Esse artigo foi publicado originalmente na House Mag

Não é exagero afirmar que o Amsterdam Dance Event, é a maior e melhor conferência de música eletrônica do mundo, em 5 dias a capital holandesa se transforma para receber palestras, workshops e os playgrounds durante o dia e mais de 3 centenas de festas com os melhores DJs do mundo durante a noite.

Eu tive o prazer de ir nas duas últimas edições e estou me programando para retornar em 2016

Festival:

  • + de 2.200 artistas;
  • + de 300 festas;
  • 85 clubes;
  • 350.000 visitantes.

Playground (ferramentas, arte, filme e afins):

  • 35 locais;
  • 10.000 visitantes.

Conferência:

  • 220 palestrantes;
  • 120 painéis;
  • 5 locais;
  • 5.000 visitantes de mais de 80 países.

Amsterdam Dance Event 2014

Ir para Amsterdam na época do festival já é uma boa ideia, mesmo sem entrar nos locais da conferência, você vai poder fazer contatos e frequentar as festas. Muitas empresas montam escritórios e pontos de encontro fora do ADE, o Rio Music Conference montou um destes locais a poucos metros da conferência, mas se você quiser aproveitar 100% o potencial do encontro, recomendo você você fazer a sua inscrição no evento.

Já participei do Winter Music Conference em Miami, mas o ADE superou a conferência americana em muitos aspectos como: organização, atrações, profundidade dos temas apresentados e festas, duas coisas que me chamaram muito a atenção foram o site e os bussiness lounges.

O Site do ADE é muito completo, lá você consegue ver todos os eventos relacionados ao festival, você faz o login via Facebook e com isso consegue criar a própria agenda de eventos em que você quer comparecer. Você também consegue por lá, visualizar os seus amigos que irão às mesmas palestras, festas e afins.

No site você também tem acesso ao perfil de todos os participantes do festival. Muitas empresas exploram isso, pesquisando usuários e parceiros para marcar reuniões e encontros.

Em cada local de workshops e painéis tinham algumas salas destinadas à reuniões e encontros de negócios (bussiness lounges). Fiquei impressionado em ver todos os lounges lotados desde manhã até a noite. Esse é provavelmente o ponto mais forte desta conferência e o que diferencia ela de muitos eventos similares

A conferência acontece de quarta a sábado e as festas de quarta a domingo.

1033x640q=90_20151015__ModeratBattle_SOUNDLAB_DSC4985_timbuiting_74847_74851_x640_90_0_0_c

Os clubes de Amsterdam nesta época do ano tem uma licença especial que permitem que eles funcionem 7 dias por semanas, 24 horas por dia, por isso era comum ver festas começando as 05:00hs ou até mais tarde. O universo de festas é enorme, todos os principais selos e DJs do mundo estavam se apresentando pelo menos uma vez durante o ADE (muitos artistas tinham até uma dezenas de apresentações em diferentes festas).

Se você quiser ver a maior quantidade e qualidade dos DJs recomendo ir nos festivais que se concentram entre sexta e sábado, estes eventos acontecem fora do centro da cidade e reúnem entrem 2.000 a 5.000 pessoas e muitas contam com 3 pistas ou mais.

O circuito de festas em clubes também é excelente, muitas destas festas tem entrada liberada para quem está inscrito no ADE, mas se for preciso pagar os ingressos são relativamente baratos (em torno de 15 Euros).

Guia do Amsterdam Dance Event

Onde ficar?

A maioria dos eventos acontecem no centro da cidade, se você conseguir ficar próximo ao Felix Meritis e The Dylan (principais locais da conferência) você vai poder dormir mais alguns minutos todo o dia, de qualquer forma todos os eventos acontecem no centro de Amsterdam que é relativamente pequeno, se você ficar em qualquer lugar no centro ou próximo do centro já está de bom tamanho.

Se você for com 2 pessoas ou mais, uma ótima alternativa é alugar um apartamento, o site www.airbnb.com é uma boa opção para buscar esse tipo de acomodação.

Internet e Celular

As operadoras brasileiras tem planos que permitem uso ilimitado de internet e alguns minutos por dia de telefone. O problema é que a internet acaba tendo uma velocidade muito lenta nestes planos, por isso recomendo comprar um SIM Card pré-pago, comprei um da Vodafone (dica do Gustavo Rassi) e gastei apenas 10 Euros por 1 giga. A conexão de internet me ajudou muito a andar pela cidade (com Google Maps) e também conferir a programação da conferência.

Como se locomover

Como os eventos se concentram todos no centro da cidade você acaba tendo várias opções para se locomover (a pé, bicicleta, ônibus, tram ou de taxi), a melhor forma de se locomover com certeza é de bicicleta, com uma “bike” você consegue chegar rápido em qualquer local e não precisa se preocupar na hora de estacionar. O aluguel de uma bicicleta fica em torno de 15 Euros, já incluindo seguro e corrente.

Como se programar para a conferência

A conferência dura 4 dias de quarta a sábado, recomendo chegar um dia antes e montar toda a sua programação no site do ADE, muitas vezes tem dois ou mais eventos que você vai querer ir ao mesmo tempo, não descarte esses eventos, pois o evento não estiver legal você pode ir para o outro. Recomendo você montar a sua programação no site e usar um smartphone para navegar durante o dia.

Como se programar para reuniões e lounges de negócios

O site do ADE é novamente o melhor lugar para você procurar contatos para organizar reuniões, recomendo que você vá com um objetivo certo e busque as pessoas e empresas que podem te ajudar a realizar este objetivo. Como tem muita gente querendo fazer o mesmo, você deve agendar as suas reuniões o mais rápido possível ou você corre o risco de não conseguir agenda com as pessoas que você gostaria de encontrar.

Como se programar para festas e outros eventos

O site do ADE tem grande parte das festas, se você quiser ir em 2 ou 3 festas em uma mesma noite, pesquise os endereços e distâncias para criar um roteiro onde você não invista tanto tempo entre uma festa e outra, no geral grande parte das pessoas acaba indo para as festa ou a pé ou de bicicleta, mas se você for beber pode ser mais seguro pegar um taxi que em viagens rápidas não fica mais caro que 10 Euros.