caetes

    dj sandro
  94. oi eu sou a jaque,eu adoro daça mas de pois de um tenpo para ka e comecei a gos tar do traba lho dos djs,é muito legar o que eles fazem com as musicas,eu gostaria muito de aprender a fazer o que eles fazem,meu estilo é mais hip hop,mas eu curto as outros sons,como eu consigo um meio barato, perto,e num horario bom parar aprender????? Valeu ILAN KRIGER….ME ACEITA NO NO ORKUT JAQUEBELO…OU NO FACEBOOK…

  95. Poxa cara onde eu moro nao tem muitos cursos para djs e tambem eles saum carissimos isso faz o cara dezanimar por falta de escolas pra aprender conheço muitos amigos q desistiram de ser djs para seguir outra carreira por causa de falta de escolas mas Vo tentar encontra um jeito EU VO SER DJ UM DIA PORRA!

  96. Eae ilan , Meu nome é Cleuber tenho 18 anos moro na Cidade de Bauru-Sp, fiz um curso e dj por aki com 1 dj residente de um club, mas na venho tendo oportunidades para mostra meu trabalho aki na região , pois muitos clubs nao dão chances e muitos djs dak nao compartilha informaçoes eu acho isso muito errado pois se queremos que a cena eletronica e a profiçao de dj siga por muito e muito tempow devemos repaçar oq aprendemos para os que nao sabe e os que queren aprnder para mas pra frente os djs de agora ver que nos djs novatos estamos dando continuidade naquilo que eles começarão e com qualidade, eu procuro na net muitas dicas mas esta muito dificil de se encontra um conteudo bom, ilan eu gostaria muito e fazer outro curso para dj mas nao aki na minha cidade e sim na AIMEC ou na djban, mas por enquanto nao posso realizar esse sonho mas cm é en deus um dia vou ir pra i e fazer meu crso de dj e produtor vo dar continuidade na cena eleronica om m muita qualdade!!! forte abraço ilan um dia nos veremos e pode ter certeza que este dia vai ser um dia muito especial..

  97. oi amigo adorei o papo que vc da para os novatos, gostaria de saber se vc tem um site de escola de dj no rio de janeiro…grato

  98. http://www.youtube.com/watch?v=1UcWoKOVMms&feature=youtu.be fala galera, essa é a música divulgação de ———- Obscure – disponível dia 4 de janeiro para download ———–

  99. http://www.youtube.com/watch?v=1UcWoKOVMms&fe… fala galera, essa é a música divulgação de ———- Obscure – disponível dia 4 de janeiro para download ———–

  100. oi meu nome é joalison tenho 16 anos e gostei muinto das dicas q vc colocou
    valeu.

  101. SÓSOMPUNK

    SÓSOMPUNK
  102. pow gosto muito de musica, nas festas dos amigos sou eu quem toca as musicas e queria me aperfeiçoa como dj masi não encotro nenhum curso no rio de janeiro vc pode me dar algum endereço vou agradecer muito.

    emilson oliveira
  103. TO FAZENDO NO DJ-LAB E MUITO BOM O CURSO,RECOMENDO.