Mercado

reaperrockband_t_thumb

Coloque as suas músicas no jogo Rock Band 2 e conquiste o mundo

Eu já fui mais viciado em video-game, principalmente na época do Super Nintendo, mas ainda hoje fico empolgado quando veja alguma inovação seja em relação a interface ou jogabilidade. A empresa Harmonix transformou nos últimos anos o mercado de jogos para música, mesmo que eu não ache jogos como Guitar Hero e Rock Band educativos […]

» Escrito por em 28.08.09.

Eu já fui mais viciado em video-game, principalmente na época do Super Nintendo, mas ainda hoje fico empolgado quando veja alguma inovação seja em relação a interface ou jogabilidade.

A empresa Harmonix transformou nos últimos anos o mercado de jogos para música, mesmo que eu não ache jogos como Guitar Hero e Rock Band educativos eles serviram para despertar em milhões de jovens o gosto pela música.

reaperrockband_t_thumb

A ideia da comunidade http://creators.rockband.com/ (que ainda está em versão beta) é a de permitir que qualquer banda coloque as suas músicas a venda para os usuários do X-box, com isso está quebrado o monopólio que a Microsoft mantinha com  as grande gravadoras.

Mas eu não toco em banda! Eu faço música eletrônica?

Eu também, mesmo assim estou empolgado com essa nova possibilidade, em poucos meses (ou semanas) os games estilo Dj Hero vão estar a venda, vai ser bem fácil para essa novidade se espalhar por outras empresas interessadas no poder dos produtores em criar e divulgar os seus próprios games – vai ser como um youtube dos video-games.

Essa é uma nova forma de divulgação, e também um grande atrativo para jovens que além de jogar vão poder criar os seus jogos/músicas e com isso aprender a tocar um instrumento de verdade e/ou produção musical.

Quais são as novas possibilidades?

  • Qualquer um vai poder ter as suas músicas em games. Você nem preicisa encontrar um selo. Você só precisa de alguns softwares (baratos) de produção musical, computador e alguns Midis, por uma fração do custo de 100 CDs, qualquer artista pode ter o seu trabalho no Rock Band 2.
  • A comunidade que vai dirigir o processo. Ao criar o jogo com a sua música, outros usurários da comunidade vão testar e te dar dicas de como aprimorar a jogabildade.
  • O game é criado no software de produção musical Reaper. Ele custa apenas U$60,00, e tem a qualidade que deixa com vergonha muitos sequenciadores famosos.
  • Se funciona para o Rock Band vai funcionar para todo mundo. DJ Hero e seus irmão também devem copiar o conceito.

O que você precisa para começar?

Software de produção musical Reaper  (U$60,00) + plug-ins grátis + computador rodando Windows + Xbox 360 para testar o game.

1. Reaper (Mac, Windows) Para fazer a autoração não é necessário nenhum outro software.

http://www.reaper.fm/

2. Plug-ins para o Reaper (Mac, Windows) esse download grátis adiciona todos os shortcuts para fazer mapas de tempo, controlar cores, adicionar as letras das músicas e tudo mais que possa fazer o seu jogo/música interessante. Custo = grátis.

3. MAGMA Packaging Tool (Windows) MAGMA é uma ferramenta simples, que reúne e compacta todos os arquivos. Não tem como usar ele com um Mac rodando bootcamp. Custo = Grátis (se você tem um mac, vai custar o preço de um computador rodando Windows, hehe).

4. Xbox Creators’ Club Membership: Essa parte demanda um certo investimento, U$99,00 por ano para poder postar as suas músicas e também receber o feedback de outros membros.

5. Xbox 360 e Rock Band 2: Você vai precisar do Xbox e do Rock Band 2 para testar o seu jogo/música.

Criação do seu jogo

Tudo é feito direto no Reaper, e com informações Midi é possível controlar os sons que devem ser tocados, a sincronia da boca do vocalista, jogo de luzes e outros movimentos do bonecos.

reapermidi_thumb

A prática leva a perfeição.

Depois de criar o seu game, vem a parte mais importante que é a de testar no X-box para analisar questões como mixagem e masterização do áudio, e a tão importante jogabildade, é possível montar a sua música com vários níveis de dificuldade.

reapersimulator_thumb

Eu infelizmente não tenho o X-box, alguém tem para emprestar?

Você pensa em usar esse tipo de ferramenta?

Fonte: CDM



Deixe seu comentário

  1. cara muito legal isso ai…eu ja fui viciado em videogames, mas faz uns 2 anos que vendi o meu, mas pretendo comprar novamente…apesar de nao gostar muito do guitar hero, achei essa ferramenta animal…pena que da um certo trabalho…belo post..abraxx

  2. e mais um GRANDE sinal da desmassificação que está por vir!

  3. ola adorei a materia postada agora fica uma duvida . haveria a possibildade de postar um tutorial sobre a funcionablilidade deste softer?