Conheci o Rafael Castro em Fortaleza, ele, desde 2014 está com um projeto bem interessante e que está crescendo em todo o Brasil, é a EMEB (Escola online de música eletrônica do Brasil), que já formou mais de 450 alunos de diversos estados do Brasil e de outros paises como Portugal, França e Colômbia e conta com mais de 40.000 seguidores nas redes sociais.

Confira aqui a lista completa com todos os cursos da EMEB.

Fiz uma entrevista com o Rafael sobre o que é preciso para ser um bom DJ, equipamentos e samples para produtores musicais.

Entrevista com Rafael Castro:

Como surgiu a ideia de criar a EMEB?

Eu, Rafael Castro, trabalhei como DJ/Produtor durante 8 anos ( entre 2006 e 2014 ) e sei como é difícil encontrar conteúdo acessível e de qualidade para se tornar um  DJ/Produtor de música eletrônica na Internet.
Além disso, os cursos presenciais de música eletrônica se localizam em poucas  cidades e costumam exigir um investimento muito alto para a maiorias das pessoas.
Por isso, em 2014, resolvi criar uma escola especializada em cursos online de música  eletrônica para facilitar o acesso a conteúdos de qualidade e com um ótimo custo/benefício,  para qualquer pessoa, de qualquer cidade ou estado do Brasil.
Minha missão com a EMEB é ajudar as pessoas que possuem o sonho de se tornar um DJ/Produtor profissional, ou mesmo por hobbie, a não passarem pelas as mesmas dificuldades que eu passei para me tornar um DJ/Produtor.

O que é preciso para ser um bom DJ?

Vejo que para ser um bom DJ existe 3 pontos que você deve trabalhar muito bem

  • 1- Musicalidade
  • 2- Técnicas (dominar equipamentos)
  • 3- Leitura de pista (saber qual o publico que você esta atingindo, qual você quer atingir, e o que esse publico gosta de ouvir)

Quais são os equipamentos que você sugere para um DJ que está iniciando?

O CDJ ainda é uma das principais ferramentas para um DJ iniciante, por mais que hoje exista muitas controladoras, existe alguns problemas envolvidos com ela, por exemplo ter um bom computador, ter softwares bons instalados.. e o CDJ ainda é em sua grande maioria o equipamento principal de qualquer clube ou evento, sabendo tocar bem em cdj você toca bem em qualquer lugar que você for. (Cdj e MIxer)

Quais são seus bancos de samples preferidos?

Eu vejo que quanto mais samples, mais problemas tem… vejo que você deve escolher um banco de sample bom para seu estilo musical, existem vários sites especializados em vendas de samples e que fica fácil decidir um bom sample pack para utilizar, dependendo do estilo musical eu vejo que de 2 a 3 packs de samples são suficientes até mesmo por que assim você cria mais características musicais dentro da sua track

Você usa samples grátis? Quais são os seus preferidos?

Uso alguns gratuitos e outros pagos, eu prefiro os pagos por terem um pouco mais de qualidade na maioria das vezes e também te da um pouco mais de exclusividade, e elementos diferentes que talvez você não encontraria em gratuitos.