Crie o seu canal de TV e conquiste o mundo

Foi se o tempo em que nós estávamos presos a poucos canais de TV, dependendo de uma programação genérica. O Youtube e sites como o Overdrive da MTV mudaram completamente esse conceito, agora é possível montar a sua programação ou no pior dos casos zapear quando chegam os indesejáveis comerciais.

Como eu crio o meu canal de TV?

A AIMEC tem desde 2005 uma web-tv (www.groovechannel.com.br). Nós no início sofremos pois poucos usuários brasileiros tinham banda largar para assistir a nossa programação, depois sofremos pois o Youtube e os seus milhares de vídeos davam uma gama muito maior de opções para os usuários.

Agora ou nós mudamos completamente o conceito do site ou estaremos fadados ao esquecimento. Pois está cada vez mais fácil e rápido fazer transmissões via sites como: Livestream, Ustream.TV, Justin.TV e Stickam entre outros.

Como é feita a transmissão da Groovechannel

Nós transmitimos direto do nosso estúdio, que fica na sede da Brigadeiro Franco (Curitiba) do Centro Europeu, o Adenir Hostin é o nosso diretor geral que também é responsável pela filmagem e edição dos vídeos.

O software utilizado é o Windows Media Encoder, que funciona relativamente bem, mas infelizmente toda a parte de edição e upload para o ftp do site e atualmente para o Vimeo deve ser feito manualmente, com isso cada hora de programação demanda pelo menos 4 horas de trabalho.

Novos serviços

Fiquei surpreso com as múltiplas possibilidades de transmissão que surgiram nos últimos anos, muitas deles funcionam com pouco cliques e ainda conseguem testar a qualidade da banda de internet para ajustar a qualidade da transmissão, melhor que isso ainda podem além de gravar imagens da webcam, gravar imagens do desktop, bem como se conectar com Twitter e Facebook (para avisar aos seus amigo que o programa está no ar).

Muitas dessas ferramentas também contam com chats que proporcionam uma interação enorme com os usuários, gravam os programas enquanto eles são transmitidos (como a gravação já é feita no servidor do site em poucos minutos as pessoas já podem ver a “reprise”).

Conheça alguns sites que oferecem esse tipo de serviço:

Justin.TV

Esse serviço por enquanto é o meu preferido, em dois clique você já está transmitindo, o chat funciona bem, ele se conecta com o Twitter, Facebook e Myspace para avisar que o seu programa está no ar.

Livestream

No plano grátis, transmite até 500kbs, mas isso já é suficiente para ter vídeos de ótima qualidade. Se você quiser investir U$350,00 por mês (achei absurdo esse preço) o vídeo sai com qualidade de TV. O ponto forte desse site é o software Procaster (apenas para Windows), que permite transmitir imagens da webcam e também do desktop, essa função é perfeita para programas com dicas de produção musical.

Ustream.TV

Esse site foi muito usado pelo Obama nas eleições do ano passado, apesar de ter muitos canais pessoais tem também muitas funções interessantes, como a inserção de logos e show de slides. Ele também permite transmissões ao vivo via celular.

Stickam

Esse é o serviço mais simples dos 4 listados, mas por isso mesmo as vezes pode ser melhor opção para usuários iniciantes.

Mas por que criar um canal de TV?

Esse pode ser um grande diferencial na sua carreira, com:

  • Programa semanal apresentando sets e entrevistas;
  • Transmissão de ensaios;
  • Transmissão de shows;
  • Entrevistas com Top Djs em festas;
  • Programa com tutoriais e dicas de produção musical e discotecagem.

E tudo mais que a sua imaginação permitir.

Eu devo começar um programa nas próximas semanas e estou mudando o conceito da Groovechannel para transformar ela em um grande menu de programas criados pelos usuário,s que ganham com isso um empuxo a mais na sua audiência.

Você pensa em criar o seu canal de TV?